Inicio voos solo em A-29 no Esquadrao Joker em 2016 - foto 3 FAB

Curso Operacional da Aviação de Caça entra na fase de voo solo. O primeiro aspirante a realizar o voo solo foi Gabriel Boscolo

Os alunos que estão participando do treinamento para se tornarem piloto de caça começam a executar o voo solo na aeronave A-29 Super Tucano. O Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça (CEO-CA 2016), realizado na Base Aérea de Natal (BANT), é ministrado pelo Esquadrão Joker (2°/5° GAV) a 33 alunos, sendo 31 Aspirantes recém-formados na Academia da Força Aérea (AFA), além de mais dois oficiais das Forças Aéreas Paraguaia e Uruguaia.

O Aspirante a Oficial Gabriel Boscolo realizou o primeiro voo solo nessa quinta-feira (14/04). A decolagem ocorreu às 8h25min. Após o pouso, o jovem piloto foi recepcionado pelo Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, Comandante da Primeira Força Aérea, bem como pelos instrutores e estagiários do esquadrão.

Inicio voos solo em A-29 no Esquadrao Joker em 2016 - foto FAB

“Este voo representa a realização de um sonho que eu tinha desde criança, ainda antes de entrar para a Academia da Força Aérea [AFA]. Agradeço a Deus, meus pais e à instrução do 2°/5° GAV, pois sem esses três não seria possível cumprir esta missão”, afirma o Aspirante Boscolo.

Para marcar o momento, o Aspirante recebeu do Comandante da I FAE a bolacha do JOKER, ostentada orgulhosamente no peito daqueles que realizam o primeiro voo solo no esquadrão. Após o tradicional banho comemorativo, fez soar o toque do sino localizado na Unidade Aérea, concluindo assim uma dos eventos mais marcantes de sua carreira: o primeiro voo solo de Caça.

Inicio voos solo em A-29 no Esquadrao Joker em 2016 - foto 5 FAB

“É uma honra muito grande voar esta aeronave de caça com o dobro de potência do T-27, que voei quando na AFA, além de possuir sistemas muito mais complexos. Sem dúvida, a responsabilidade sobre os ombros de um jovem de 22 anos é imensa, porém com dedicação e esforço fui capaz de lograr este êxito”, ressaltou o aspirante.

Inicio voos solo em A-29 no Esquadrao Joker em 2016 - foto 2 FAB

Inicio voos solo em A-29 no Esquadrao Joker em 2016 - foto 4 FAB

Joker – O Esquadrão Joker é subordinado operacionalmente à Primeira Força Aérea (I FAE) e tem como missão especializar novos pilotos na aviação de Caça para a Força Aérea Brasileira. Ao longo seus 62 anos de história, esta Unidade já formou mais de 700 pilotos de caça.

FONTE / FOTOS / VÍDEO: FAB (SCS 2°/5° GAV) – o título original da matéria da FAB é a primeira frase do subtítulo.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

É um momento de muita satisfação e felicidade esse de receber a bolacha do Joker. Parabéns ao Aspirante!

Ben-Hur

Mal sabe que só esta começando! Mas toda guerra começa com a primeira batalha. Parabéns! Dei instrução de voo no T-27 pro Boscolo ano passado aqui na AFA. Faria tudo de novo se fosse possível.
“Força, raça, doutrina e tradição! Joker!!!”

Ben-Hur

Parabéns! Dei instrução de voo para turma dele ano passado aqui na AFA, inclusive para o próprio Boscolo. Satisfação em ver o resultado de todo o seu empenho, e do empenho de todo um sistema, que teima em deixar de existir graças aos sonhos e dedicação dos seus participantes.

“Força. raça, doutrina e tradição! Joker!!!”

Rinaldo Nery

Parabéns p você também, Ben Hur. Fui instrutor na AFA de 91 a 94, e sei que o trabalho é árduo, mas gratificante.

Seal

Parabéns aos Aspirantes da AFA e aos Aspirantes estrangeiros que participaram do curso.. Pilotos são sempre pilotos, independentes se são da FAB, EB, MB, aviação civil ou PM. http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/04/casal-de-americanos-e-resgatado-apos-2-dias-perdido-em-trilha-na-ba.html

Christhianne

Parabéns!!!! Glórias a Deus!!!!! Estamos muito orgulhosos por você!!!!!

Alex Faulhaber, RJ

Parabéns ao novo caçador. Bons voos isso se o governo não terminar de afundar nossa Força Aérea e nos deixar sem aeronaves para voar por falta de verba.

Renato B.

Fico feliz em ver esse pedaço do Brasil, aquele que funciona.

Renato B.

E, claro, parabéns a todos os envolvidos.

Fernando

parabéns! profissão dos sonhos para muitos!

Renato de Mello Machado

Alguém falou em profissão dos sonhos?Para mim não.A minha,seria fazer a manutenção desses aviões.

Rinaldo Nery

Renato, é muito importante também. Sargento Prediliano, encarregado da manutenção do Grupo de Caça na Itália, em 1944, é reverenciado até hoje. O melhor sargento do 1° GDA recebe um prêmio, anualmente, com o nome dele.

Renato de Mello Machado

Poxa! Eu senti inveja branca,de ver as fotos dos caças russos sendo armados e passando por checagem.Sim senhor, vou guardar esse nome sargento Prediliano.