Home Aviação de Caça Esquadrão Joker da FAB: voo solo no Super Tucano

Esquadrão Joker da FAB: voo solo no Super Tucano

3818
13

Inicio voos solo em A-29 no Esquadrao Joker em 2016 - foto 3 FAB

Curso Operacional da Aviação de Caça entra na fase de voo solo. O primeiro aspirante a realizar o voo solo foi Gabriel Boscolo

Os alunos que estão participando do treinamento para se tornarem piloto de caça começam a executar o voo solo na aeronave A-29 Super Tucano. O Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça (CEO-CA 2016), realizado na Base Aérea de Natal (BANT), é ministrado pelo Esquadrão Joker (2°/5° GAV) a 33 alunos, sendo 31 Aspirantes recém-formados na Academia da Força Aérea (AFA), além de mais dois oficiais das Forças Aéreas Paraguaia e Uruguaia.

O Aspirante a Oficial Gabriel Boscolo realizou o primeiro voo solo nessa quinta-feira (14/04). A decolagem ocorreu às 8h25min. Após o pouso, o jovem piloto foi recepcionado pelo Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, Comandante da Primeira Força Aérea, bem como pelos instrutores e estagiários do esquadrão.

Inicio voos solo em A-29 no Esquadrao Joker em 2016 - foto FAB

“Este voo representa a realização de um sonho que eu tinha desde criança, ainda antes de entrar para a Academia da Força Aérea [AFA]. Agradeço a Deus, meus pais e à instrução do 2°/5° GAV, pois sem esses três não seria possível cumprir esta missão”, afirma o Aspirante Boscolo.

Para marcar o momento, o Aspirante recebeu do Comandante da I FAE a bolacha do JOKER, ostentada orgulhosamente no peito daqueles que realizam o primeiro voo solo no esquadrão. Após o tradicional banho comemorativo, fez soar o toque do sino localizado na Unidade Aérea, concluindo assim uma dos eventos mais marcantes de sua carreira: o primeiro voo solo de Caça.

Inicio voos solo em A-29 no Esquadrao Joker em 2016 - foto 5 FAB

“É uma honra muito grande voar esta aeronave de caça com o dobro de potência do T-27, que voei quando na AFA, além de possuir sistemas muito mais complexos. Sem dúvida, a responsabilidade sobre os ombros de um jovem de 22 anos é imensa, porém com dedicação e esforço fui capaz de lograr este êxito”, ressaltou o aspirante.

Inicio voos solo em A-29 no Esquadrao Joker em 2016 - foto 2 FAB

Inicio voos solo em A-29 no Esquadrao Joker em 2016 - foto 4 FAB

Joker – O Esquadrão Joker é subordinado operacionalmente à Primeira Força Aérea (I FAE) e tem como missão especializar novos pilotos na aviação de Caça para a Força Aérea Brasileira. Ao longo seus 62 anos de história, esta Unidade já formou mais de 700 pilotos de caça.

FONTE / FOTOS / VÍDEO: FAB (SCS 2°/5° GAV) – o título original da matéria da FAB é a primeira frase do subtítulo.

13
Deixe um comentário

avatar
13 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
Renato de Mello MachadoFernandoRenato B.Alex Faulhaber, RJChristhianne Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

É um momento de muita satisfação e felicidade esse de receber a bolacha do Joker. Parabéns ao Aspirante!

Ben-Hur
Visitante
Ben-Hur

Mal sabe que só esta começando! Mas toda guerra começa com a primeira batalha. Parabéns! Dei instrução de voo no T-27 pro Boscolo ano passado aqui na AFA. Faria tudo de novo se fosse possível.
“Força, raça, doutrina e tradição! Joker!!!”

Ben-Hur
Visitante
Ben-Hur

Parabéns! Dei instrução de voo para turma dele ano passado aqui na AFA, inclusive para o próprio Boscolo. Satisfação em ver o resultado de todo o seu empenho, e do empenho de todo um sistema, que teima em deixar de existir graças aos sonhos e dedicação dos seus participantes.

“Força. raça, doutrina e tradição! Joker!!!”

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Parabéns p você também, Ben Hur. Fui instrutor na AFA de 91 a 94, e sei que o trabalho é árduo, mas gratificante.

Seal
Visitante

Parabéns aos Aspirantes da AFA e aos Aspirantes estrangeiros que participaram do curso.. Pilotos são sempre pilotos, independentes se são da FAB, EB, MB, aviação civil ou PM. http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/04/casal-de-americanos-e-resgatado-apos-2-dias-perdido-em-trilha-na-ba.html

Christhianne
Visitante
Christhianne

Parabéns!!!! Glórias a Deus!!!!! Estamos muito orgulhosos por você!!!!!

Alex Faulhaber, RJ
Visitante

Parabéns ao novo caçador. Bons voos isso se o governo não terminar de afundar nossa Força Aérea e nos deixar sem aeronaves para voar por falta de verba.

Renato B.
Visitante
Renato B.

Fico feliz em ver esse pedaço do Brasil, aquele que funciona.

Renato B.
Visitante
Renato B.

E, claro, parabéns a todos os envolvidos.

Fernando
Visitante
Fernando

parabéns! profissão dos sonhos para muitos!

Renato de Mello Machado
Visitante
Renato de Mello Machado

Alguém falou em profissão dos sonhos?Para mim não.A minha,seria fazer a manutenção desses aviões.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Renato, é muito importante também. Sargento Prediliano, encarregado da manutenção do Grupo de Caça na Itália, em 1944, é reverenciado até hoje. O melhor sargento do 1° GDA recebe um prêmio, anualmente, com o nome dele.

Renato de Mello Machado
Visitante
Renato de Mello Machado

Poxa! Eu senti inveja branca,de ver as fotos dos caças russos sendo armados e passando por checagem.Sim senhor, vou guardar esse nome sargento Prediliano.