memorial aos herois do espaco na russia

O soviético Iuri Alekseievitch Gagarin foi primeiro homem a viajar pelo espaço. O fato ocorreu em 12 de abril de 1961,a bordo da nave Vostok 1. Esta espaçonave possuía dois módulos: o módulo de equipamentos (com instrumentos, antenas, tanques e combustível para os retrofoguetes) e a cápsula habitável.

Como parte das comemorações dos 55 anos do histórico voo de Gagarin um drone russo realizou essas belas imagens do vídeo abaixo do monumento aos heróis do espaço em Moscou. O monumento foi erguido em 1964 e possui 110 metros de altura, feito totalmente em titânio.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Carvalho

…e ainda não conseguimos colocar nem uma bola de boliche no espaço, Brasil, sil sil

Rinaldo Nery

Muito bacana. Em 2010 estive num museu chamado Cosmosphere, em Hutchinson, próximo a Wichitta, KS, e lá vi uma Vostok. Não sei se réplica ou original. Achei impressionante como puderam mandar Gagarin pro espaço dentro de uma “bola” daquelas. Os critérios de segurança deviam ser bem menos restritivos do que hoje, certamente. Havia, também, quase todas as espaçonaves norte americanas, passando pelas Mercury, Gemini e Apolo. Inclusive, a Apolo 13 está lá. Além dos trajes utilizados pelos astronautas desses projetos. Também estão lá TODAS as câmeras utilizadas nos voos tripulados para a Lua. O museu contratou engenheiros aposentados das empresas… Read more »

ederjoner

Os Americanos nunca aceitaram esta “derrota” para a URSS, sem duvidas foi um feito que entrou para a história da humanidade, assim como a ida para a Lua por parte dos USA.

Tales

Embora menos avançada que a Mercury, talvez a Vostok fosse mais segura que sua congênere norte-americana. Já li em algum lugar que seu projeto foi inspirado nas formas de um batiscafo/sino de mergulho: o formato esférico visava distribuir igualmente as forças de pressão/descompressão por sua superfície.

RatusNatus

Rinaldo, Yuri não foi o primeiro ser vivo a andar nesta cápsula.
Antes houve Laika.

Sputnik, Gagarin, primeira sonda espacial etc.
Eles fizeram muita coisa pra história da humanidade. Estão de Parabéns. Um programa e tanto.
Agora é com a China!