Home Artigo A volta do MiG?

A volta do MiG?

12922
57

MiG-35xF-16

Análise feita por um site de defesa russo aponta um futuro promissor para o escritório de projetos da MiG. Segundo a análise, a ideia é manter um caça menor e menos custoso como é o caso da família MiG-29/35(quando comparado à família Su-27/30) para formar a dupla Hi/Lo.

Outro ponto levantado pela análise é a não dependência da Rússia de uma única fonte de caças, algo que está para ocorrer nos EUA. Foi colocado no vídeo também que a empresa MiG possivelmente projetará um novo caça leve para complementar o futuro T-50, um caça pesado para substituir o Su-35.

Subscribe
Notify of
guest
57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fonseca
fonseca
4 anos atrás

Já tinha visto o vídeo no south front semana passada.
Eu também acho interessante a existência de alternativas.
não sei o que faz um caça ser melhor do que outro (se for só o radar e mísseis, podem ser colocados em qualquer avião, teoricamente), ma acredito que diferentes projetos podem representar inovações e evoluções.
Ficar preso a um único avião pode não ser uma boa.

Mauricio R.
4 anos atrás

Há uma boa dose de ironia aqui, o “Fulcrum” meio que “nasceu” do “Flanker”, quando este lhe cedeu a plataforma aerodinâmica.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
4 anos atrás

“Se”

Eng.Leonardo
4 anos atrás

Nosso governo não pensa diferente, também temos duas alternativas o Super Tucano, é agora os Gripen NG, rsrsrsrs

Ederson Joner
4 anos atrás

Gosto da idéia de continuar vendo a MIG agindo, seriá uma pena ver a MIG desaparecer.

Rui Chapeu
Rui Chapeu
4 anos atrás

Que dor de cotovelo esse video desses russos, falando que os americanos “estão preso a Lockheed Martin e só eles projetam caças hoje”, e que a Rússia sim está bem porque tem 2 empresas e projetos “novos”. Bullshit! Se comparar só a Boeing, ela bate de frente com os “2 novos projetos” dos russos, só com F-15 e o F/A-18, os dois que também contam com projetos “requentados” iguais aos russos. Ai vc bota na conta que o F-16 tb tem projetos atualizados, soma o F-22 que até hoje eles não tem equivalente voando e que o F-35 está demorando… Read more »

Jeff
Jeff
4 anos atrás

Várias fontes diferentes divulgando invasão do espaço aéreo brasileiro por caças da Venezuela, isso procede mesmo?

https://www.facebook.com/airton.bueno.355/videos/625443967608602/

Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
4 anos atrás

Por que a Embraer ou outro grupo nacional não faz uma parceria com a Russian Aircraft Corporation MiG (Российская самолетостроительная корпорация «МиГ») ? Será que não temos autonomia para decidirmos nosso futuro? Seria ótimo adquirir Know-how desta empresa de ponta e que hoje passa por um momento de dificuldade. Nesta parceria o Brasil entraria com os mercados que já possui ótimas relações comerciais e os russos com a tecnologia de construção destas aeronaves.

_RJ_
4 anos atrás

Ocidental Sincero 6 de abril de 2016 at 9:17
“Por que a Embraer ou outro grupo nacional não faz uma parceria com a Russian Aircraft Corporation MiG (Российская самолетостроительная корпорация «МиГ») ?”

A resposta é simples: Não vale a pena para nenhuma das partes.

thiago
thiago
4 anos atrás

Jeff, não acredite em tudo na internet não, ainda mais nesse facebook

WFeitosa
WFeitosa
4 anos atrás

A Índia tem uma parceria forte com a Rússia ….
E qual o resultado prático? … dinheiro jogado fora …

edimur
edimur
4 anos atrás

Jeff isso e mentira foi um morador que com um radio portatil pegou a conversa de um piloto de caça do Brasil falando com a torre.

Jeff
Jeff
4 anos atrás

Obrigado, só queria mesmo confirmar se era real ou não. Valeu pessoal.

donitz123
4 anos atrás

Diz a lenda que uma encomenda do Egito pode sair em breve.

Diego
Diego
4 anos atrás

Jeff, que video e esse? da pra ver claramente que é um Su-30 más sobrevoando o espaço aereo brasileiro com qual autorização??
Existe alguém desta região que poderia confirmar a informação do video, data e hora, caso confirmado não se pode jogar para de baixo do tapete, voando baixo e devagar!! Esses Bolivarianos tão querendo ver a cobra fumar pro lado deles, sem resposta não pode ficar.

Um abraço.

Dan
Dan
4 anos atrás

Venezuela comprará mais uns 8, alguém duvida?

Mauricio R.
4 anos atrás

“Por que a Embraer ou outro grupo nacional não faz uma parceria com a Russian Aircraft Corporation MiG…”
.
E de na mesma hora deixar de vender ERJ as pencas aos EUA, vai faça esse acordo, a Bombardier vai te agradecer pra sempre.

Fernando
Fernando
4 anos atrás

Dan, eu duvido… com q dinheiro? seria mais munição para a oposição malhar ainda mais o governo de Maduro que está com as contas totalmente no vermelho, sem comida pra população e ainda quer pensar em comprar mais caças? Caso entre um governo de oposição lá esses contratos com os russos devem ser suspensos.por tempo indeterminado.

Mauricio R.
4 anos atrás

Esse Mig-35 assim como o SMT estão p/ o Mig-29, assim como os M-2000-5/-9 estão p/ o M-2000 original.
O F-16 nem projeto da LM foi, assim como o F-15 e o F-18 tb não são projetos da Boeing.
Pelo raciocínio do vídeo, não haveria mais fabricantes de caças nos EUA.

Wellington Góes
Wellington Góes
4 anos atrás

Mais um exemplo do que venho escrevendo a tempos (já fui defensor do caça único, maa fui convencido pela realidade).

Uma coisa é certa, quem pensa sua defesa aérea de forma séria e com efetividade, vai de Hi-Lo mix (se precisar de fogo pesado, tem café no bule), o resto?! O resto ou quer brincar de aviãozinho, ou o máximo que faz é ranger de dentes e burradas (como a Turquia).

Até mais!!! 😉

Lucas
Lucas
4 anos atrás

Off topic
http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2016/04/05/sukhoi-da-venezuela-fazem-voos-na-fronteira-fab-tem-f-5-em-anapolis/

Oque isso pode significar???? No atual cenario do Brasil??? Politico e belico??

Mauricio R.
4 anos atrás

Tenho tanta pena desses “Fulcruns”, são tão poucos em meio a tantos “Flankers”, “Fullbacks, “Frogfoots”, “Fitters” (se é que há algum em serviço ativo ainda) e uns tantos “Foxhounds”.

Mario Heredia
Mario Heredia
4 anos atrás

Alguém me esclareça, o certo é Gripen H1N1 ou Gripen Suina???

Mario Heredia
Mario Heredia
4 anos atrás

Agora falando sério. Nosso vizinho do norte (Maduro) pode muito bem se engraçar pro nosso lado sim. Um impedimento do governo do PT pode ser o motivo que ele precisa para inventar um conflito armado. A relação que nossos atuais governantes mantem com os bolivarianos é visceral, sendo que o interesse na permanência de nossos mandatários é algo que é real e notório. Existe uma máxima que diz que não existem nações amigas, mas interesses comuns. Levando em consideração a quantidade de interesses $$$$$ envolvidos, acredito que não devemos desprezar a possibilidade de alguma aventura bolivariana. Devemos lembrar que algo… Read more »

Ednardo de oliveira Ferreira
4 anos atrás

[OFF Topic] Mario heredia, kkkkk Cê sabe por que a gripe suína passou a ser chamada de gripe h1n1? Porque a indústria de carnes e derivados de suínos não queria ver suas vendas despencarem como aconteceu com a doença da ‘vaca louca’ nem com a ‘gripe aviária’. Obs.: (momento ambientalista, apesar d’eu amar um churrasco) Sabe o que as 3 pandemias também têm em comum? A OMS sabe o caso zero, o que provocou e o que poderia impedir outras destas. Mas isto não vai acontecer. as 3 pandemias aconteceram em criadores intensivos de animais, naquelas megas instalações com milhares… Read more »

kfir
kfir
4 anos atrás

Caça Venezuelano é flagrado pela Torre de Comando Aéreo em Boa Vista/RR..
https://www.youtube.com/watch?v=jplLdA8A9ac

Clésio Luiz
4 anos atrás

Maurício, até onde eu sei tanto o Su-27 quanto o MiG-29 são originários de estudos do TsAGI, como aconteceu anteriormente em outras gerações de caças. Você leu algo diferente onde?

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Lucas
4 anos atrás

Gente, se querem discutir essa suposta invasão venezuelana do espaço aéreo, ok, mas não precisa colocar o link toda vez que comentam.
.
Já tem comentários com esses mesmos links em praticamente todas as matérias recentes, vamos prestar mais atenção, por favor…

kfir
kfir
4 anos atrás

Olha eu fui pesquisar de novo, tinha olhado pela net, mas este vídeo que eu coloquei é FAKE.
peço desculpas ai. mas sobre os exercios dos sukkoi foi publicado no uol.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
4 anos atrás

Pois é, Kfir.
.
Não conheço Boa Vista pessoalmente, mas se olhar no link abaixo um conjunto de fotos aéreas da cidade, não se parece com o panorama mostrado nas imagens do vídeo.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1623944

Mauricio R.
4 anos atrás

Clésio,
Não li nada diferente, somente que os estudos PFI originais que levariam ao TPFI e ao “Flaker”, foram anteriores aos LPFI referentes ao “Fulcrum”.

kfir
kfir
4 anos atrás

então quem passou isso foi uma pessoa que considero séria, ai … ai fui olhar melhor e era mico, e eu tb havia visto a noticia do uol.

ScudB
ScudB
4 anos atrás

Amigo Clésio!
Pelo que lembro TsAGI estava contra desenho apresentado e sugeria conceito próximo de MIG-25 “melhorado”. Apos de concurso e divisão das missões entre futuros Mig-29 e Su-27 so ai que entrou TsAGI (calculo aerodinâmico e etc.). Basicamente os dois projetos meio que andavam paralelamente…
Um abraço!

Ivan
Ivan
4 anos atrás

“Segundo a análise, a ideia é manter um caça menor e menos custoso como é o caso da família MiG-29/35(quando comparado à família Su-27/30) para formar a dupla Hi/Lo.” . Sim, são menores que os Flankers – codinome Otan dos Su-27/30/33. Menos custos é provável, mas ainda não é certo, ou pelo menos não sabemos quanto seria a economia de operação em relação ao grandão. . A verdade é que o Fulcrum – codinome Otan – não é exatamente um caça leve. Com peso vazio de aproximadamente 11 (onze) toneladas e dois turbofans, estaria na categoria dos delta-canards bimotores europeus… Read more »

Arquimedes Donato
4 anos atrás

senhores c me permitem tenho um video com a aeronave venezuelana sobrevoando um aeroporto brasileiro , soh nao sei como postar aq

Delfim
Delfim
4 anos atrás

Até gostaria que notícias sobre pressão bolivariana em nossas fronteiras fosse verdade.
Assim poderíamos colocar quaisquer “nacionais” que apoiassem tais pressões no paredão.

João Paullo S Conceição
João Paullo S Conceição
4 anos atrás

MIG-29 não é um caça pra bater de frente de frente com F-16 mas sim com F-18, ele é mais ou menos o que era pra ser YF-17

hamadjr
4 anos atrás

Quer dizer que o governo do Nicolas Maduro vai invadir caso aconteça o golpe kkkkkkkkkk meu quanta cólica mental kkkkkk por isso que aquele cigarim kapirto não roliude mas é um sucesso, sobre o post a grande pátria é esperar para ver, tecnologia eles tem agora capacidade monetária é outra parada

Fábio LM
4 anos atrás

A quantidade de gente adulta que acredita em qualquer “hoax” de internet ou notícia sem fonte só por que é conveniente é algo absurdo. Mesmo aqui que tem um nível de debate muito mais elevado que a maioria dos sites de temas similares foi completamente inundado por links da mesma montagem e um jornalista querendo atenção sem fonte alguma. Um segundo pesquisando no google sobre o suposto ocorrido e já se descobre que é besteira. É uma pena ver as discussões sempre enriquecedoras, sendo quebradas por conta disso. Editores, me desculpem pelo desabafo e continuação do off-topic, caso achem necessário… Read more »

Bardini
4 anos atrás

A maior evolução deste “novo” MiG a meu ver ainda é a RD-33MK, mas ai você compara esta turbina com uma F-414G, por exemplo, e vê que estamos muito do bem servidos com nosso Gripen, ainda mais com a GE muito bem instalada no país.

Bardini
4 anos atrás

Será que se o MiG 35 fosse uma evolução do MiG 21 os Russos não teriam mais chances de vendas?

BrancoF-16
4 anos atrás

Como já falei em outros posts Assim como o F-16 Block 50+60+ viper o Mig-35 o F-18 SH vão continuar tendo espaço em meio aos mais modernos aviões de 4++ e 5 geração, a final são poucos os países que realmente tem condições de manter as aeronaves mais modernas operando plenamente e em quantidade satisfatória. Na minha humilde opinião, achei que os russo acertaram em trocar o Su-27 naval pelo Mig-29 naval, já que esta é uma aeronave menor, mais ainda sim grande quando comparada com os modelos ocidentais, mais que tem ótima disponibilidade de potencia e bom espaço para… Read more »

Ivan Recife
4 anos atrás

Chineses estão fora do MiG-29K ou qualquer outro MiG naval.
.
A opção deles foi por um clone sem licença do Sukhoi Su-33 ‘Flanker’,
.
O maior operador de ‘Fulcrum’ naval é a Naval Air Arm da Marinha Indiana, que comprou 45 MiG-29 K/KUB e dispõe cerca de três dezenas operacionais.
O segundo operador é a Marinha Russa com 20 MiG-29K e 4 MiG-29KUB.
.
Sds.

Ivan Recife
4 anos atrás

O ‘Flanker’ da marinha do PLA Chinês é o Shenyang J-15 “Tubarão Voador”.
.
Abaixo link de uma imagem comparando perfil do ‘Flanker’ com o ‘Fulcrum’
https://www.globalsecurity.org/military/world/russia/images/su-27-vs-mig-29.gif
.
Sds.

Ivan Recife
4 anos atrás

“Between past and future.”
A linhagem dos jatos MiG em infográfico:
http://www.migflug.com/jetflights/wp-content/uploads/2012/12/MiG-Infographic.jpg
.
Sds.

Diego
Diego
4 anos atrás

Impressionante pessoal ainda falar de f-35. Um ralo de verbas entupido de restrições operacionais. Uma leitura de uma semana no SNAFU – Solomon já mostra o que significa de verdade esse projeto…

groosp
4 anos atrás

Vladimir Barkovsky, projetista chefe da MiG, elogiou o J-31 chinês.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
4 anos atrás

Não teve nenhum sobrevôo de SU-30 em Boa Vista. Esqueçam.

ScudB
ScudB
4 anos atrás

Amigo Groosp!
Acredita nisso?Seriamente?
Com total dependência de J-31 da Russia! Sem nem ter previsão plausível para motor ” mais ou menos alternativo” entrar?
Puro comercio.Sem mais..
Um abraço!

Ednardo de oliveira Ferreira
4 anos atrás

O que a Sukhoi e a MIG têm de projetos realmente para o futuro? Isto é, caças furtivos e drones? Comento isso porque até há mercado nos próximos 20 ou 30 anos para caças convencionais. Mas estas duas empresas me parecem ainda trabalhar no de volta para o futuro. Propondo para as próximas três décadas aviões projetados 40 anos trás. Tudo bem que seus mercados são países não alinhados com a Europa/EUA, e que não teriam acesso a outros equipamentos. e que parte destes mercados não está se armando para atacar a OTAN, mas para se matarem mesmo (equipamentos similares).… Read more »