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FAB realiza treinamento de resgate aquático no rio Amazonas

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Preparação testou militares em situações de maré forte e correnteza. Esquadrão Falcão atuou com 60 militares vindos de Belém, no Pará.

Treinamento de resgate aquático aconteceu no Rio Amazonas no Amapá Foto FAB

Com duração de duas semanas, o objetivo do treinamento é capacitar novos pilotos e tripulantes no resgate em terra e água com o emprego do helicóptero H-36 Caracal.

A capital amapaense foi o cenário escolhido por estar localizada na selva amazônica e ter instabilidade climática, o que dificulta a realização dessas operações. “É o cenário que encontramos no nosso dia a dia”, ressalta o comandante do Esquadrão sediado em Belém (PA), Tenente-Coronel Marcelo Figueiras de Sena.

Para ele, esse treinamento facilita a execução de umas das principais missões da unidade aérea: salvar vidas. “É importante estarmos sempre preparados para realizar resgate em diversas situações e garantir a segurança tanto da vítima quanto da própria tripulação”, destacou.

Um dos destaques do Macapex XIV é o treinamento com o auxílio do óculos de visão noturna (NVG). Um dos participantes do exercício, o mecânico e operador de equipamentos do H-36 Caracal, Sargento Marcelo Rodrigues, explica a importância do equipamento. “O resgate noturno na água só é possível com o H-36, devido a sua automação”.

A automação do helicóptero é baseada em quatro eixos, o que permite que a aeronave corrija alguns movimentos de navegação que não podem ser corrigidos de forma manual. O helicóptero possui, ainda, um sistema automático de controle de voo, o que confere mais possibilidades para a aeronave, como facilidade de navegação durante o mau tempo.

Há oito anos no esquadrão, o piloto, Capitão Átila Miranda Alves de Campos, ressalta que o resgate é comumente realizado com a infiltração dos homens de resgate por meio do guincho a partir do voo pairado pouco acima da copa das árvores. “Essa operação expõe a tripulação a muitos riscos e requer que todos estejam muito bem treinados. Os tripulantes são os olhos dos pilotos nessas operações. Tudo tem que ocorrer de forma coordenada para não comprometer a segurança da aeronave de resgate e das vítimas”, destaca.

Para ele, o exercício operacional permite que eles continuem fazendo umas das coisas que o deixam mais orgulhoso de pertencer à FAB. ”É muito gratificante e sinto muito orgulho por integrar um esquadrão que leva esperança para as pessoas”, finaliza.

FONTE: FAB

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AlanRinaldo NeryCarlos Alberto SoaresClésio Luiz Recent comment authors
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Clésio Luiz
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Hum, então adotaram o nome Caracal por aqui, não sabia dessa. E já estão voando com a sonda de reabastecimento. Foram feitos voos de treinamento com os KC-130H?

Carlos Alberto Soares
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Carlos Alberto Soares

Ola o Caracal ai gente, dando Show, cadê os vídeos ?

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Não, não foram. Ainda não foi definido aonde os pilotos de H-36 serão qualificados em REVO.

Alan
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Show, só faltou um vídeo.