Entre 24 de fevereiro e 11 de março foi realizado o Exercício DACT 2016 a partir da Base Aérea de Gando, nas Ilhas Canárias (Espanha). Segundo notas divulgadas pela Força Aérea Espanhola (Ejercito del Aire), acompanhadas das fotos e vídeo aqui publicados, o exercício comprovou a capacidade de resposta tanto das forças permanentes estacionadas na zona quanto as que foram desdobradas para participar das atividades sobre o arquipélago.

DACT 2016 - F-18 - foto 2 Ejercito del Aire

DACT 2016 - Typhoon - foto Ejercito del Aire

 

Os voos envolveram aeronaves F-18, Eurofighter, Falcon 20 e Aviocar da Força Aérea Espanhola, AV-8B Harrier da 9ª Esquadrilha da Armada Espanhola, Mirage 2000 da Força Aérea Francesa, Eurofighter da Força Aérea Alemã, F-16 da Força Aérea Belga e um E3-A AWACS da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). No papel de “agressores”, voaram jatos A-4 Skyhawk da empresa Top Ace Inc.

DACT 2016 - F-18 - foto 3 Ejercito del Aire DACT 2016 - Mirage 2000 - foto Ejercito del Aire

Ainda segundo os informes da Força Aérea Espanhola, o exercício compreendeu um programa de adestramento aéreo avançado em combate ar-ar que exercitou o sistema de defesa aérea do arquipélago. O controle tático das operações foi exercido pelo Grupo de Alerta e Controle das Canárias, seguindo as diretrizes do Centro de Operações Aéreas do Comando Aéreo de Combate da Força Aérea Espanhola.

DACT 2016 - E-3A AWACS - foto Ejercito del Aire DACT 2016 - F-18 - foto Ejercito del Aire

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
augusto

O tamanho da força aérea espanhola é o tamanho ideal para FAB, é claro se o rearmamento brasileiro fosse pragmático e tivesse apoio do políticos

Rinaldo Nery

Em 2008 mandamos um E-99 pra Base Aérea de Gando pra voar com os F-18 espanhóis. Naquela época, estavam sondando a possibilidade de comprar o E-99. Não estavam satisfeitos com a situação de dependência do E-3 da OTAN. Em 2013, trazendo um ATR72-600 da França passei por lá.

Carlos Alberto Soares

Caro Cel Rinaldo Nery 21 de março de 2016 at 19:05,
o assunto E-99 como ficou o provável interesse ?
Desempenho do E-99 nessa missão ?
Obrigado, G abraço.

Fresney

Dizem que nas ilhas canárias teve uma super-base para submarinos alemâes na II WW e que lá foi onde Hitler fez seu pit stop ao fugir de submarino para a Argentina.

Ocidental Sincero

Sem os Estados Unidos, a Europa é um gatinho manso em comparação ao poderio aéreo/terrestre e naval Russo.

Rinaldo Nery

O desempenho foi mto bom. Pra nós não teve nenhuma novidade. Acho q faltou dinheiro pra eles. Estavam adquirindo e implantando o Typhon.

Tiago Silva

Mesmo com o constante corte no orçamento é muito bom ver a força aérea espanhola realizando os seus exercícios, e as imagens são lindas. Um dia destes debatendo com uma amigo sobre as forças aéreas da Europa e seu reaparelhamento na forma de aeronaves acabamos vendo um potencial para o Gripen E/F para a Espanha. Levamos em consideração a atual conjuntura política e econômica deste membro da OTAN e que na próxima década deverá abrir uma licitação para a substituição dos seus F/A-18 Legacy muitos dos quais completando três décadas de serviço. É óbvio que foi uma conversa entre amigos… Read more »

Tiago Silva

Agora sobre o E-99, seria uma ótima se a Espanha e outros membros da OTAN tivessem as suas próprias aeronaves AWACS tendo consequentemente uma maior flexibilidade. Acredito muito que com ajuda governamental não desse atual mas do seguinte uma maior disposição para com as vendas de aeronaves e serviços.

Seria uma ótima ver o E-99 nas cores de outras nações, vamos ver o que rola!

Rinaldo Nery

A Itália também se interessou. Em Anapolis recebi, em 2008, um Coronel italiano que foi lá observar a aeronave, principalmente sua manutenção. Lembro que ficou incrédulo com o pequeno tempo de turn around do E-99. Acostumado com o E-3…

Tiago Silva

Olha Rinaldo Nery, o E/R-99 ainda pode receber bons contratos mundo afora, é uma aeronave (ERJ-145)com um grande ciclo de vida pela frente e baixo custo operacional devido a sua vasta frota mundo afora e seus sobressalentes. Como é uma aeronave especializada não vamos ter grandes contratos mas os pequenos podem se tornar mais constantes já que é um desejo de várias forças aéreas de terem plataformas do tipo, não me surpreende a surpresa do Coronel italiano porque tamanho em alguns casos deixou de ser documento lógico que sem fazer comparações. A Embraer ainda tem muito o que explorar neste… Read more »