Caça chinês J-10B com casulo designador e armas guiadas a laser

19

J-10B_LGB

A versão aperfeiçoada do caça J-10 chinês está ganhando capacidades adicionais de ataque ao solo. Na foto divulgada na Internet, um protótipo do J-10B/C aparece com um casulo designador OC-5 e duas bombas GB-1/TG-500 de 500kg, guiadas a laser.

O J-10B tem entrada de ar redesenhada do tipo “diverterless supersonic inlet”, radar AESA, sensor IRST e novo sistema de guerra eletrônica. Um dos protótipos voou equipado com o motor chinês WS-10A, mas os exemplares de produção empregam o AL-31FN M1.

Em novembro de 2009 o Paquistão assinou um contrato para a compra de 36 caças J-10B por US$ 1,4 bilhão. Existem rumores de que o Irã estaria interessado em adquirir de 24 a 150 jatos J-10.

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) opera 240 caças J-10 e a Força Aérea Naval do Exército de Libertação Popular da China (PLANAF) opera 24 aviões do tipo.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Ual, agora eles podem combater o Nacional Kid !

Carlos Alberto Soares

” Existem rumores de que o Irã estaria interessado em adquirir de 24 a 150 jatos J-10.”
Comprem logo !
Ué, o projeto é Lavi ? Sei não ! (rs).

José Flavor Lessa

Paquistão pagou 38 milhões por caça, ótimo preço.

Mas agora deu medo, sempre falo aqui para meus vizinhos que me chamam de lunático de que uma nova guerra fria está para estourar.

Eu digo para eles:”Vou me proteger agora, porque quando as primeiras ondas do conflito chegarem vocês vão estar mortos enquanto vou escutar ride of the valkyries de cueca e tomando cerveja”.

obs, li que o Vaider um dos melhores comentadores está sumido, espero que volte, precisamos dele.

João Bosco

Interessante, caça chinês cada vez mais aprimorado. Será que eles estão construindo uma versão embarcada para o seu porta-aviões?

Tiago Silva

Uma notícia que não surpreende porque o J-10 como qualquer outro caça atual é multimissão, mesmo que os exemplares iniciais são mais voltados a defesa aérea era de se esperar o emprego ar-solo do mesmo. Muitos ainda criticam as aeronaves de origem chinesa pelo pré-conceito que tudo desta origem é “inferior”, mas esquecem que são anos e mais anos em pesquisa e desenvolvimento e que resultam agora numa gama completa de vetores em todos os níveis indo de UAV’s a aeronaves de transporte estratégico. O J-10 é um destes expoentes e que ainda vamos ter muitas notícias sobre ele e… Read more »

Duanny D.

José, seus vizinhos têm razão.

Claudio Moreno

Como assim vender de 24/150 caças ao Irã? A China faz parte do CS da ONU, e qualquer avião de combate está proibida a venda, segundo o conselho de segurança que a China faz parte .
Te boi na linha ai!
CM

Israel E S Martins

“Duanny D. 1 de março de 2016 at 23:55
José, seus vizinhos têm razão.”

Kkkkkkkkk…….

Ocidental Sincero

Os ling ling estão melhorando a cada dia. Mas ainda não fazem frente aos seus vizinhos de primeiro mundo. O abismo tecnológico em relação aos vetores de origem americana ou fabricados na Coréia e Japão ainda é abissal.

Ederson Joner

Ocidental Sincero, os “Chinas” sabem disso, quem projeta sabe comparar, e copiar sempre fez parte da engenharia, ideias boas simplesmente são copiadas. Mas eu vejo que a China aposta na quantidade, não importa para eles se as turbinas russas duram apenas 2200 horas, se o caça vibra mais ao decolar, se “bebe” mais que os caças americanos, o diferencial deles é ter bases com centenas destes caças. A China é enorme, tem “mão de obra” (praticamente escrava), se eles fizerem meia dúzia desses caças para cada caça oponente, já começam igualar qualquer desvantagem que eles venham a ter. Detalhe, eles… Read more »

donitz123

Não há nenhuma novidade nisto. Eles tem voado com estes pods há muito tempo.
Já o Paquistão não me parece muito interessado no J-10 principalmente porque eles terão que pagar por ele ao contrário do F-16 que eles conseguem quase de graça dos EUA.

Wagner

Atualmente tem rumores de que o Irã vai comprar de tudo…

EDUARDO NEVES

O Irã deve optar por um mix de aeronaves Russas e Chinesas para modernizar sua força aérea, as compras devem sim ultrapassar a barreira das centenas de aeronaves, talvez de ambos os modelos.

Seria um incremento e tanto para as capacidades de defesa aérea dos aiatolás, tornando ainda mais díficil um ataque Israelense/Saudita/Turco seus inimigos declarados ( ainda mais considerando a aquisição dos S-300).

Carlos Alberto Soares

EDUARDO NEVES 2 de março de 2016 at 11:58

________________________________________

Ter não significa operar !

Jorge Alberto

O Ira comprar esses caças (ex-Israel), seria uma grande ironia……

EDUARDO NEVES

Carlos Alberto Soares 2 de março de 2016 at 15:00
EDUARDO NEVES 2 de março de 2016 at 11:58

Concordo com o argumento mas sem dúvidas o país fica mais bem resguardado, claro que os persas não estão tão desenvolvidos na arte do combate aéreo moderno quanto os israelenses mas que o desafio e as perdas aumentam consideravelmente isso aumenta sim…

Alfredo Araujo

“Jorge Alberto 2 de março de 2016 at 15:36
O Ira comprar esses caças (ex-Israel), seria uma grande ironia……”
.
Nunca vi nenhum J-10 nas cores da FAI. Vc tem alguma foto ai para nos mostrar ?

Fabiano

Pessoal o J10 é um caça chinês e não israelense,esqueçam essa história de LAVI.

André Pacheco

Pessoal o Irã não pode comprar armamento pesado de ataque como aviões, tanques,navios…etc ele ainda esta com embargo da ONU.