China deve ter um esquadrão operacional de caças stealth J-20 até 2017

141

j20-2101

O primeiro esquadrão de caças J-20 está previsto para ser totalmente entregue até o final do ano. Será o regimento de Avaliação e Testes de Voo que irá desenvolver os procedimentos operacionais, táticas e proficiência técnica para trazer o J-20 à prontidão de combate. Neste ritmo, espera-se que, em 2017-2018, a Força Aérea Chinesa terá o seu primeiro esquadrão operacional de caças furtivos.

O J-20 atualmente conta com motores turbofan russos AL-31 (o poderoso motor WS-15 chinês vai entrar em serviço em 2019-2021), tudo o mais no J-20 é de procedência chinesa; seu revestimento “stealth”, sensor infravermelho, poderoso radar AESA, são todos de fabricação doméstica.

j202101b

O desenvolvimento do WS-15 começou na década de 1990. O expuxo alvo foi relatado como 180 kN (40.000 lbf) em 2012. Em 2009, soube-se que o protótipo foi capaz de alcançar 160 kN (36.000 lbf).

A China tem uma vantagem de cerca de 10 anos na construção e utilização de caças stealth desenvolvidos localmente contra outros rivais asiáticos (caças stealth indianos, japoneses e coreanos não deverão entrar em serviço até 2027). Além do J-20 e logo a seguir o caça stealth J-31, os planos chineses também incluem drones furtivos, bombardeiros e mísseis de cruzeiro avançados.

FONTE: nextbigfuture.com/Popular Cience

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fidalgo

mais uma corrida aos armamentos na Ásia! uma China sem limites de orçamento para gastar em armamentos e com más relações politicas com os vizinhos.

Leo

Sem motores próprios furada… O pak fa tem motores melhores, mesmo usando o do Su-35 os motores do pak fa são melhores e tem vetoração de empurro, o pak fa deve ter um radar melhor também, um sistema infravermelho melhor, mais manobrabilidade, provavelmente será um vetor melhor que o J-20.

Nonato

Antes do T 50?

fidalgo

Já repararam no post anterior sobre o F35 italiano e o J – 20 chinês? O caça chinês parece uma mistura do F 22 e o F 35 mais os canards europeus! Apesar do “gordo” F 35, o J – 20 chinês não é grande e desajeitado demais? Será mesmo furtivo? Se aquele video da Northrop Grumman mostrar o que vai ser o caça de 6ª geração então vamos entrar numa nova era!

Luiz

Até 2017, até 2020, até 2035…..parece um país que eu conheço que vai se tornar alguma coisa algum dia. Não acho que esse J20 seja uma super máquina. Muita propaganda apenas.

Farroupilha

Claro que com toda a espionagem essa tal produção local é chinesa mesmo. rsrsrs!!!
E que cor de “m” é essa?
Não tinha uma melhor para as fotos e propaganda?

Leo

Pak fa produção seriada em 2017 também até final de 2016 ele vai estar pronto só faltando os motores definitivos que saem lá por 2018-2019

João Borges Queiroz Júnior

Será que esses canards enormes não comprometem o RCS?

Fernando "Nunão" De Martini

“Farroupilha em 11/02/2016 as 17:44 E que cor de “m” é essa? Não tinha uma melhor para as fotos e propaganda?” . Farroupilha, essa cor é do “primer”, cobertura de proteção às chapas de vários materiais antes de receber a pintura final. É comum protótipos de aeronaves de vários fabricantes do mundo voarem apenas com essa cobertura em seus primeiros voos, como foi o caso na ocasião das fotos colocadas na matéria em caráter ilustrativo. . Alguns exemplos aqui mesmo do Poder Aéreo, ao longo dos anos, com as aeronaves apresentando coberturas básicas desta e de outras cores no primeiro… Read more »

Ricardo Nunes

J20 = F35 com maior alcance. O q já é excelente para a China.

Ricardo Nunes

J20 = Derruba um caça de 4 geração, da conta do F-35 e consegue fugir facilmente do pequeno numero de F-22 .

Carlos Alberto Soares

Vão vender para a Korea do Norte ?
Ele leva mísseis stealth ?
Tem aço com minério de ferro da CVRD ?
2101 tem alguma coisa com o calendário chinês ?

Luiz

Bom, só falta uma guerra de verdade para testar os aviões. Do contrário é pura especulação com base em informações duvidosas emitidas somente pela parte interessada.

Jr

Não sei se é verdade, mas li em algum lugar que em uma sabatina de um dos comitês do senado americano membros da inteligência disseram para os senadores que os russos tinham vendido o projeto de uma aeronave para os chineses e que estes tinham utilizado esse projeto como base para projetar e construir o J-20. Será que os chineses usaram o MIG1.44 como base para o J-20?

fidalgo

Ricardo Nunes

que otimista! não sei então porque é que querem tanto comprar o SU-35 russo…!

O F 22 é dos anos 80, agora imaginem a experiência acumulada no F 35. lá virá uma guerra para os lados de Israel a provar tudo isso. Por isso os judeus o querem tanto!

Um abraço

Leo

Os chineses estão até comprando Su-35, o Su-35 deve dar conta desse J-20, a China não tem ainda qualidade de equipamentos para fazer frente aos velhos protagonistas Rússia e EUA

Jose Souza

meia mentira…. é como falar que o F-35 … esta operacional… sendo que ate as baratas de NY sabem que ele esta longe disso.

Face ao J-20 como colegas acimas disseram…… sem um motor realmente feio para ele…esquece… e é questionável o “recheio” (lembro do radar chines vendido para o Equador em 2013)

O mesmo digo do SU-50 … o motor definitivo para o mesmo , dizem ..só em 2019… ate la vai ‘vampirizar” o do SU-35.

Guizmo

Nao sou especialista mas arrisco dizer que esse avião não é furtivo (leia-se nos níveis do F22/35), nem aqui nem na China, com o perdão do trocadilho.

Alexandre Samir Maziz

A cor é de gosto duvidoso ,parece cor de “taxi” rsrsrrsrs .

Duanny D.

Guizmo, p q?

Demóstenes

Galera, o que são aquelas “asa” voltadas para baixo ao lado das turbinas, alguns caças como F-16 também tem? Qual a função delas?

Júlio Costa

Off Topic….

Não e somente na ásia que as coisas estão esquentando.

Segundo a fonte abaixo, o Irã vai adquirir caças SU-30.

Fonte: http://www.tasnimnews.com/en/news/2016/02/11/998311/iran-russia-likely-to-sign-su-30-warplane-deal-next-week-source

Bosco

Demóstenes,
Essas “barbatanas” têm função análoga a dos estabilizadores verticais, no caso devem neutralizar alguma tendência de rolagem (chute).

Bosco

Ou de guinada. (chute 2)

bétula

Alguém me corrija: J 20 caça??? Pergunto na acepção da palavra, em um combate aéreo dog fighter. Com esse tamanhão todo, mais parece um bombardeiro. Ainda acho que o Rafale é o melhor , depois o próprio Gripen, abstraindo-se os custos.

Carlos Alberto Soares

Luiz 11 de fevereiro de 2016 at 18:17
Onde assino ?

Carlos Alberto Soares

Jr 11 de fevereiro de 2016 at 18:28
Coloque o link.
Eu também vi o Saci Pererê sambar na Sapucaí numa comissão de frente
não lembro aonde.

Carlos Alberto Soares

Ricardo Nunes 11 de fevereiro de 2016 at 18:11
Em que conflito isso aconteceu ?
Quero aprender !

Carlos Alberto Soares

“Alexandre Samir Maziz 11 de fevereiro de 2016 at 19:59
A cor é de gosto duvidoso ,parece cor de “taxi” rsrsrrsrs .”
O Editor já informou sobre isso bem antes da sua observação.
Shalom

Oganza

O J20 não tem que ser melhor que o F-22 ou F-35 e muito menos melhor que o T-50, o que nesse último caso não é muito difícil… entendam o seguinte: – A estratégia Chinesa é a do formigueiro, é a estratégia da superioridade numérica em detrimento da qualidade pura e simples, e em guerras contra inimigos com frotas de melhor qualidade mas números inferiores no TO isso faz diferença. – Os 2 projetos de 5ª geração chineses só precisam ser stealth o suficientes e voar o suficiente para saturar as defesas americanas ou de qualquer outro inimigo… irão ser… Read more »

Jose Souza

mais para matar “enxames” de caças…. não seria melhor e mais barato…. varias “colmeia” de misseis (defesa em camadas ) os esperando ?

Lyw

Oganza, excelente comentário!

edimur

Como criticar ? Meu Pais voa o F5 de 40 anos parabens a eles só!!!

Oganza

Jose Souza, é por isso que para enfrentar esse problema os EUA não pretendem usar caça contra contra caça no sentido clássico… eles querem colocar em cena uma solução baseada de novo na qualidade, ou melhor, na concentração de fogo dirigida por uma melhor qualidade de sua NCW – Network-Centric Warfare – Aparentemente a aposta é essa aki: khttp://warisboring.com/articles/u-s-air-force-arsenal-plane-could-help-outgun-china/ – Digo mais: tem-se um leve problema ai… TODOS terão problemas em detectar e engajar qualquer vetor stealth ou “quase” stealth que seja, do inimigo… é um problema tanto para americanos, russos, chineses, seja quem for terá problemas nesse quesito. Americanos… Read more »

hamadjr

Pois é Oganza a China aplica o conceito de dissuasão em escala

Oganza

Mas lembre-se,
estamos dentro do post J20 e estamos presumindo um EUA na defensiva, mas temos que lembrar que isso é só 1/3 da equação: E quanto a um ataque americano, com B-2, Tomahawk, F-35, F-18 E/F/G… etc? – Como a China se defenderá disso?

O ouro terço é a possibilidade nuclear… mas ai a vaca já foi pro brejo.

Grande Abraço.

Mauricio R.

“…não seria melhor e mais barato…. varias “colmeia” de misseis…”
.
As “colmeias” de misseis protegeriam do interior até pouco além do litoral chinês, as aeronaves são necessárias p/ avançar as defesas até Okinawa e depois Guan.

Mauricio R.

Tá tdo mto bom, tdo mto bem, mas realmente eu gostaria de saber qndo é que os chineses vão começar a construir os reabastecedores aéreos, pois esses aviões tdos podem até chegar em Okinawa e Guam, mas não voltam pra casa sem revo, não voltam não.

Oganza

Para saber mais sobre a estratégia de enxame chinesa por uma interpretação americana, tem a apresentação da Rand publicada aki mesmo no PA… vale apena um esforço em traduzir pq ela é muito interessante, inclusive demonstrando a persistência on station das aeronaves americanas Vs as chinesas e uma breve situação de combate de 6 F-22 contra 3 regimentos de Flankers Chineses com um total de 72 aeronaves.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2016/02/2008_RAND_Pacific_View_Air_Combat_Briefing.pdf
—————————————————————————-
Maurício,
vc está certíssimo.

Grande Abraço.

Carlos Campos

Atualmente é impossível a China vencer os EUA, o F18G cegaria quem ligasse o radar, as defesas anti aéreas dos chineses iam enfrentar vários ataques de de tomahowks e outros mísseis, iam ser saturadas. Iam ter que se manter com o que tiverem pq a marinha ia enfrentar a USNAVY que iria tentar bloquear certas matérias primas. Enfim sobra a bomba H.
cONCORDO 100% com os comentários do Oganza

Farroupilha

Prezado Nunão obrigado pela informação, mas até já sabia que é tinta base, só que para foto esse amarelo meio ocre não cai bem.
É que nem uns tons de marrom em certos carros nas ruas, é estranho, parece ou lembra… rsrsrs!

E, para não sair do tópico… Pelo menos os chinas estão neutralizando seu atraso histórico como nação milenar. Palmas… Acordaram! Esse século não será perdido para eles.

Farroupilha

Correção
Este século não será perdido para eles.

Guizmo

Duanny, digo isso, apenas baseando-me nessa foto, onde aparece uma enorme area alar, alem desses canards imensos e do canopy, que alguem aqui tbm comentou. Além da propria falta de necessidade deles, em terem um vetor “super stealth”, como tbm algum colega comentou

Renato de Mello Machado

É fácil vencer os EUA,Bin Laden,mostrou isso.O problema é a OTAN e alguns países do Oriente Médio,se a guerra for convencional.França,Inglaterra.Japão,Alemanha e Itália são mandados dos EUA,mas são países, com experiência em guerra,e vão fazer a diferença.

Alex

“É fácil vencer os EUA,Bin Laden,mostrou isso”, já parou para observar um simples mapas geografico, para realizar essa tal afirmação. Nem o Brasil com uma força cambaleada no cenário internacional, poderia ter essa afirmação diretamente aqui.

Renato de Mello Machado

Alex meu caro,dá a cara a tapa, e fale o quê pensa,não vem com mimi,não.Agora quê Bin Laden botou terror, botou,se alguém quisesse,era aquele o dia, os EUA, tava em polvorosa,perdeu o rumo no dia 11 de setembro.

rafarovisk

Melhor do que os caças japoneses.

Carlos Alberto Soares

Renato de Mello Machado 12 de fevereiro de 2016 at 7:26
Venceu o quê ?

Carlos Alberto Soares

Oganza, Caro Amigo
os buracos estão distantes da China.
Quais são os países fornecedores da China ?
Em todas as frentes, commodities, ALIMENTAÇÃO, etc ….
Manter uma máquina de guerra em conflito real de larga escala envolvendo uma Super Potência e uma Potência requer um esforço, uma demanda fantástica.
Bloquear “a la JFK” ? Jamais.
Aliados, essa é a chave.
Bloqueio nas fontes.
+ Lembrando: Dólar Americano tem uma única origem.
Fora os títulos (rs).
Leu o FT ou WSJ ontem ?
Parece que a “bolha” vai estourar.
Fui ……..
G abraço.

Carlos Alberto Soares

Quem tem aliados reais ? Não me refiro somente a máquina de guerra. Bloqueio na fonte de fornecimento por aliança com os Âmis. Ter os USA como parceiro em qualquer frente, todo o mundo conhece. E com os Han ? Arriscar ? Ah tá ! Europa, Ásia, Oceania, América do Sul e outras paragens se ajoelharão e negarão esse “auto bloqueio” em direção aos Chinas ?] Duvido. Nessa gigantesca demanda que o real conflito demandaria você vai fornecer para quem ? Legal, vamos receber em Títulos USA ? (rs). Em dólar corrente ? (rs) Em ouro ? (rsrsrsrsrs) Em aviõezinhos… Read more »