F-35 italiano realiza voo transatlântico e pousa nos EUA

25

F-35-crossing-2

A Força Aérea Italiana realizou uma proeza na semana passada, quando um de seus caças F-35 Joint Strike Fighter completou o primeiro voo transatlântico da aeronave.

O F-35 da versão de decolagem e pouso convencional da Itália, montado no país e batizado como AL-1, pousou na Patuxent River Naval Air Station em Maryland em 5 de fevereiro, após um voo transatlântico de 7 horas da Base de Lajes de Portugal nos Açores. Pilotado por um dos dois pilotos de teste da Itália para o programa, o avião foi reabastecido sete vezes durante a viagem.

F-35-crossing-with-Typhoon-and-KC767

F-35-crossing-3

FOTOS: Força Aérea Italiana

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jean Carlos Thuram

lindas fotos !

Marcos

De fato é um grande feito. E um grande feito para a FA Italiana, que executou a travessia antes mesmo das FFAA americanas.

Jose Souza

o lado positivo é que o motor (que dizem ser uma bomba) aguentou….sabe lá se aguentaria a volta…

Eduardo Simões

Se há problemas no F-35 certamente não é o motor!

Nonato

Sete horas de vôo? Sete reabastecimento? Mais de um por hora de vôo? Voa um kadim bebê água. Mais um kadim… mais água. Por isso dou valor aos caças russos. Feitos para voar…

Coutinho

Segundo a Lockheed Martin no site de noticias do F-35, a travessia durou 11 horas. Esses sete reabastecimentos devem ter sido desde Cameri na Italia.

https://www.f35.com/news/detail/f-35a-lightning-ii-completes-first-trans-atlantic-ocean-crossing

Aéreo

O número de REVO foi ditado por questões de segurança. A aeronave foi mantida quase sempre com próxima a full fuel pela premissa de que se um REVO falhar por problemas mecânicos, haveria combustível a bordo para uma alternativa mais próxima, que no atlântico são poucas, provavelmente a principal o seja Açores.

Juarez

Perfeito aéreo, fato comum em procedimentos como este.

G abraço

shambr

a linha de frente contra uma invasao e assaulto de cacas russos comeca com f22s Americanos situados na polonia depois descend temos f5s e f18s suicos mais embaixo temos os f35s italianos e mais embaixo os cacas f35s de Israel com a sua potente e modernamente bem trainada forca aerea voltando la pra cima na polonia temos tambem as forcas aereas escandinavas a suecia com os gripados serao os primeiros a entrar em combate na zona do baltico e norte da Europa o maior medo da Europa e que aconteca uma operacao Barbarossa ao contrario os russos invadindo o baguio… Read more »

Zmun

Foi realmente uma proeza, mais um pouquinho que ele faria o que um AMX faz com um pé nas costas.

dieter91360
EduardoSP

Eles ainda não desenvolveram um tanque subalar para traslado?
Para um país como os EUA, que sempre tem de deslocar aviões por grandes distâncias, isto é um “must”.

Seal

Será que os F-35 italianos foram também participar dos ensaios dos mísseis ar-ar ASRAAM de 5G nos EUA?. O consórcio europeu MBDA iniciou entregas de uma quantidade de misseis ar-ar ASRAAM (Advanced Short Range Air-to-Air Missiles) para futura integração no domínio de misseis orientados por infra-red dos aviões de combate de 5ª geração F-35B do Reino Unido. Os primeiros mísseis do modelo foram entregues para os EUA no último mês de janeiro com a participação da BAE Systems, a qual lidera o programa de integração de armas nos F-35 do Reino Unido. O ASRAAM será o primeiro míssil produzido no… Read more »

Rinaldo Nery

Pax River é da Navy, mas Edwards sempre foi da USAF.

Seal

Entendido Cel Nery.

Felipe Morais

Mais uma vez falam o quer e ouvem o que não quer. Crítica sem argumento é choro de fanboy. Valeu aéreo, pelo comentário pontual.

Carlos Alberto Soares

Caro Coronel Rinaldo Nery
Vejo a Foto (linda) do KC 767A da AMI e me dá um suspiro.
Notícias dos nossos (3) KC 767-300 IAI ?
Caro Juarez Martinez,
Tens notícias ?
Alguém tem notícia fiável ?

Ederson Joner

Realmente as fotos ficaram fantásticas! Este translado demonstra um certo nível de confiabilidade do propulsor da aeronave, algo que muitos duvidavam, não a toa, ainda não havia sido feito este translado. Sobre a necessidade de tanques externos, é fato! Dadas as características de operações americanas ao redor do mundo e as operações embarcadas, onde pode ocorrer de uma aeronave precisar esperar mais para pousar, um tanque externo faz muito sentido. Obviamente seria utilizado quando o domínio aéreo já esteja alcançado ou em translado como este da matéria, onde em uma eventual falha no reabastecimento, a aeronave teria condições mais seguras… Read more »

Fabiano

beberrao rsrsrs ,mas vale a pena apostar nessa maquina para missoes de ataque sera formidavel,agora combate aereo tenho minhas duvidas

Negrão

Senhores,
Mesmo com todas as broncas encontradas e ainda não resolvidas no F35, vale o investimento feito por esses países? Seria interessante para o Brasil comprar algumas unidades?
Os problemas não resolvidos nele além do custo alto o inviabiliza para o Brasil?

José Carlos

Invasão russa? Eles estão numa situação ruim com a queda das commodities e petróleo. Tá faltando grana…

André Pacheco

Avião repleto de problemas e atrasos, custo acima do normal, linha de montagem iniciada antes da resolução dos defeitos e por aí vai e tem gente que fica babando ovo pros Americanos.

tamirberto@hotmail.com

Que aviões são aqueles que estão na foto entre o avião tanque e o F35

Fernando "Nunão" De Martini

Eurofighter da Força Aérea Italiana