Força Aérea Argentina emprega Tucanos para missões de interceptação

85

Tucano-FAA-com-nova-camuflagem-960x641-777x437

Por Santiago Rivas, Buenos Aires

Dois dias depois de o governo argentino declarar uma emergência de segurança de um ano, a Força Aérea Argentina anunciou em 21 de janeiro que desdobrará de forma permanente algumas de suas aeronaves Embraer EMB-312 Tucano para participar pela primeira vez em missões de patrulha de fronteira, juntando-os aos FMA IA-58A Pucará.

Os Tucanos foram recebidas em 1987 pela Escola de Aviação Militar para a formação avançada de pilotos.

Dois anos atrás, a força aérea pintou dois exemplares com um esquema de superioridade aérea, com o objetivo de usá-los para missões de patrulha na fronteira norte, mas isso nunca se materializou.

Agora, os dois aviões serão os primeiros a serem desdobrados e a força aérea está decidindo quais pods com armamento serão usados para interceptar voos ilegais.

FONTE: IHS Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio

LEGAL! A FAA está pronta pra ir à guerra!! À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, pra ser mais exato…rsrsrsrsrsrsrsrs

Antonio

OS Me-109 e os Zeros que se cuidem!…rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsss

Paulão

P-51 então……

Diogo

A grande verdade é que o Brasil nunca deveria ter feito parte do BRICS. O certo seira RICS já que nossas forças armadas era e ainda é a mais sucateada de todas não se comparando nem a África do Sul quem dirá a Russia e India. Nossa economia só chegou a posição de 9º do planeta devido a expertação de commodities que por sinal estão em queda, assim como nossa economia

Alfredo Araujo

Diogo.

Então deveria ser ICS, já que a Russia tmb está em crise econômica, devido aos baixos valores do gás, petróleo e seus derivados.
Ou melhor… deveria ser CS, já que mesmo tendo bons índices de crescimento econômico, a pobreza e a desigualdade social na Índia cresce, fazendo com que o barril de pólvora social indiano ganhe cada vez mais combustível.
Ou melhor ainda… deveria ser S, já que a China tem altos índices de crescimento econômico graças a desvalorização artificial de sua moeda e exploração desumana de mão de obra semi-escrava.

Renato Vieira

Meu caro Diogo eu discordo um pouco, paralelo relativo…estamos falando de paises emergentes e em desenvolvimento (todos tem problemas crônicos), nosso problema maior além do que você bem citou foram os últimos governos que ceifaram (entenda como quiser) o que havia sido plantado ou almejado, mas governos são passageiros e esse que aí estar tem data de funeral previsto para 2018 sim e por varios motivos. ..mas o Brasil é grande físico, em diversidade e pluralidade, sao muitas as mazelas é verdade, mas certamente se fores a India mudaras um pouco seu conceito sobre os indus…China idem, um país que… Read more »

Ednardo de oliveira Ferreira

Argentina falando para o Brasil: “Eu sou você amanhã”. (propaganda dos anos 80)

Victor Moraes

Eu gosto do tucanão! Acho bonito! Se nós considerarmos que é uma dos últimos aviões de ataque turbo-hélice, você pode concluir que EMBRAER tem algo único e incomparável, ainda que existam inferiores concorrentes. Turbo-hélice é um bom sistema de propulsão para as condições da América do sul e do Brasil, na função de patrulhamento e ataque leve. Aliás, eu já ouvi notícias que foi consultado junto à EMBRAER se não seria possível voltar a fazer aviões comerciais de linha aérea para passageiros com propulsão a hélice, uma vez que, apesar do barulho que incomoda os passageiros e da baixa velocidade… Read more »

Mauricio R.

“…foi consultado junto à EMBRAER se não seria possível voltar a fazer aviões comerciais de linha aérea para passageiros com propulsão a hélice, uma…” . Não faz pq não enxerga mercado, ATR e Bombardier, os chineses e os russos, que enxergam mercado seguem fabricando os seus. . “…bem como para uma força armada que está em paz com vizinhos e não necessita de grande desempenho…” . Ótimo, retiremos então a Embraer e as demais empresas de seu grupo, do F X-2. . “Tanto que a força aérea americana comprou.” . Para uso da força aérea afegã, mas não para o… Read more »

Victor Moraes

Mauricio R. Que falta de paz no coração! Eu estou apenas fazendo um comentário ilustrativo personalíssimo. Eu não sou ufanista, nem ganho para falar bem da Embraer, eu não estou em um estádio com uma bandeira, mas eu continuo admirando EMBRAER como uma empresa de tecnologia que tem reconhecimento internacional. Ponto. Se é brasileira ou estrangeira, se é privada ou pública, se é a melhor ou a pior, isto não me interessa. Eu faço apenas uma analise artística. Eu analiso apenas o “design” da coisa, as circunstâncias e os efeitos. Por favor, quando for contestar uma comentário meu, lembre-se de… Read more »

carlos alberto soares

Mauricio R. 26 de janeiro de 2016 at 13:59
Andropausa ? (rs)

carlos alberto soares

Victor Moraes 26 de janeiro de 2016 at 14:15
Xii ………….. mordeu ! (rs).

Renato Carvalho

F5 também não é lá grande coisa…triste cone sul !

carlos alberto soares

Pucará, AT 27 ……. estaria bom se eles tivessem CINDACTA né !
Eles tem AEW&C ?
Entonces …. rs

Mauricio R.

carlos alberto soares 26 de janeiro de 2016 at 14:24
.
Não, de maneira alguma.

Delmo Almeida

OFF-Topic

Por que ainda não saiu nada sobre o acordo entre França e Índia sobre os Rafales? Mesmo sendo um acordo meia boca, seria interessante. Na verdade o que mais me interessa seria que vocês analisassem essa “meia boca”… ao menos pra mim.

Fernando "Nunão" De Martini

“Delmo Almeida em 26/01/2016 as 14:41
Por que ainda não saiu nada sobre o acordo entre França e Índia sobre os Rafales?”

.
Porque estamos ocupados com outras atividades. Assim que der, será publicada matéria a respeito.

Victor Moraes

Caro editor, eu abusei dos comentários? Porque meu comentário não foi publicado?

NOTA DOS EDITORES: NÃO HÁ NENHUM COMENTÁRIO SEU RETIDO.

hamadjr

Eu não sei porque esse prazer mórbido de ver o mundo ao nosso redor ou abaixo do hemisfério norte como nada presta, parece coisa do tio Adolf que precisa sempre ter um culpado por tudo, eu espero e torço para que a Argentina e toda A.L se desenvolva economicamente e social e que se possa ter uma maior integração em todos os segmentos e cadeias produtivas, é pedra cantada e com muita probabilidade de Argentina ter uma recuperação da sua economia mas não é possível afirmar que será uma nova economia ou a bola da vez para receber vultosos investimentos.

Arthur Duval

O Brasil não é um País emergente muito menos em desenvolvimento, nós um País pobre, e nossa miséria não é material nisso somos ricos haja visto profusão de recursos mau aproveitados e digo mau com u pois é isso mesmo que são, nossa verdadeira miséria é humana, somos nós mesmos os responsáveis por este desastre de Nação.

Ederson Joner

Não podemos criticar los hermanos, estamos lado a lado com eles (literalmente) em fronteira e armamentos!
Não temos munição para três dias de conflito, quem somos nós? 9º economia do planeta? Fala serio!

Tucanão ficou bonito desta cor.

Victor Moraes

É lógico que eu desejo que o Brasil e a Embraer, ou qualquer outra empresa, fosse um paraíso de honestidade, eficiência, bom uso, aproveitamento, com a coisa pública e privada, e que nós brasileiros, fossemos exemplo de perfeição para os resto das nações do mundo. Um sucesso! Óbvio. E, bem, partindo da premissa que nós somos tais quais qualquer um dos outros, exceto pelas individualidades, analisando em conjunto, temos todo potencial. Mas, infelizmente nós sofremos com uma cultura de selva, mesclado com um capitalismo livre e cruel, e um poder público totalmente corrompido, desde as bases funcionais até os agentes… Read more »

carlos alberto soares

“Delmo Almeida em 26/01/2016 as 14:41
Por que ainda não saiu nada sobre o acordo entre França e Índia sobre os Rafales?”
Até ontem não tinha nada oficial, só blá blá blá.
Em site’s em Inglês estava tudo sendo negociado, como sempre.

carlos alberto soares

“A mais B”
Veículo de passeio e moto ! (rs)

Victor Moraes

Aliás, os princípios iluministas a que prezo são liberdade, igualdade e fraternidade. Fala-se muito de liberdade, muito, para fazer o que bem entender. Fala-se muito de igualdade, todos exigem direitos iguais e brigam por este motivo. Mas poucos ou ninguém luta por ou exige a fraternidade, que é um dos princípios basilares de nossa sociedade ocidental. O povo é pão duro. E, infelizmente, embora se diga que o Brasil é uma país pacífico, se se faz uma praça em uma cidade, nova, com orçamento superfaturado, em uma semana tudo está destruído, seja porque foi mal feito, seja porque o povo… Read more »

Rodrigo Maçolla

Arthur Duval, parabéns comentário simples e verdadeiro, concordo, nossa miséria é humana, as vezes tenho vergonha das coisas que vejo e ouço por ai. Bom mais a Pátria educadora vai resolver isso.
Dito isso o Tucano fica bonito com qualquer cor, e nesse caso “quem não tem pucará caça com tucano…” o que na minha opinião pode até ser melhor dependendo da ocasião.

Farroupilha

Tucano contra aviões pequenos e de baixa velocidade, nada mais coerente. Off topic, mas nem tanto, Argentina, Peru, Uruguai, Chile etc etc não nos ameaçam, parem com essa desculpa ou ignorância de sempre para não termos FFAA com capacidade e tamanho muito maiores… Infelizmente o desconhecimento estratégico e de política internacional de alguns comentaristas teima em existir. – O Brasil por seu volume de exportações e importações não faz parte apenas, ou fica orbitando limitadamente, na América do Sul ou Latina. As áreas de nossa atuação econômica (com implicações diplomáticas) é pelo mundo todo. Entendam isso, por favor. – Nossas… Read more »

Rubens Sommer Junior

Gostaria de deixar uma pergunta aos colegas que entendem mais de aviação. Porque não existe um modelo de aeronave “TUCANO” adaptado para patrulha de litoral/costa ou marítima. Acredito que seria viável para a nossa marinha em vista do grande litoral que temos que patrulhar, além de aprimorar a formação de pilotos navais.Poderia até chamar esse modelo de versão naval de “GAIVOTA”, obrigado.

Ederson Joner

Houveram estudos que originaram o projeto P29, mas ficou no papel!

Fabricio Tavares

Victor Moraes, quero parabenizá-lo pela extrema elegância e racionalidade de sua resposta, que foi uma verdadeira chinelada argumentativa.

Rinaldo Nery

Houve, não “houveram”. Esse projeto nunca existiu.

Duanny D.

Ainda é o resultado da guerra por Falklands? Ou é falta de la plata?

Duanny D.

Se for falta de money negocia com os suecos. Estão parcelando a perder de vista

Oganza

Rubens,
Gaivota na MB quer dizer outra coisa. 🙂
Grande Abraço.

Hawk

A Argentina está quebrada querem maior prova do que colocar Tucanos e Pucarás para interceptar F-16 Chilenos ou F-5 Brasileiros isso numa remota possibilidade? A verdade é que nós não podemos nem gozar dos hermanos seria uma hipocrisia afinal eles estão tentando sair do atoleiro que eles se meteram. Mas e nós? Não é preciso ler manchetes sensacionalista basta ir no supermercado todos os dias ou pelo menos uma vez por semana. Desculpem a franqueza mas só acredito no Grippen no dia que estiver voando em nossas cores e aposentando os F-5 pois se isso não acontecer seremos os próximos… Read more »

EduardoSP

Hawk,
Embora o título da matéria fale em interceptação, dando a entender que se trata de defesa aérea, no texto está claro que serão missões de patrulha para controle de aeronaves de baixo desempenho (vôos ilegais). Exatamente o que a FAB faz nas fronteira norte e oeste, só que com o Supertucano.

carlosegoes

Parabéns a Argentina. Começaram a apresentar alguma lógica na sua administração militar. Horas, a turma critica mas eles estão certos. Estes aviões serão usados para patrulha e combate a aviões principalmente do narcotráfico. Para isso, não precisa de avião a jato. É muito mais econômico e lógico. Em nenhum momento os hermanos anunciaram que esses aviões se destinam a patrulhamento de aviões de combate de outros países. Assim eles economizam e ainda mantem seus pilotos em voo, garantindo o adestramento necessário. O Brasil também já faz isso e esta muito correto. Mas como todo bom Brasileiro, tem muitos aqui que… Read more »

Juarez

Corrretíssima aa titude novo comando Argentino descontaminado das ideologia Kirchinerista que fud…..u com a Argentina. Começar pelo arroz e feijão, fazendo bem feito para aos poucos poder retomar a assimilação da doutrina operacional perdida.

Parabéns ao presidente Macri, tomara que isto contagie Banânia Setentrional.

G abraço

Space Jockey

Apesar do tópico ser sobre o Tucano na Argentina…
Tem muitos posts interessantes aqui sobre a situaçao de penuria do BraZil.

Renan

Há muitos comentários infantilizados aqui a respeito da utilização do tucano na interceptação aérea. Tenham em mente que essa atividade é desenvolvida na grande maioria das vezes em interceptações de baixíssima complexidade, como sobre aviões do tráfico de drogas.

Esse tipo de comentario – comparando com armamento da segunda guerra mundial – foi bem constante em postagens da imprensa internacional sobre a chegada do Super Tucano no Afeganistão.

Rodrigo Maçolla

Renam, como vemos a “ignorantes” no mundo todo, ou pior ainda pessoas se fazendo de ignorante, Essa comparação do Super tucano com armamentos da 2º guerra é coisa de idiota, ou de terceiros mau intencionados querendo diminuir a importância de um vetor como o Super tucano hoje, sem concorrente a sua altura. Nos sabemos a que missão (ões) o Super tucano é destinado, quem não tem thunderbird, ou não se pode dar ao luxo de usar F-16 para jogar bomba em pick-up também. Ainda sobre o post acho que os Argentinos estão certos, diante da situação que se encontram estão… Read more »

Bardini

O Macri andou tendo um dedinho de prosa com o vice do Obama em Davos… E um dos temas foi defesa, daqui a pouco os argentinos abocanham alguns F-16…

Bueno

Fora do topico.
KC 390 em VOO agora
https://www.flightradar24.com/KC390/8a5ea91

groosp

Parece que a Argentina vai de Kfir mesmo. A FAA até cogitou o JF-17 e J10 mas queria vários itens ocidentais que exigiriam um longo (e caro) processo de certificação. O Gripen também não pode ser vendido aos hermanos.

carlos alberto soares

Bardini 27 de janeiro de 2016 at 8:02
Conversou com o Bibi também.
groosp 27 de janeiro de 2016 at 9:44
É por ai, Kfir e MRO dos A 4.
Vão decidir o que vai 1º.

Ednardo de oliveira Ferreira

Há algo mais importante que dinheiro: crédito. Vc pode ser rico que for, mas se não passa confiança, tudo fica mais caro e difícil. Vc pode ser pobre que for, mas se merecer, a galera investe. A Argentina, que tá ferradaça a mais de 30 anos, está com um trunfo recente neste mar de países esquerdistas na América do Sul: o novo presidente promete ajeitar a casa (Atenção: promessa. Vamos ver daqui a 1 ou 2 anos). Assim, mantida esta nova orientação da Argentina e tendo sucesso, o crédito para eles aparece. Até rola uma liberação de armamentos melhores se… Read more »

Adriano

primeiro, vamos falar a verdade aqui , fundo de reserva internacional no u.s.a , e de 368,7 bilhões de dólar. houve uma redução de 369 milhões em relação ao ano anterior , janeiro de 2015, janeiro de 2016.

Sergio Prado

O bom e velho TUCANO cobrindo qualquer demanda…….

Renato B.

Eu duvido que a Inglaterra deixe os argentinos pegarem o F-16, só se os ingleses receberem mais detalhes dos aviões que os próprios argentinos.

Vader

A pergunta que não quer calar é: e se os traficantes e contrabandistas, sabendo que a interceptação está sendo feita por Tucanões da década de 80, resolverem ir de jatinho, que chega perto de mach? A FAA vai interceptar com o que? Ou melhor: o que? Fica a dica: lé com lé, cré com cré. 😉 Mas também, pra consertar o estrago que os governos comuno-socialistas dos KK fizeram vai tempo por b… Pobre Argentina. O retrato do Brasil de amanhã, se a bruxa e os PeTralhas não tiverem a grandeza de pegar a ponte aérea pra Ilha Prisão dos… Read more »

Jagderband44

Ferro nos traficantes comandante Macri! Já por aqui. …