quinta-feira, junho 17, 2021

Gripen para o Brasil

Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Curso de Caça

Estagiários do Esquadrão Joker aprimoram técnicas no A-29 Super Tucano na Base Aérea de Natal

Os 25 estagiários do Esquadrão Joker (2º/5º GAV) concluem, até o final do mês de novembro, a fase avançada do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA). Na atual etapa de formação, os futuros pilotos utilizam a aeronave A-29 Super Tucano como plataforma de emprego armado. A formação é coordenada pela Primeira Força Aérea (I FAE).

Os tenentes recebem instruções de emprego ar-solo, ar-ar, instruções de combate aéreo, escolta e reconhecimento armado, entre outras. A última etapa é o emprego de bomba real.

Além de uma jornada intensa de voos, diariamente acompanhada por instrutores, os estagiários pilotos dividem as atividades com os estudos. O objetivo é formar e entregar alas operacionais da aviação de caça aos três esquadrões do Terceiro Grupo de Aviação da FAB, sediados em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS).

Na fase inicial, os futuros caçadores também fizeram instruções de formatura básica, com a participação de duas e quatro aeronaves, missões de voo por instrumento, voo noturno e formatura, totalizando ao final do curso mais de 100 horas de voo.

“Quando a gente chega aqui, o que a gente mais quer é terminar logo essa parte básica para começar a parte avançada, empregar armamento, fazer Navegação a Baixa Altura (NBA). Para isso é necessário muito preparo, técnica e dedicação”, argumenta o Segundo-Tenente Renan William Murta.

De acordo com o Comandante do Esquadrão Joker, Tenente-Coronel Rômulo Coutinho Lucas, os pilotos saem preparados para cumprir a missão da Aviação de Caça da FAB. “Aqui eles têm contato com todas as missões que vão desempenhar nos esquadrões operacionais. E, também, desenvolvem diversas habilidades, entre elas, o autocontrole e o autoconhecimento. Isso eles vão aplicar durante toda sua vida operacional”, acrescenta.

FONTE: fab.mil.br

- Advertisement -

3 Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao.filho

Off topic, mas importante…

Russia, US sign cooperation deal on Syria airstrikes

https://www.rt.com/news/319198-russia-us-syria-agreement/

Vespão

Já que o amigo mandou um off toppic

vou mandar um video que me impressionou pela aldàcia dos pilotos russos . simplesmente impressionate .

https://www.youtube.com/watch?v=9r80_Q0Ra-E

joao.filho

Reportagens especiais

Apresentação do Gripen E na Suécia: por hoje, vamos de maquete

Amanhã, mostraremos o avião de verdade, o protótipo 39-8 da nova geração do caça da Saab - Fernando "Nunão" De Martini Por volta...
- Advertisement -
- Advertisement -