Vinheta ExclusivoNo finalzinho de agosto tivemos a oportunidade de participar do show aéreo da Commemorative Air Force (CAF) na cidade de Midland, no Texas.

Pegamos cinco horas de estrada para chegar ao local do evento (10h ida e volta), passando pelas fazendas e poços de petróleo do interior do estado. Embora o céu tenha permanecido nublado com garoa que persistiu por algum tempo, foi possível fazer boas imagens.

A Commemorative Air Force, conhecida anteriormente como Confederate Air Force, é uma organização sem fins lucrativos dedicada a preservar e mostrar aeronaves históricas em shows aéreos nos Estados Unidos e Canadá.

A origem da CAF remonta a 1957, quando Lloyd Nolen e quatro amigos compraram um caça P-51 Mustang dividindo o custo da aeronave, cada um colaborando com US$ 1.500. Com a compra do Mustang, conhecido como Red Nose, o grupo foi oficialmente fundado. Em 1958, o grupo comprou dois Grumman F8F Bearcats por US$ 805 cada.

Em 1961, a CAF foi registrada como uma corporação sem fins lucrativos para restaurar e preservar aviões de combate da Segunda Guerra Mundial. No final daquele ano a CAF já tinha nove aeronaves em sua frota. Em 1963, o grupo conseguiu atingir o objetivo de adquirir pelo menos um exemplar de cada caça americano usado na Segunda Guerra. O primeiro show aéreo também aconteceu naquele ano.

O editor Alexandre Galante feliz ao lado do Douglas EA1-E Skyraider
O editor Alexandre Galante feliz ao lado do Douglas EA1-E Skyraider

A CAF continuou a crescer e também adquiriu bombardeiros North American B-25 Mitchell, B-17 e Consolidated B-24 Liberator. Em 1971, conseguiu o único Boeing B-29 Superfortress em condições de voo, batizado de FiFi.

Em 1983, a American Airpower Heritage Foundation foi criada para apoiar financeiramente a CAF. Em 1991, a CAF moveu suas operações para Midland, Texas e, em 2014, anunciou a mudança de sua sede para o Dallas Executive Airport em Dallas, Texas.

Membros

Atualmente a Commemorative Air Force tem mais de 12.000 membros, conhecidos como coronéis, incluindo mais de 70 grupos regionais, chamados “Wings” ou “Detachments” em 27 estados e 4 países. Centenas de membros servem como pilotos e mecânicos para voar e preservar os aviões. Todos são voluntários e qualquer um pode fazer parte, desde que tenha mais de 18 anos de idade. Os mais novos podem ingressar como cadetes. Não há hierarquia, cada um ajuda no que é capaz de fazer e o comandante é eleito pelos membros para um mandato de 2 anos.

CAF AirSho - 3

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Floriano Alves

Conservar veteranos é um bom negócio e ato de patriotismo. Herois não devem ser esquecidos.