Portões Abertos da FAB entre 3 e 4 de outubro: São José dos Campos, São Paulo (SP), Manaus (AM) e Cachimbo (PA)

13

F-5EM passagem trem baixo - Domingo Aéreo 2014 - PAMA-SP - foto Nunão - Poder Aéreo

São José dos Campos (SP) contará com maquete do Gripen NG e demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça

No mês de outubro, quando é celebrado o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), a instituição realiza eventos para se aproximar da população brasileira e mostrar o trabalho desenvolvido pela FAB. São os chamados Portões Abertos.

No primeiro final de semana deste mês (03 e 04/10), organizações do Norte e  do Sudeste vão abrir suas portas à comunidade com várias atrações. O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP); o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no Campo de Marte, na zona norte da capital; a Base Aérea de Manaus (BAMN), na capital do Amazonas; e o Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado no sul do Pará.

Os destaques serão a maquete do novo caça do Brasil – Gripen NG – e as apresentações da Esquadrilha da Fumaça com a nova aeronave, o A-29 Super Tucano.

Domingo Aéreo PAMA-SP 2014 - canopi A-29A Super Tucano do EDA - foto Nunão - Poder Aéreo

Veja como será a programação em cada cidade:

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP) – DCTA: 3 e 4 de outubro

O “Portões Abertos” do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), vai receber a Esquadrilha da Fumaça em duas demonstrações, nos dias 3 e 4 de outubro, às 14h. Essas serão duas novas oportunidades para o público conhecer as manobras realizadas pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) com as aeronaves A-29 Super Tucano. A entrada é franca, e o acesso será feito pela Avenida Brigadeiro Faria Lima.

O show aéreo tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. As mais esperadas são a Lancevaque e a Chumboide, duas manobras que voltam a ser exibidas pelo Esquadrão, porque o Super Tucano – quinta aeronave adotada na história do EDA – oferece mais potência e capacidade operacional. A pintura dos aviões apresenta as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.

Gripen NG na LAAD 2015 - 2

Com o tema “70 anos da Segunda Guerra Mundial”, o “Portões Abertos” do DCTA vai contar, ainda, com a exposição da réplica em escala real do caça Gripen NG, além de atrações musicais e do espaço kids. O público também poderá conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo DCTA, como o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MBA) que possui, em seu acervo, aeronaves utilizadas pelas Forças Armadas e protótipos de foguetes. O evento também contará com praça de alimentação.

Serviço:  Data e horário: 03 e 04 de outubro, das 9h às 17h; local: Área Operacional do DCTA e no MAB incluindo, ainda, os hangares e hangaretes do IPEV (X10, X30 e X40); endereço: Av. Brig. Faria Lima, 1941 – Putim, Parque Martim Cererê, São José dos Campos – SP, 12227-000. Mais Informações: (12) 3947-6654 ou pelo site: http://www.cta.br. A entrada é franca e o ingresso externo será pela Av. Brigadeiro Faria Lima.


SÃO PAULO (SP) – PAMA-SP: 4 de outubro

Exposição de aeronaves e viaturas, encenação histórica, apresentação de cães e banda de música são algumas das atrações que a Força Aérea Brasileira preparou para o Domingo Aéreo em São Paulo. O evento será realizado no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no Campo de Marte, na zona norte da capital, próximo domingo (04/10), entre 9h e 17h. A entrada é gratuita. Tradicional na capital paulista, o “Portões Abertos” espera superar o número de visitantes de 2014, quando mais cem mil visitantes compareceram ao PAMA-SP.

Domingo Aéreo PAMA-SP 2014 - revisões caças F-5M no Hangar 3 - foto Nunão - Poder Aéreo

A Rede Globo, por meio do Projeto Verdejando em parceria com a SOS Mata Atlântica, vai promover oficina de plantio e de compostagem, montagem de vasos de hortaliças e plantas ornamentais,oficina de compostagem e distribuição de mudas. A ideia é aproveitar o grande evento da FAB em São Paulo para promover a educação ambiental.

Serviço: Data e horário: 04 de outubro, das 9h às 17h; local: Campo de Marte / Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP); endereço: acesso pela Avenida Santos Dumont, 2.241 – Santana. Informamos que não será permitida a entrada com objetos cortantes e perfurantes, arma de fogo, bebida alcoólica, animais, bicicleta, patinete, skate e similares.


MANAUS (AM) – BAMN: 3 e 4 de outubro

A Base Aérea de Manaus (BAMN) recebe o evento Portões Abertos nos dias 3 e 4 de outubro, das 9h às 17h30. Quem for à unidade terá a oportunidade de visitar aeronaves e hangares, além de conhecer um pouco mais do trabalho da FAB. Aqueles que levarem um quilo de alimento não perecível concorrerão a voos panorâmicos sobre a cidade de Manaus. Todos os alimentos arrecadados serão doados para instituições de assistência social do Amazonas. A entrada é gratuita.

A BAMN realiza o Portões Abertos há mais de 30 anos. O evento é tradicional na capital amazonense e apresenta à população demonstrações operacionais, aeromodelismo, paraquedismo, exposição de aeronaves civis e militares, atrações culturais, praça de alimentação e atividades sociais.

A Base Aérea de Manaus sedia quatro esquadrões de voo. O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAv), Esquadrão Arara, que opera aeronaves C-105 Amazonas; o Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAv), Esquadrão Harpia, que realiza missões com os helicópteros H-60L Black Hawk; o Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1º/4º GAv), Esquadrão Pacau, que opera a primeira linha de Aviação de caça nas aeronaves F-5M; e o Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7° ETA), Esquadrão Cobra, que opera as aeronaves C-95 Bandeirantes, C-97 Brasília e C-98 Caravan.

Bolacha do Esquadrão Pacau pintada na fuselagem de caça F-5EM - foto Nunão - Poder Aéreo - Forças de Defesa

Serviço:  Dias 3 e 4 de outubro; horário – das 9h às 17h30; endereço – Avenida Rodrigo Otávio, 770 – Crespo, Manaus (AM).


Campo de Provas Brigadeiro Velloso (PA) – CPBV: 4 de outubro

O Portões Abertos do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), no sul do Pará, ocorre no domingo (04/10), das 8h às 17h, e permitirá ao público conhecer de perto o trabalho da Força Aérea Brasileira. Os visitantes poderão acompanhar a exposição estática de aeronaves, como os helicópteros AH-2 Sabre e H-60L Black Hawk, o avião de patrulha marítima P-3AM Orion e o caça A-29 Super Tucano, entre outras. A entrada é gratuita, mas a unidade realizará a coleta de alimentos não perecíveis para doação a entidades assistenciais da região.

Quem for ao evento verá também uma demonstração operacional da equipe de paraquedismo do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), mais conhecido como PARA-SAR. Também haverá apresentação das técnicas de rapel em helicóptero. As crianças poderão participar de oficinas de recorte e cole, além de atividades educativas sobre trânsito. O público também terá a oportunidade de conhecer as formas de ingresso na FAB.

Serviço: Dia e horário – domingo (04/10), das 8h às 17h; endereço – Campo de Provas Brigadeiro Velloso, Guarantã do Norte  (MT).

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dexter

No PAMASP, será que nem passagem de F5 ou A1, vai ter esse ano?

Melky Cavalcante

Quer dizer que a “Fumaça” vai se apresentar duas vezes em SJC e nenhuma aqui no PAMA-SP ?
Os comandantes da FAB Tão babando ovo de quem por lá ?

Edimur

Eu sempre fui, todo ano ia com minha esposa agora ela não quer mais ir fala que não tem graça, pior que tenho que concorcordar maior cidade do país e a mais rica ter um evendo tão pifo prefiro ficar dormindo, uma vergonha.

Rinaldo Nery

A FAB não tem dinheiro neste ano pra ficar enviando aeronaves pra Portões Abertos, infelizmente. Em 2007 e 2008, outros tempos, conseguíamos atender quase todos os eventos enviando E-99 e R-99. Se o evento é pífio não é porque o Comandante da Organização quer.

JT

Ainda estou tramatizado com último evento na AFA hehe

Marcelo Moraes

Bom, eu fui e levei minha filha no PAMA -SP, ela se divertiu e isso que importa. Como cheguei umas 15h, achei que iria estar mais calmo, mas as filas para entrar estavam bem grandes ainda( estavam com detector de metais na revista), senti falta de algumas passagens de F5 ou A1, mas fica para a próxima, ao menos tinha um Seahawk da Marinha que não tinha visto ainda, por isso já valeu.

Rinaldo Nery

Off topic :
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/23095/NOTAER%20-%20FAB%20concentra%20servi%C3%A7os%20administrativos%20para%20otimizar%20recursos
Numa outra matéria antiga neste site foram postadas várias sugestões para melhoria da gestão na FAB. A matéria do link mostra que o Alto Comando faz a lição de casa, ao contrário do que muitos postaram.

Luiz Monteiro

Prezados, Outro Off topic, mas bastante interessante. O Ministério da Defesa, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, publicaram Portaria instituindo o Grupo de Trabalho Interministerial para o Setor Espacial, para aprimoramento do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e da Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PN-DAE), a fim de organizar e dinamizar as atividades espaciais no Brasil como um Programa de Estado. Vejam abaixo a íntegra da Portaria Interministerial nº 2.151/2015: MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº: 2.151, DE 2 DE OUTUBRO DE 2015… Read more »

joao.filho

Muito bonito. Outra “Portaria”, grupo de trabalho, projeto e tal. O Brasil e muito bom para isso. Mas na hora de realmente passar das palavras e aplicar as verbas necessarias, NUNCA sai nada.

jacubao

Aqui em manaus também foi fraquinho!!! Não teve os excitantes razantes dos F-5M, sentimos muito a falta do ronco dos motores dos bicudos… :-/

jacubao

Queria ver uma exibição como essa:

https://youtu.be/9s7mj2Zwgkc

Simplesmente impressionante!!!!

jacubao

Nesse vídeo dá pra ver o que o F-5 é capaz de fazer em mãos habilidosas;;;

sergio ribamar ferreira

Por que tanto criticam a FAB? Problema da Força em questão é político. A falta de uma gestão também é fruto dessa politica de aniquilamento e de nossa Força Aérea. mesmo assim com os parcos recursos ainda se mantém viva através da dedicação daqueles que continuam mantendo a ideia de Pátria e de salvaguarda da nação. O que falta é a própria FAB continuar com sua propaganda de manter seus portões abertos. Obrigado FAB,EB,MB e a todos que compartilham a trilogia. Vamos debater, criticar, solicitar opiniões dentro do respeito. Devo minha vida e o que sou a essas Forças e… Read more »