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Boeing e Saab: revelada a primeira imagem do futuro treinador avançado

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Boieng T-X concept

A primeira imagem da concepção artística do treinador avançado da Boeing, em parceira com a Saab, foi revelada nesta semana. Embora seja um segredo bem guardado, o noticiário Defense News obteve em primeira mão uma parte do que será o concorrente da Boeing/Saab ao Programa T-X da USAF.

Como pode ser visto na imagem acima, não há muito a ser mostrado. Apenas a parte frontal da fuselagem que inclui o cockpit (em tandem). No entanto, este parace ser um nariz longo como aquele empregado nos T-38, exatamente o avião que será substituído pelo vencedor do programa T-X.

 

Além da Boeing-Saab, a Northrop Grumman está oferecendo um novo projeto também. A Lockheed Martin em associação com a coreana KIA oferece o T-50. Após a General Dynamics se retirar da parceria com a italiana Alenia Aermacchi, os italianos agora buscam outro parceiro para voltar à competição com o T-100/M-346. Pro fim, espera-se que a Textron AirLand concorra com o Scorpion.

FONTE: Defense News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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Marcelo Bardo
Marcelo Bardo
5 anos atrás

Está ficando interessante.

Wellington Góes
Wellington Góes
5 anos atrás

Eu aposto no T-50, porém, contudo, todavia, não me surpreenderia se uma decisão política se sobressaisse e assim a opção da Boeing fosse a escolhida.

Marcelo
Marcelo
5 anos atrás

Só isso? Que chato…
Aposto na Boeing, já que se perder essa vai ficar sem futuro na aviação de combate (mesmo que seja um LIFT) e um monopólio da LM não é nada bom para a USAF. Além disso tem um lobby poderoso que consegue reverter decisões, como no caso do Tanker.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
5 anos atrás

Com esse nariz aí, supersônico ele não será.

Muitos se perguntavam se a tal proposta seria um Gripen biposto simplificado. Acho que está bem claro agora que será um desenho novo.

Poggio, acho que o nariz é bem curto, como o empregado por exemplo no Hawk inglês.

Groo
Groo
5 anos atrás

Os requisitos do programa TX são muito altos. O T-100 (Alenia M-346) e o BAe Hawk não cumprem o requisito de giro sustentado.

Parece que os voos em aviões como o F-22, F-15, F-35 e F-16 serão reduzidos e os pilotos de caça já operacionais voarão em treinadores para economizar.

O nariz pode ter o perfil achatado como o do F-20.

Vader
5 anos atrás

Me desculpem, mas achei o nariz bem curto.

O que sinaliza, por mera comparação com o F-22 e, mais ainda, F-35, que, conforme eu previ anteriormente, a aeronave deverá ter algum grau de stealth.

Pra mim essa é a favorita do T-X.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Vader
5 anos atrás

Senhores, Creio que quando o Defense News fala em nariz longo, e ainda por cima compara com o T-38, está se referindo a toda a seção dianteira da fuselagem, que inclui a cabine. Isso indicaria que, como o T-38, a asa da aeronave deve se encontrar em posição relativamente recuada. Mesmo porque no T-38 o nariz à frente do para-brisas também não é longo (comparado, por exemplo, ao F-5F), levando em conta que o texto do Defense News cita o T-38 para comparar. Praticamente, é só do comprimento suficiente para que a perna dianteira do trem de pouso recolha para… Read more »

Ícaro Luiz Gomes
Ícaro Luiz Gomes
5 anos atrás

Esse T-X vai ficar parecendo um FX no aspecto torcida, tecnicamente acredito que as propostas que melhor atendem sejam a Boeaab e a Lockai, e na parte politica vai ser briga de foice no escuro num octogono.

Eu pessoalmente acho a proposta da Boeaab e da Nortrop as mais promissoras, acredito que a Lockai seria a mais economica, e a proposta da Textron é marketing para o produto. Sobre a Alenia com seu M346 acho uma pena não estar mais, por enquanto, na disputa.