domingo aereo AFA 2015 13 fumaca - foto poggio

O hangar do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea – Esquadrilha da Fumaça) foi reformado recentemente e se encontra em ótimas condições. No entanto, sua ornamentação se destaca dos demais por um fato muito curioso.

Quem atravessava o interior do hangar não resistia à curiosidade de olhar para o teto e ficar, no mínimo, perplexo. No teto do hangar foram fixados dois aviões T-27 Tucano na posição invertida. Cada uma das aeronaves encontra-se ornamentada com um padrão de pintura empregado pela Esquadrilha da Fumaça. O mais antigo é aquele onde predominam as cores vermelho e branco.

domingo aereo AFA 2015 12 fumaca - foto poggio

A mudança das cores ocorreu durante um período de transição ocorrido no final dos anos 1990 e que durou até o início de 2002. Durante este hiato os aviões passaram por uma revisão completa, incluindo reforços estruturais. Foi naquela época que o padrão de pintura vermelho e branco original foi trocado pelo que destaca as cores azul, amarela e verde nos turboélices Tucano. Uma variação deste padrão, incluindo a bandeira do Brasil no leme, ostenta agora os novos aviões Super Tucano.

domingo aereo AFA 2015 15 fumaca - foto poggio

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aêdo Rocha

A pintura nova representa melhor nossas cores, mas o vermelho e branco sempre serão minhas cores preferidas. Lembro do Maj. Crispin sempre educado e atencioso que anos depois da fumaça tive o prazer de re-encontrar na TAM voando F-100.

Fernando "Nunão" De Martini

Mais uma vez, uma ampla cobertura do evento por parte do Poder Aéreo.

Parabéns ao Poggio, que desta vez precisou fazer o trabalho sozinho!

Celso

Eh uma pena mesmo q la nao esteja tbm o T 6 e o Fouga Magister. Quem sabe algum dia isso possa ocorrer e resgatar a verdadeira historia da esquadrilha da fumaca.
Sds

IG

Por acaso o fotógrafo é um senhor com uma boina preta ?

GiullioGyn

boa tarde!!

bem que poderiam ter feito uma arte no teto representando um cèu azul ai sim a foto ficaria extremamente perfeta.

Celso

Poggio, obrigado pela informacao , sei q existe tal aeronave T 6 no solo da EDA, mas nunca vi de perto. Como frisei acima, tais aeronaves merecem o mesmo tipo de criatividade para serem homenageadas , poderiam ter o mesmo destaque…ou seja, invertidas e expostas no teto do hangar citado. Ai sim a exposicao ficaria de acordo c a historia da instituicao Fumaca. Sds

WALDEMIR F CVABRAL

Ficou muito SHOW !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

WALDEMIR F CVABRAL

Ficou muito SHOW !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tem que preservar a historia !.