Monumento com aeronave de caça Mirage III da FAB é inaugurado em Salvador

8

Entrega do equipamento público ocorreu na noite de quinta-feira (20). Aeronave fica na Praça Orugan, na orla de Ondina, que foi reformada.

mirage_foto_v_pontes_G1

ClippingNEWS-PA  Foi inaugurado o monumento Mirage III, aeronave de caça que operou na Força Aérea Brasileira entre os anos de 1972 e 2005, na noite de quinta-feira (20), na Praça Orugan, em Ondina, na capital baiana. O local é mais uma atração turística da cidade, ao lado de outros importantes, ao lado de outros monumentos próximos, como o Cristo e o Farol da Barra.

Participaram da cerimônia de inauguração do monumento o prefeito ACM Neto, o comandante da Base Aérea de Salvador, Marcelo Schiavo, e o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, além de militares, vereadores e dirigentes de órgãos públicos.

A aeronave Mirage III estava sediada na Base Aérea de Anápolis (em Goiânia) e cumpriu mais de 67.000 horas de voo em defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro, por meio de missões de interceptação na proteção da capital federal.

FONTE: G1

NOTA DO EDITOR: onde foi parar a cobertura do alojamento do paraquedas do Mirage?

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Aêdo Rocha

Estou ansioso para conhecer esta praça, mas temos uma outra aeronave “escondida” em SSA que precisa de algum trabalho de conservação, trata-se de um AT-33 que fica (ou ficava) no museu de ciência e tecnologia da UNEB. Lembro que quando criança ia até lá e estava abandonado, o museu estava fechado e era frequentado apenas por usuários de drogas, cheguei a juntar todas as peças do avião que encontrava dispersas pelo museu e deixava todas juntas perto de uma guarita de segurança quase sempre desabitada. Cheguei a ir na BASV na época mas não me deram muita atenção, eu era… Read more »

JT8D

Off Topic:
Cai Hawker Hunter em show aéreo na Inglaterra:
https://www.youtube.com/watch?v=pvHplYmh2f8

Rafael M. F.

Teve um F-5 da FAB que se acidentou de forma semelhante.

https://www.youtube.com/watch?v=q6U1EGurn1I

Rafael M. F.

Ops, post errado!

Alexandre Galante

Roberto, não recebemos seu material do P-47.

Marcos Mad Max

Que legal!!!
Já temos na entrada da Base Aérea de Salvador um Gloster Meteor e agora o F-103 Mirage para o nosso orgulho. Quando os F-5 foi retirados de serviço podem vir pra cá também, estamos de braços abertos.

Antonio Abel Losi Pauperio

O Evo Cocalero Morales ameaçou invadir (sic) o Brasil caso Dilma saia pelo impeachment. Até aí parece piada, mas ao norte temos a Venezuela com seus Su-30.
Questão: devido ao continuo contingenciamento de verbas os F5m conseguiriam dar à FAB condições de cumprir sua missão constitucional??

joao.filho

Questão: devido ao continuo contingenciamento de verbas os F5m conseguiriam dar à FAB condições de cumprir sua missão constitucional??
Resposta: Hahaha!!! Fazer frente aos SU-30 da Venezuela??? Mas sim, os nossos pilotos poderiam pelo menos morrer com muita honra nos cockpits dos seus F-5, um dos “caças” mais antigos do mundo, ainda em operação.
Abraços