Home Vídeo Documentário: família Northrop F-5 Freedom Fighter

Documentário: família Northrop F-5 Freedom Fighter

514
15

A história do caça leve F-5 e de sua família é fascinante. Neste vídeo o F-5E que aparece na cerimônia de “roll out” ainda está voando na Força Aérea Brasileira. Parece incrível que um avião que foi projetado nos anos 1950 continue operacional. No final de 2013, havia ainda 492 caças F-5 em operação no mundo.

15
Deixe um comentário

avatar
15 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
Thaunorinaldo neryFredJagderVbandOganza Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
CESAR
Visitante
CESAR

Caça de sucesso……………………….fez historias e ainda está fazendo historia

Paulo Maffi
Visitante
Paulo Maffi

Ótimo projeto de baixo custo para a época! Exatamente por isso que continua a voar, pois as células restantes continuam a oferecer uma boa operacionalidade e boa parte delas se encontram com clientes sem vultuosos recursos para a defesa, embora acredito que até mesmo os Aggressors ainda mantém alguns desses na ativa. Se eles são úteis para o adestramento da maior força aérea e aeronaval do mundo é porque realmente o ‘bichinho’ merece todo esse prestígio, mas, obviamente, nada é eterno e o seu merecido descanso está bem próximo!

Celso
Visitante

Quen teve a oportunidade de ve-los por dentro e por fora e entende um pouco do assunto, nao pode deixar de elogiar o projeto e suas linhas…..de fato ao vivo percebe-se o pqe de sua longevidade , nao conordo qdo muitos o tratam como obsololeto ou sucata……os F5EN da FAB estao em otima condicoes e sao tratados a pao de lo…….vejo-os la na BASP qdo de seu retorno as bases e estao impecaveis……….

Objeto Trollador Não Identificado
Visitante
Objeto Trollador Não Identificado

e haja saudosismo deste povo ….confessem….vcs ainda querem este caça por aqui por mais uns 40 anos né?!…. 😀

Amaral dos Santos
Visitante
Amaral dos Santos

Concordo que é um p…ta avião, design maravilhoso, mas lutou no Vietna e é a espinha dorsal da FAB!!!!!! Credo, o passado passou, é muito velho, tanto dinheiro roubado e não temos pelo menos um F-18 em nossos céus, lamentável, a situação da FAB é penúria total, somos miseráveis em termos de aviação caça.

Carlos Victor
Visitante
Carlos Victor

Poderiam produzir mais caças F-5 atualmentente,tenho certeza que o Brasil compraria uns 100 kkkkkkk
Como brasileiro,eu adoro o F-5

Antunes
Visitante
Antunes

Vendo o Tigershark fico imaginando como teria sido o F-20 bem vindo a FAB, até possível de acordo com a Northrop para produção local. Sendo o F-20 a receber o padrão M dado ao f-5, estaríamos bem, provavelmente não teríamos passado pelo mirage 2000 tampão e poderíamos estar mais aprofundados no desenvolvimento do F-39 GripenNG.

Delfim
Visitante
Delfim

Ainda ficamos nessa de “viúvas” do F-20…

SE a FAB e a Embraer se interessassem, na época, de fabricar localmente o F-20, provavelmente o DoD americano daria um sonoro “não”.

Ademais, o JF-17 provavelmente faz o que um F-20 faria, custando menos.

E que as fuselagens e leme do F-20 e dos Gripen se parecem, parecem.

Oganza
Visitante
Oganza

Delfim,

mas a “neutra” Suécia se utilizou/comprou/importou/bebeu do conceito Tigershark para a concepção do seu Gripen e aplicou a sua visão de caça multifunção affordable.

O Tigershark não veio, mas o Gripen veio(?) quase 40 anos depois. Ao menos, agora ele tem uns músculos a mais. 🙂

Grande Abraço.

Celso
Visitante

O que limita uma aronave nao eh seu projeto em si, mas o ciclo de vida q vem estipulado pelo fabriante…outrossim, cabe ao usuario mante-lo operacional , c suas manutencoes em dia e de acordo com o manual. SE no interesse de seu usuario couberem modificacoes aprovadas para tornar a aeronave compativel, voila, eh assim q se procede. No caso de nossos F5EM, optou-se por razoes amplamente ja conhecidads e debatidas aqui e acola, q isso viesse a ocorrer. Obviamente , ha limitacoes, mas as modificacoes efetuadas nos F5EM da FAB, foram as possiveis e compativeis c a verba disponivel.… Read more »

JagderVband
Visitante
JagderVband

Um amigo que pilotou F5 na FAB me confidenciou que no dogfight, nos anos 70/80 o F5 era um adversário muito temido.

Celso
Visitante

JagderVBand, um filho de um gde amigo de infancia, hoje na FAB, me afirma q ainda hoje se bem utilizado, c misseis BVR e c tatica adequada o F5EM surpreende muito a outros nivel 4 geracao……….conheco a figura em questao e nao duviodo de suas airmacoes…so pode garantir, aquele q tem sua vida em jogo para isso……Sds

Fred
Visitante
Fred

Alguém sabe informar as vitórias que o F-5 teve em combate ao redor do mundo?

rinaldo nery
Visitante
rinaldo nery

Os F-5M estiveram na RED FLAG em 2008, com o PAMPA, e se houveram bem, na função de interceptadores de ¨leakers¨ nas FAOR. Mas já deram o que tinham que dar. São aeronaves de desempenho limitado. Com DERBY sob as asas ficam uma ¨jaca¨.

Thauno
Visitante
Thauno

CEL. nery perfeito seu comentario!