As armas que vão equipar os caças Gripen NG da Força Aérea Brasileira

178

A Força Aérea Brasileira pagará US$ 245.325 milhões (cerca de R$ 869 milhões) por 70 mísseis e bombas israelenses de alta tecnologia, e 14 pods de reconhecimento e designação de alvos para aeronaves, que serão empregados nos novos caças Gripen, de acordo com documentos obtidos pelo G1 através da Lei de Acesso à Informação.

Segundo o G1, as armas e equipamentos adquiridas são os seguintes:

A-Darter

Míssil A-Darter: 10 unidades operacionais e 8, para treinamento

Míssil IRIS-T na ponta da asa de caça Gripen da SAAF - ampliação de foto de F Dely - Saab

Míssil Iris-T: 10 unidades operacionais e 20, para treinamento

Spice 1000

Bomba guiada Spice 1000: 20 kits de unidades operacionais

spice-250

Bomba guiada Spice 250: 30 unidades

amxreccelite

Pod Reccelite 2: 4 unidades

Litening G4

Pod Litening G4: 10 unidades

Subscribe
Notify of
guest

178 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wolfgangus Mozart

Nada de extraordinário, porém muito superior ao que a FAB utiliza atualmente.

tony

Cade os BVR ????????????
essa eu não entendi 2 misseis de curto e nada de longo ???
tem coisa errada ai!!!!

jose davi

Pra que 2 modelos de misseis WVR ? E cade o armamento BVR ?

Intrude

Acredito que BVR e alguns outros itens virão da Saab junto com os caças… ou não.

sanney henrique

Se entrassemos em guerra. Com algum pais. Uma invasao da amazonia como q se defende assim.

Paulo Victor Soares

Não faz sentido a FAB comprar esses IRIS-T sendo que já investiu no desenvolvimento do A-Darter.

Baschera

A FAB e as suas quantidades fodásticas….

No entanto, para vcs verem… como armamento dá lucro… com esta grana vc compra três EMB 190 e um Legacy 450/500 de troco….

Só não entendi porque A-Darter e Iris -T ao mesmo tempo.

No mais, parte do titulo da matéria do G1 está errada…pois somente as bombas guiadas e os casulos são Made In Tio Jacob… os mísseis WVR não (EU e SA/Brasil).

Sds.

fabiano fb

com o passar do tempo a lista aumenta

Baschera

A matéria do G1 cita: -Sobre o A-Darter : A Aeronáutica encomendou ainda 10 unidades operacionais e 8 de treinamento do míssil A-Darter, que o Brasil está desenvolvendo de forma conjunta com a África do Sul e que poderá atingir até aeronaves que estejam se aproximando por trás do avião lançador. -Sobre a “pequena quantidade” adquirida: (1) Um brigadeiro da reserva da FAB, especialista em combate aéreo e que pediu para não ser identificado, diz que se justifica a compra de pequena quantidade de munição devido ao uso ser raro e a validade, pequena. Os treinamentos atuais de lançamentos de… Read more »

fabiano fb

o BVR seria METEOR ou mais DERBY? so o tempo dirá kkk
mas mesmo assim boa compra para FAB

Baschera

Professor “BOSCO” explica melhor aí….

O Brasil comprou ainda mísseis alemães IRIS-T ar-ar, que possuem capacidade de aniquilar medidas eletrônicas do inimigo para impedir que a bomba acerte o alvo, explica o professor…

Sds.

Baschera

Bosco…. o que da à entender é que o Iris-T será usado como arma “anti-radar” ????

SDs.

Alexandre Galante

Baschera, você está exigindo muito do G1. A grande imprensa não costuma ser muito precisa quando trata de temas militares.

fabiano fb

Galante ,a grande impresa não costuma ser muito precisa quando trata de temas militares,verdade já vi o datena chamar f5 de mirage kkkk

Baxk

Espero que futuramente, quando os NG’s chegarem a quantidade de 100 unidades, possamos ultrapassar essa mesma quantidade em misseis.
De Fato a Fab será e é a maior da America Latina, não esqueçam dos misses dos P-3 Orion, que são poucos, mas são ótimos.

Quem sabe, quem sabe mesmo na próxima década, os Chinook e C-17 venham,rsrsrs

Eziquiel

Imaginando que a lista esteja correta:

O Iris-T eu imagino que deva estar na lista porque o A-Darter carece de maturidade operacional. Não entendo por que o A-Darter e não o Python 4 ou 5, talvez a FAB queira simplesmente testar equipamento novo.

Cadê o Meteor?

Interessante o interesse da FAB por armas stand off. Definitivamento o Gripen terá vocação ofensiva.

RB

Alguém explica essa: apenas 10 A Darter??? A não ser que tenha alguma informação desconhecida/classificada, não teremos escala de produção, não manteremos o conhecimento adquirido, não teremos desenvolvimento do produto, que convenhamos, já não deve ser mais o top atual, Portanto esta sendo mais uma canoa furada, entre tantas outras nas quais embarcamos. Isso não faz sentido algum. Me desculpem se estiver errado!!!. Vou resumir meu sentimento: isso é brochante, vergonhoso, incoerente, inexplicável,etc,etc…

Andrei

calma gente foi um pedido não o único pedido…

Andrei

Interessante a quantidade de comentários da matéria e alguns coerentes, parece que a maioria reconhece a necessidade de se investir nas forças armadas…

Tomahawk

Bosco e essas spice 1000 e 250 daria um trabalho para os s-300 venezuelanos eo nasams chilenos ?

Souza

Desculpe- me pela ignorância, mas não deveria ter uma quantidade maior de unidades por arma?

Duanny D.

Calma negada, os caças nem chegaram e esse foi o 1° lote de compras, os caras provavelmente vão querer testar essas armas e a redundância tem sua lógica para avaliar qual deles e’ melhor em determinada condição de teste.

Duanny D.

Souza, se foram compradas para teste, não.

Souza

Obrigado Duanny D. Porque pela matéria dá a entender (pela minha visão) que será apenas essa quantidade

Antonioa

Só esse pouquinho de coisa já deu a bagatela de 870 milhões de reais?
Caramba, por isso que é melhor pagar o triplo pela transferência de tecnologia e pelo desenvolvimento

Rogerio

Arsenal virtual apenas para criar doutrina, sem nenhuma capacidade dissuasória.

Vespão

Nada de mais .no aguardo do Meteror …

SDS

joseboscojr

Baschera, Eu acho que essa reportagem não procede. E o Iris-T não tem nada a ver com o afirmado. Ele é um míssil ar-ar (tem versão sup-ar) de curto alcance de 5ªG como o A-Darter. O único diferencial que se diz dele é que seria mais resistentes (imune??) ao cegamento laser, apesar desse sistema de defesa (DIRCM) ainda não estar implementado em nenhum caça e ao que se sabe o primeiro a recebê-lo será o F-35 em algum momento no futuro próximo. Tomahawk, Combinando um RCS reduzido, um radar AESA com capacidade SAR, ECM intensa, mísseis MAR-1, táticas de penetração… Read more »

P2NJr_SC

Alguém pode descrever as funções dos Pod’s Reccelite 2 e o Litening G4, esses sim terão uma vida útil maior, e devem ter um custo considerável…
Boas escolhas com a utilização do Data Link …
Acredito q o primeiro tenha uma função mais de busca/levantamento de informações como fotos (espionagem) e o segundo um sistema laser para melhorar a eficiência do ataque objetivo(alvo)

Gustavo

Teste

Baschera

Grato Bosco.

Também “achei” o texto pra lá de forçado.
Em breve vou saber o porquê e compartilho.

Sds.

Farroupilha

Baschera às 13:58h… “Um brigadeiro da reserva da FAB, especialista em combate aéreo e que pediu para não ser identificado, diz que se justifica a compra de pequena quantidade de munição devido ao uso ser raro e a validade, pequena.” Antes de mais nada que doutrina fodástica é essa que pressupõem 100% de acerto para cada um dos nossos raros mísseis a serem lançados em batalha? E… “uso ser raro” é sempre o mesmo argumento para nossa falta de Defesa: Não temos inimigos. Ora mas então fecha tudo que é base, quartel, e acaba a farsa e o gasto com… Read more »

Farroupilha

exquisito

Wolfgangus Mozart

É o que eu digo. Defesa é coisa séria e demanda altos investimentos. Ou vc gasta ou finge que tem, não existe meio termo. Os armamentos empregados pela FAB sempre foram de segunda linha. Não tem sentido comprar Gripen E e capar o avião em armas. Para cada Gripen, deveria haver pelo menos 8 mísseis BVR, 12 WVR, 3 pods de alvos, 2 anti navios e 2 anti radar… O valor do contrato tb está alto para a quantidade solicitada… Sei não viu.

Juarez

Este “noticiário” não está correto, fizerem uma salada tota. A compra do Iris T que já vinha sendo cogitada a muito tempo, em função de que a Força Aérea Sueca vai homologa-lo também no NG, se deve em função de que ninguém tem certeza ainda de como, e se vai rodar corretamente um troço chamado A Darter. O número de mísseis de treino indica uma campanha extensa de homologação de ensaios aerodinâmicos que se farão necessários. Armas stando off: Saiu só uma parte do pacote, a FAB está adquirindo um míssil ar solo israelense e um anti navio europeu. O… Read more »

Jakson de Almeida

“Vixe Gesuis”! A FAB nunca comprou tanto armamento de uma vez só.
Quanto ao iris-T, a noticia é verdadeira? Não seria melhor comprar um único modelo de míssil de curto alcance, nesse caso optando pelo A-Darter.

ABULDOG74

Pergunta de um leigo: Haverá armas para o Gripen sendo fabricadas no Brasil? Quais?

Juarez

Jackson, o A Darter, por enquanto é um “teste”…

Abuldog74 , sim toda agma de BB burras, anti pista, a futura bomba guiada INS/GPS e o míssil anti radiação MAR 1.

Grande abraço

joseboscojr

Já que não tem inimigo o Brasil devia se ater às bombas guiadas por laser e por GPS. Estamos comprando bombas de alta tecnologia capazes de reconhecimento e aquisição autônoma de alvos sem ainda dominar plenamente as mais simples. As Spice 1000 representam a 4ª geração de armas guiadas por TV/IIR, sendo que nós nunca utilizamos as de primeira e segunda geração. A 1º G é representada pelas bombas que tinham uma câmara de TV no nariz e eram pilotadas remotamente, da SGM, como a GB-4. A 2ªG é representada pelas bombas e mísseis operando no modo LOBL, tendo que… Read more »

joseboscojr

O “já que não tem inimigo” foi de modo irônico e parafraseando o General citado. rsrsss

Juarez

Bosco, eu sempre defendo fazer o arroz com feijão bem feito para depois alçar outros vôos, mas eu acredito, até pelas experiência do passado, das quais algumas vivi, que se deve ter um mínimo contato com a tecnologia de ponta para que não fiquemos completamente out no negócio e possamos aos poucos ir tentanto assimilar a doutrina. Posso estar completamente errado e colocando a carroça na frente dos burros como tu bem disse, mas algumas experiência vergonhosas como uma da operações Cruzex e na primeira Salitre mostrou que pelo menos deveríamos ter um mínimo de conhecimento de armas de ponta.… Read more »

Farroupilha

Nessa suposta encomenda de 10 A-Darter e 10 Iris, se forem colocados 2 por Gripen, são então apenas 10 Gripens para defender o espaço aéreo.
É tá bom! Para quem nos atacar. Que não será republiqueta não.
Os outros 24 Gripens ficam congelados no hangar.
Vão servir de bonus de vitória para nosso inimigo.
Por enquanto a coisa tá feia mesmo.

Como alguém dum quartel já mais ou menos falou… nossa munição só dá para o primeiro nanosegundo de batalha.

Trovão Azul

Segudo a reportagem do G-1 a Fab ñ diz a quantidades especificas de algum mísseis por questão estrategica da Fab , interesante frizar neste quisito quais serião??? Fiquei currioso rrrsss …Pra me jà tà de bom tamanho tendo invista que ñ estamo em gerra ainda rsrsss…

Juarez

Pessoal, eu não gosto de como está sendo conduzido este processo, mas esta compra é tão somente para teste e integração, se, repito se o A Darter rodar e rodar bem, novos lotes de compra virão, caso contrário se voltará a adquirri o Iris T e maiores quantidades que é um put…de míssil IR.

Grande abraço

Trovão Azul

MestreJoséBoscoJr ; só uma peguntinha os sobre os mísseis de 4° geração ñ seram para obter conhecimento operacional e adestramento dos demais ? Deixarà a Fab um passo afrente dos nossos vizinhos plobrematicos ? Sds.

Silent

Será que confundiram o Iris T com o Meteor?

leigo

Acredito que ainda está muito cedo para fechar com as armas. Enquanto se desenvolve o avião (afinal de contas, alguém tem notícias do andamento? Só vôos de teste usando o c? Nada de carcaça ng?) acredito que mísseis compra-se mais facilmente. Não há fila igual a avião. Compra hoje para receber daqui a seis anos… Imagino que quando se aproximar o recebimento dos primeiros aviões, vão decidindo quais são as necessidades. Engraçado, a maioria dos paises é assim. Falam que daqui a tantos anos terão equipamentos tais e tais. E se houver guerra antes?

Oganza

Pra mim foi uma boa compra SE for um primeiro lote e vier outros em seguida… se não é mais do mesmo, só que mais caro… o Tempo dirá. Agora eu concordo com o Bosco quando ele diz que devemos “manejar” as armas guiadas de gerações anteriores… principalmente para DESENVOLVER DOUTRINA… Como anda o desenvolvimento das tais bombas guiadas Nacionais? Como anda o desenvolvimento do nosso INS Tupiniquim? Teremos alguma versão delas guiadas por laser? Eu acho tb que a FAB, EB e MB perdem uma uma boa chance de fazerem testes digamos “Mais Reais” em operações como as tais… Read more »

joseboscojr

Trovão,
Mas no Brasil quando a esmola é grande o santo desconfia.
Se for mesmo verdade e se houver continuidade sem dúvida é uma boa, mas começar a desenvolver doutrina usando essas armas caríssimas e complexas é algo que não condiz muito com nossa realidade.
Mas tomara que seja verdade.

Oganza

Meus caros… SE os caças chegarem a partir de 2019, o que é muuuuito difícil de ocorrer, será algo como 6 AC por ano… lá por 2025 teremos todos por aki e lá por 2030 é que teremos um FOC real e descente. Então, dois lotes do tamanho desse ai dá e sobra. Mas e SE tiver guerra? – Vamos levar o farelo do mesmo jeito, até pq os Fabianos não estarão adestrados a tempo nos novos Gripens e principalmente nas novas armas e táticas. Quem carregará o piano e nos salvará serão Mikes, A-1 e Tucanões… Não existe arma… Read more »