FOTO: Caças F-35A da USAF e da RAAF voando juntos

36

Dois Joint Strike Fighter F-35A Lightning II, um da USAF e outro da RAAF – Royal Australian Air Force, voam lado a lado após decolarem da Luke Air Force Base, no Arizona. O primeiro esquadrão de F-35B já foi declarado operacional pelo USMC – United States Marine Corps em 31 de julho de 2015.

O pessoal da RAAF que trabalha com o JSF será aproveitado em uma rede de apoio internacional e terá a oportunidade de trabalhar ao lado da indústria de Defesa para apoiar a frota JSF. A Austrália está programando atingir o IOC do seu primeiro esquadrão de F-35s baseados em Williamtown em 2020.

FOTO: Lockheed Martin

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bardini

Fico aqui imaginando o F-35 nas cores da IAF…

Agora, esse pessoal da RAAF ta bem servido de equipamento militar, em!?

F-18 A/B, F-18 F, EA-18G Growler, F-35A, C-17, C-130J, KC-30A… é… Confesso que é de dar uma certa inveja dos caras…

Sds

Marcelo

esqueceu dos P-8 Poseidon e dos E-7 Wedgetail…para aumentar a invejo só um pouquinho

Bardini

Muito bem lembrado, Marcelo!

Leonardo

Marcelo,
Achava que somente os americanos e indiandos tem o P8, não sabia que Austrália tem?? Ou irá comprar??
Mas as forças da Austrália são de primeira linha.
Brasil está longe de uma Austrália da vida.
Sds

Marcelo Pamplona
Bardini

Se me permitem a intromissão…

O site dos caras também é de dar inveja, vale a pena a passada por lá:

http://www.airforce.gov.au/Technology/Aircraft/?RAAF-nMfLhE/ppITHEkch5e7PfopYCzwKfhNg

Tom

Só uma perguntinha : na minha opinião aposto na França contra os Ingleses! ???

Bardini

Muito difícil responder sua pergunta, Tom.

_RR_

Estranho…

Falou-se tanto em “falta de espaço para a cabeça com capacete”…

Não parece, visto por essa foto do artigo…

Tom

Difícil nada! Mais as nucleares, mais dinheiro para queimar e pilotos muito bem treinados! A história no responde. ???

Bardini

RR,

Sera que a solução foi diminuir o tamanho dos pilotos?

E aproveitando o embalo, quais seriam hoje as medidas ideais de um piloto de F-35?

Wolfgangus Mozart

Eles voam equipamentos estadunidense sem essa baboseira ideológica vira lata de intervenção do Tio Sam ou dependência externa. Uma Força Aérea exemplar num país decente que sabe o seu lugar na geopolítica sem essa de TOT irrestrita ou pseudo ufanismo. Parabéns para os australianos.

Tom
_RR_

Bardini.

Sinceramente, observando apenas por fotos, creio que um piloto que tenha entre 1,70m e 1,80m poderia se sentar naquele cockpit sem problemas… Mas isso é chute meu, claro…

Saudações.

CESAR

F 35 Avião de verdade com alta tecnologia , quando esse avião tiver 100% operacional digo mostrando tudo que é capaz, ai eu quero ver……………………

Não vai ter para ninguém ,não adianta avião fazer pirueta avoar de cabeça para baixo ou de lado ou para trás ou fazer manobra cobra ou o que for ,vai ser Kill na certa.

CESAR

Lindo avião
F 35 avião de verdade…..
Como eu digo alta tecnologia tem seu preço…………

Rodrigofi

A Indústria aeronáutica australiana participou do programa JSF.

https://www.f35.com/global/participation/australia

A Austrália tem importância estratégico/militar internacional.

joseboscojr

Ivinho,
O maior detrator do F-35 afirma que o RCS dele na traseira é igual a do T-50 de frente.
E aí? Se o F-35 não é stealth e nem de 5ªG o que é o T-50??
http://www.ausairpower.net/APA-NOTAM-300309-1.html
Olha lá no finalzinho do texto, depois da última foto, nas anotações finais.

Duanny D.

Radar q opera faixa VHF? Alcance limitada, resumindo antes de conseguir detectar algo já foi destruído.

Duanny D.

Jamear o q já foi destruído? Pra q? E’ burrice.

Palpatine

nos embasemos em fatos concretos e não em paixões política ideológicas senhores….picuinhas, birras e torcidas infantis em nada acrescentam ao debate…Ter não significa operar….Vide o F-22 mal lançado e já fora de linha e o F-35 já garantido o maior fiasco da historia da aviação militar daquele pais… Há fatores importantes como a resposta operacional e o custo..tanto de aquisição como o de operação durante o ciclo de vida..De nada adianta ter vetores de alta capacidade e tecnologia…super fantásticos e mirabolantes…se os custos de desenvolvimento, aquisição e operação tornam o programa impraticável e inviável… a historia militar é cheia de… Read more »

Delfim

Fico pensando se o F-35 vai ser como o Grumman F-8 Bearcat, o mais poderoso caça a hélice feito, numa época que os jatos estavam saindo da infância.

O nemêsis do F-35 não serão outros caças tripulados, e sim VANT’s de combate, sem as limitações que tripulantes humanos impõem.

_RR_

Meu caro Palpatine ( 8 de agosto de 2015 at 2:42 )… “De nada adianta ter vetores de alta capacidade e tecnologia…super fantásticos e mirabolantes…se os custos de desenvolvimento, aquisição e operação tornam o programa impraticável e inviável…” E o que existe de “mirabolante” no F-35…? Tecnologia stealth? Isso já é estudado desde os anos 60/70 e já vem provando nos últimos 30 anos que funciona… Radares AESA? Já existem modelos operacionais a quase duas décadas… Sistemas multimissão? Desde os anos 80 que aeronaves multifuncionais vem saindo das pranchetas para o mundo real. Integração e automação de sistemas? Isso já… Read more »

Augusto

Um gripen ng tem frontal rcs de 0,01 rcs, igual ao do pak fa kkkk de acordo com o texto do bosco que diz que o pak fa tem 0,01 frontal, ainda tem gente que acha q o gripen era o pior da short-list da FAB, do ganhou por causa do preço

_RR_

Delfim, Creio que pelo menos pelos próximos 30 anos ainda haverá a necessidade de um piloto no cockpit para tomar as decisões… Mesmo que derivados do X-47 ou similares estejam prontos antes do final da década seguinte, ainda considero pouco factível confiar somente a eles o combate. Sistemas controlados remotamente apresentam seus desafios, principalmente na forma de transmissão de dados e comandos em tempo real. Isso praticamente obriga a existência de instalações de retransmissão em uma rede verdadeiramente complexa, na qual qualquer gap pode resultar em perda de equipamento… Novos sistemas ECM também prometem transformar em um caos o espaço… Read more »

Objeto Trollador Não Identificado

“_RR_ 8 de agosto de 2015 at 12:38 Já são mais de 2000 encomendas de todas as versões, e ele já passou dos 100 exemplares produzidos… As reduções podem ser consideradas marginais diante do total de encomendas ( o único país do consórcio que parece verdadeiramente cambalear é o Canadá )… Na verdade, nessa década, o caça ganhou mais três clientes com Israel e Coréia do Sul e Japão, o que compensou a redução por parte da Itália ( redução essa que pode ser mais ligada ao Eurofigther que ao preço do caça americano ). E na real, só as… Read more »

Delmo Almeida

Uma pergunta:

Visto que a USAF usa um mecanismo diferente de reabastecimento em voo da USN, as diferentes versões do F-35 também possuem diferentes sistemas?

Delfim

Caro RR. Talvez haja VANT’s de caça, talvez não. Mas é fato é que os projetistas já deveriam estar pensando na 6ª geração, mas tal não parece acontecer. Óbvio que o F-35 ainda está em entregas e ainda não debutou em combate, mas geralmente os fabricantes não perdem tempo entre gerações de caças. Quanto aos israelófilos, não creio que a IAF receba os seus F-35 antes de 2018, pelos seguintes motivos: 1 – Israel recebeu seus F-16 depois de outros compradores da OTAN, parece que Israel não desperdiça seus recursos com pressa, sem ver o que os aviões realmente entregam;… Read more »

joseboscojr

Delmo,
Tem sim!
O A da USAF tem receptáculo e o B e C têm sonda.

joseboscojr

Augusto,
Eu disse que o RCS frontal do Gripen NG está entre 0,1 e 1 m², (pelado) e o do T-50 é de 0,01 m² all aspect (armado).
Um abraço.

Vader

Palpatine 8 de agosto de 2015 at 2:42 # “Vide o F-22 mal lançado e já fora de linha” O F-22 foi projetado no final dos anos 80 e construído nos 90 sob a premissa de que teria inimigos nos anos 2000, quando estaria operacional. Felizmente não teve, porque a URSS faliu e desapareceu. E não terá pelos próximos 10 anos. Após isso os americanos com certeza já terão outra arma em seu arsenal. Provavelmente um caça stealth não tripulado. “e o F-35 já garantido o maior fiasco da historia da aviação militar daquele pais… “Fiasco”? Uma aeronave com três… Read more »

Vader

Objeto Trollador Não Identificado 8 de agosto de 2015 at 19:57 # “em relação ao f-35 vemos países fantoches sendo forçados politicamente a comprar uma aeronave com projeto 20 anos mais novo que o f-22 e de semelhante custo unitário mas de desempenho amplamente inferior…” Bem, em recente exercício muito provavelmente F-35B dos Marines “abateram” F-22. Há enormes dúvidas sobre se o mero desempenho cinemático inferior ao F-22 do F-35 significaria “desempenho amplamente inferior” em um combate real De qualquer maneira, o F-35 não foi feito para combater o F-22, que é a melhor aeronave operacional do mundo. E sinceramente,… Read more »

Toleman Alan Picoli

Países fantoches? Maior fiasco da aviação americana?
Eu realmente tento ser neutro, mas infelizmente os anti-ocidentais não deixam…

Delmo Almeida

Valeu Bosco, mas eu não me lembro de ter visto nenhuma imagem dele sendo reabastecido com o sistema sonda.

Pergunta 2: se um cliente do F-35A quiser o sistema do B e C, vocês acham que isso ficaria muito complicado?

Bosco

Delmo,
Teoricamente o espaço da sonda está lá e seria possível, mas até agora todos os clientes do A usam ou usarão reabastecedores dotados de lança.

Bosco

O Trollador é um gozador.
Ele exagera tanto que ninguém o leva a sério e nem ele acredita no que ele diz.
Com certeza absoluta ele achava a Ucrânia um país irmão e aliado da Rússia mas a GB, a Itália, a Coréia do Sul, Japão, etc. , são capachos dos americanos.
Ele é um gozador!!
Rrssss