Esquadrilha da Fumaça faz primeira demonstração pública com A-29 Super Tucano – fotos e vídeo

    2628
    5

    Esquadrilha da Fumaça com Super Tucano volta às demonstrações - foto FAB

    Apresentação foi realizada na manhã desta sexta-feira (03/07) durante cerimônia na AFA

    O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), também conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizou na manhã desta sexta-feira (03/07), sua primeira apresentação após a substituição da aeronave T-27 Tucano pelo A-29 Super Tucano. A demonstração aconteceu durante a cerimônia de entrega de espadim aos cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

    O comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou como foi retomar as atividades com o novo avião. “Foi uma honra porque foram dois anos de implantação da nova aeronave. Foram muitos treinamentos, muitos voos para conhecer a aeronave e adaptar o display de demonstração. Poder concluir, fazer um fecho desse trabalho todo, é muito gratificante, um motivo de muito orgulho”, disse o militar.

    Esquadrilha da Fumaça com Super Tucano volta às demonstrações - foto 2 EDA - CB Diego - AFA Esquadrilha da Fumaça com Super Tucano volta às demonstrações - foto 3 EDA - CB Diego - AFA

    O público, segundo o Tenente-Coronel Gobett, pôde notar várias diferenças nessa primeira apresentação. “Certamente mais velocidade e mais emoção. Retomamos manobras que não eram mais feitas na época do T-27 Tucano, já que o desempenho desse avião proporciona algumas capacidades a mais em relação à aeronave anterior”, avaliou.

    A apresentação das sete aeronaves teve duração de trinta minutos e emocionou o público e os pilotos. “Só tenho a agradecer ao público que nos entendeu e nos esperou. Sei que toda a nação está vibrando com esse retorno. Estamos prontos para voltar a percorrer os rincões do Brasil”, afirmou o piloto da aeronave número três, Major Ubirajara Pereira Costa Júnior.Esquadrilha da Fumaça com Super Tucano volta às demonstrações - foto 4 EDA - CB Diego - AFA

    Esquadrilha da Fumaça com Super Tucano volta às demonstrações - foto EDA - CB Diego - AFA

    Treinamento com o A-29 – A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça com o T-27 Tucano ocorreu no dia 31 de março de 2013 sobre o Lago Paranoá, em Brasília (DF).  Após a despedida da aeronave, a Esquadrilha começou a implementar o A-29 Super Tucano com o objetivo de garantir mais potência na realização das acrobacias. A aeronave ganhou nova pintura baseada nas cores da Bandeira Nacional.

    Os pilotos treinaram no simulador do A-29 e realizaram voos em praticamente todas as regiões do Brasil por dois anos e três meses. Novos pilotos também chegaram à unidade. As novas aeronaves participaram, ainda, de exposições estáticas em diversos eventos, como o “Portões Abertos”.

    Esquadrilha da Fumaça com Super Tucano volta às demonstrações - foto 2 FAB

    “Nós nos preparamos com muito treinamento e muito estudo sobre o avião, as manobras e as capacidades. Foi um período longo, intenso, mas que valeu muito a pena. É o  fecho de um trabalho e da implantação de uma aeronave bem diferente mas que consegue trazer a mesma emoção ao público, como foi em todas as gerações da Fumaça”, complementou o comandante da Esquadrilha da Fumaça.

    Além do treinamento de acrobacias e aperfeiçoamento dos pilotos, as equipes de manutenção e logística também se aprimoraram durante o período de pausa das apresentações.

    O EDA recebeu ainda aeronaves equipadas com o sistema de geração de fumaça que utiliza óleo ecologicamente correto. O novo produto usado para as aeronaves “escreverem” nos céus com fumaça branca não agride a camada de ozônio e não gera poluição.

    EDA – No dia 14 de maio de 2015, a Esquadrilha completou 63 anos. Neste período, quase quatro mil apresentações aéreas foram realizadas no Brasil e em mais de 20 países. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) é uma das instituições que mais representam a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) em âmbitos nacional e internacional.

    Próximas apresentações – A agenda da Esquadrilha da Fumaça já tem apresentações confirmadas. A próxima demonstração será em Maringá (PR) em 12/07. Os fumaceiros também estarão no evento Portões Abertos da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no dia 16 de agosto.

    volta_fumaca - imagem EDA - FAB

     

    ATUALIZAÇÃO: confira abaixo vídeo divulgado pela FAB na noite de sexta-feira, 3 de julho, sobre a volta às apresentações da Esquadrilha da Fumaça / EDA:

    FONTE / IMAGENS / VÍDEO: FAB ( Agência Força Aérea / EDA / AFA – fotos Ten Enilton e Cb Diego)

    5
    Deixe um comentário

    avatar
    5 Comment threads
    0 Thread replies
    0 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    5 Comment authors
    Luiz FernandoClésio LuizMauricio R.Galeão CumbicaRinaldo Nery Recent comment authors
      Subscribe  
    newest oldest most voted
    Notify of
    Rinaldo Nery
    Visitante
    Member
    Rinaldo Nery

    O aviao nao foi feito p isso. Foi lobby da EMBRAER. Espero q nao ocorram mais acidentes.

    Galeão Cumbica
    Visitante
    Galeão Cumbica

    Coronel

    O F18 tb nao foi feito praquilo, mas o Blue Angels fazem o que fazem.

    Agindo dentro do envelope de voo da aeronave, nao ha problemas algum.

    E lobby aqui e lobby ali, antes um avião brasileiro na Esquadrilha!

    sds
    GC

    Mauricio R.
    Visitante
    Mauricio R.

    “E lobby aqui e lobby ali, antes um avião brasileiro na Esquadrilha!”

    E eis que o “só pode ser for Embraer”, mais uma vez exibe sua triste face.
    Se a Embraer quer exibir a sua aeronave, que o faça tal qual a Breitling fez:

    Monte a sua própria esquadrilha de demonstração, e lá coloque as aeronaves que bem entender.

    Clésio Luiz
    Visitante
    Active Member
    Clésio Luiz

    Toda esquadrilha de demonstração oficial, em qualquer força no mundo, usa preferencialmente aeronaves produzidas localmente. Porque aqui seria diferente?

    Os EMB-312 estavam com trinta anos de operação. Tava bom de trocar sim, nem que fosse por uma esquadrilha de Ipanemas 🙂

    Luiz Fernando
    Visitante
    Luiz Fernando

    É óbvio que tem de ser um produto nacional (diga-se Embraer, porque até agora não há outra). Uma das funções do esquadrão é promover a indústria nacional.

    Fez assim com o EMB-312 e fará assim com o EMB-314.

    Quanto a aeronave servir ou não pra as exibições… é tudo uma questão de se adaptar as apresentações ao envelope de vôo da aeronave.

    Não vejo a hora de ver os Super-Tucanos voando aqui em SJK. Aliás, quando fazem demonstrações, meu prédio oferece visão privilegiada. Assisto da minha sacada.