FAB desiste de alugar caças Gripen, afirma diretor do DCTA

35

Gripen-C-frontal-foto-SAAB

Virgínia Silveira

ClippingNEWS-PAO cenário de ajuste fiscal no Brasil colocou por terra o projeto de arrendamento de 12 caças Gripen C/D, modelo antecessor da nova geração NG, que está sendo adquirida pela Força Aérea Brasileira (FAB). A necessidade operacional da FAB continuará sendo suprida, ainda que precariamente, pelos caças F-­5 modernizados pela Embraer.

“Diante da atual conjuntura de ajuste fiscal, o Comando da Aeronáutica começou a avaliar, como alternativa, a possibilidade de antecipar o simulador de voo do Gripen NG, como forma de propiciar a familiarização dos pilotos e mecânicos com a nova plataforma”, disse o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), brigadeiro Alvani Adão da Silva.

Além do treinamento dos pilotos propriamente dito, segundo Alvani, o simulador também permitirá uma melhor avaliação das potencialidades do novo caça e até a possibilidade de serem sugeridas mudanças na plataforma, no sentido de melhorar a sua performance.

A proposta de arrendamento, segundo ele, começou a ser discutida entre o Comando da Aeronáutica e o governo sueco no ano passado. O negócio não tinha nenhuma relação com a compra dos 36 caças do programa F­X2. O aluguel dos aviões era considerado uma solução interina, que iria preencher a lacuna operacional entre a desativação das aeronaves Mirage F2000 ,em dezembro de 2013, e a entrega dos primeiros jatos Gripen NG, prevista para ocorrer a partir de 2019.

A FAB esclareceu que o contrato de aquisição do Gripen, assinado em outubro de 2014, foi firmado em coroas suecas, correspondendo a um valor de US$ 5,4 bilhões na época. Hoje, porém, este montante equivale a cerca de US$ 4,6 bilhões, já que houve variação na taxa de câmbio entre o dólar americano e a coroa sueca. A taxa de conversão utilizada, segundo a FAB, foi a do Banco Central do Brasil.

Sobre o contrato de financiamento dos caças, o diretor do DCTA disse que qualquer redução que se consiga nas taxas de juros é um esforço que está sendo feito para melhorar a situação fiscal do país. “Este contrato é tão importante para o Brasil quanto para a Suécia. Acredito que os dois lados estão em sintonia para buscar uma solução. Para quem esperou 18 anos, um ou dois meses a mais não faz diferença”, afirmou.

O brigadeiro admitiu, porém, que se não houver um acordo antes do mês de agosto, será necessário fazer um ajuste no cronograma de envio dos técnicos e engenheiros brasileiros que irão trabalhar no desenvolvimento dos primeiros caças na Suécia.

Pelo acordo acertado entre Saab e a FAB, a empresa sueca vai receber 357 engenheiros de empresas brasileiras e do DCTA. A maior parte, 240 profissionais, será enviada pela Embraer, empresa que também coordenará as atividades de desenvolvimento, produção e montagem do avião no Brasil. Também foram selecionadas para participar do desenvolvimento do Gripen NG as empresas Inbra, Ael Sistemas, Akaer, Atech e Mectron.

FONTE: Valor Econômico

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pangloss

Na falta de pixuleco, será que o Brasil não poderia exportar mandioca para a Suécia, para conseguir honrar um contrato de aluguel dos Gripen C/D?

Wagner

Que pena.

🙁

Douglas Falcão

Brasil não é país sério. Ontem na Av. Rio Branco, Centro, Rio de Janeiro, passou uma grande passeata de funcionários públicos pedindo aumento. Hoje está em votação no Congresso projeto para concessão de aumentos aos servidores do judiciário que vão de 20% a 77%… isso porque estamos em crise; imaginem se estivéssemos crescendo a taxas chinesas… Na outra ponta a livre iniciativa vem sofrendo aumentos sucessivos de tributos, taxas, tarifas de luz e tendo benefícios oficiais restringidos, como o seguro desemprego, pensões cálculos de aposentadoria etc… em nome do tal ajuste fiscal. Esse dinheiro vai parar no bolso das velhas… Read more »

Fabio Macedo

Sinceramente, eu como leigo mas apaixonado por aviação, vendo as decisoes absurdas desse Governo, que ate o momento nao beneficia ninguem alem dos velhos marajas, acho que o Gripen subiu no telhado, tomara que não, que pelo menos honrem os acordos, mas, criando um cenario pessimista mas realista, vao dar uma desculpa covarde qualquer, talvez ate jogando a culpa no governo sueco, e ano que vem, para fazer propaganda, vao dar inicio a um novo programa FX, que vai se arrastar por mais uns 10 ou 12 anos.

Augusto

“‘Diante da atual conjuntura de ajuste fiscal, o Comando da Aeronáutica começou a avaliar, como alternativa, a possibilidade de antecipar o simulador de voo do Gripen NG, como forma de propiciar a familiarização dos pilotos e mecânicos com a nova plataforma'”.

É isto aí: nossas Forças Armadas tornaram-se estritamente órgãos mambembes de doutrina. Teremos simuladores para aviões que não temos; temos porta-avião imprestável para a guerra, mas cujo objetivo é manter a doutrina, apesar de estar mais para fazedor de viúvas, e por aí vai.

Ai se a guerra estourar como sempre, desavisadamente…

Matheus Augusto

Xiih, parece que quase 2 décadas de sofrimento pra se concluir o FX-2 acabarão indo pro buraco.

Se for msm, uma pena, a FAB e o país não merecem isso.

Bom, lá vamos nós de F-5 por mais 20 anos, quem sabe lá em 2040 os EUA não fiquem com dó e nos dão alguns F-16 não é.

Pensamento positivo sempre kkkk

Marcelo Pamplona

Prezado Douglas Falcão; Realmente o Brasil não é um país sério. Os servidores a quem você imputa a “gastança” de dinheiro do Erário, estão a módicos NOVE ANOS sem reajuste! Dada a “pequenina” inflação do período, você aceitaria passivamente tal tipo de abuso ao seu direito? São pessoas que adentraram o serviço público via concurso, não são os apaniguados detentores de indicação política, não são estes que desviaram “bilhõezinhos” da Petro, obteram vantagens comprovadas na Lavajato, tão pouco participaram de mensalões e de desvios de finalidade no BNDES. Não é por conta deles que os (tampax) Gripen não virão, ou… Read more »

Marcos

Se ficarmos sem o Gripen, nessas alturas, está é bom demais. Pior é virarmos uma Grécia.

Edimur

So uma revolucao com muitas mortes salvara o Brasil isso e fato, te que partir do zero!!!

Justin Case

Amigos,

Pode ser que, em longo prazo, exista um ponto positivo nessa confusão.
A maior ameaça ao projeto F-X, há várias décadas, sempre foi a presença ou possibilidade de vinda de um tampão.
Lembram da campanha “Tampax nunca mais!”?
A chegada dos C/D seria provavelmente a maior ameaça à efetiva aquisição dos NG, uma vez que, na visão de muitos, “a necessidade de defesa estaria satisfeita”.
Já tivemos que matar o tampão F-2000 para ter uma decisão do F-X2. Espero que essa opção de matar os C/D “tampax ajude a concretizar a compra dos novos E/F.
Abraços,

Justin

Marcos Gilbert

Tchau Gripem C/D, e essa conversa de que precisa baixar o juro do E/F para mim é mais um tentativa de desistir do Gripem E/F e terem um justificativa.

Douglas Falcão

Sr. Marcelo Pamplona Hein? Então para o senhor é tudo muito normal….; enquanto na sociedade que paga impostos e sustenta o serviço publico só se vê desemprego, aprovação de projetos restringindo seguro desemprego, pensões aposentadorias, e aprovando aumento de impostos, e no comercio só vê lojas fechando e pequenos empreendedores tentando passar o negocio que até então sustentava a família, é factível aumento de até 77% de aumento no serviço público? Com o dinheiro de quem? Só pensando pertencer a uma casta superior ou viver na ilha da fantasia mesmo. 9 anos sem aumento? Nunca “antes na história deste pais”… Read more »

Marcos

Justin Case:

Sim, uma boa argumentação. O C/D seria o tampão do tampão.

Marcos

Fica uma pergunta: e os pilotos que foram para a Suécia? Onde está a programação da FAB? Ao que parece todos perderam o rumo das coisas.

Nick

A FAB agora tem é que lutar para que o contrato do FX-2 se torne uma realidade. Se não, é bom ir preparando uma visita ao deserto do Arizona.

[]’s

Felipe Morais

Uma das características mais desprezantes que uma pessoa pode ter é a ignorância. É defender um ponto de vista sem argumentar. É falar sem ter conhecimento de causa. E o pior de tudo é o desinteresse em se informar antes de falar e se trancar dentro de sua bolha. É isso ai Marcelo, com toda a certeza, a parte mínima dos crimes contra a administração pública são cometidos por servidores com vínculo efetivo. Essa é a reforma política que o Brasil precisa, tudo, hoje, gira em torno desses cabides de emprego.

Felipe Morais

O texto pareceu irônico, mas definitivamente não foi a intenção.

Wellington Góes

Tivessem aceito e optado pela aeronave escolhida em 2009, período o qual não estávamos passando o que passamos hoje, já teríamos algumas aeronaves voando. Mas foram querer bancar o “samurai honrado”……….. (de fachada segundo às más línguas da IstoÉ). Tivessem optado pelo mix Hi-Low, hoje teríamos 36 Rafales voando por aqui (se tudo tivesse ocorrido como o planejado, em 2013/2014 os primeiros Rafales já estariam voando no Brasil), o que fosse aprendido da tecnologia que queremos (radar, aviônicos, materiais compostos, etc….), sem a necessidade de fabricarmos aqui, poderia está sendo replicada no Gripen que a princípio teria sido proposto para… Read more »

Marcelo Pamplona

Douglas Falcão; Lamento por você não saber sequer do que está falando e acreditar em qualquer coisa que sai na mídia aberta. Os 77% de aumento* a que você se refere é aplicado a um cargo que se limita a poucas centenas de servidores (auxiliar judiciário), vez que este nem mais provido é (nível de ensino fundamental). O percentual correto é de 54% parcelado em três anos, ou seja, nem se está levando a conta a inflação no decurso deste prazo. Lembrando que este é o valor bruto, pois por um “lapso” a mídia se esquece do desconto previdenciário (PSS)… Read more »

Wellington Góes

A solução tampão para isto já está nos hangares do PAMA-SP, é só modernizar os F-5 ex-jordanianos e tentar esticar a viada no que der dos F-5M mais antigos.

Mauricio R.

Façamos tal qual a Índia, que depois de 3 anos negociando sabe se lá o que, simplesmente compraram “de prateleira”.
G2G, uma compra de governo a governo.
Esqueçam o “Gripen F” e adquiram somente monopostos, tal qual os próprios suecos.
Qndo a conjuntura melhorar, a Embraer já terá fugido p/ a Florida e p/ Évora, poderemos pensar calmamente em fabricar caças no Brasil, sem atravessadores e aproveitadores.

nunes neto

Douglas, só para constar sou servidor público concursado, nos últimos 3 anos, tive 15% de aumento, parcelado em 5% ao ano, ao longo desse período a inflação no país ficou entre 6 a 7% , e o governo tirou 10% da minha insalubridade (olha que trabalho com agentes patogênicos bemmmmmm perigosos e executo trabalhos de campo idem), ou seja não obtive ganho nenhum, você não sabe do que está falando!Abçs

Baschera

Apertem os pilotos que o cinto sumiu !!

Cadê a esquerdalhada que defendia este desgoverno ??

Então estamos no fundo do poço ?? Não… vem coisa pior por aí.

Sds.

Vader

Senhores, os servidores do Judiciário e do MPU não estão há nove anos sem aumento.

Eles estão há nove anos sem reajuste!

Ou seja: somada a inflação do período, os salários foram diminuídos em quase 100%.

Pergunto aqui quem ficou nove anos sem a reposição da inflação. Duvido que alguém.

Isso é ilegal, imoral, injusto e inconstitucional.

Wagner

A democracia funciona assim mesmo, é uma série de grupos , castas, associações, cada qual lutando por seus interesses. Cabe ao Estado dosar as coisas para que os interesses de um grupo não se sobreponham aos do país inteiro, o que, infelizmente, nem sempre acontece. Quem critica os funcionários público fala muito em meritocracia, ora, mas não foi o concurso publico uma maneira de conquistar uma posição digna, mediante meritocracia ?? Pq então os funcionários publicos, os concursados, legitimos detentores de seus direitos, bem como deveres, pq eles não podem pedir seus devidos reajustes ??? É errado ser servidor publico… Read more »

joao.filho

É triste o fim da FAB, mesmo. Cada dia uma noticia pior que a outra. É óbvio que está sendo preparada a noticio do da cancelação definitiva do FX-2, citando como motivo o clima econômico negativo , assim como a inflexibilidade do governo sueco. Querem apostar quanto? A lição a ser apdendida aqui é que a palavra do Brasil, mesmo posta em contrato, com as devidas assinaturas e avais, não vale absolutamente mais nada. Estamos destinados a ter uma das forças aéreas com os meios mais antigos do mundo, apenas com capacidade limitada de ataque ao solo, em tempos quando… Read more »

Vader

Ah sim, como já havia falado, era contra a vinda dos Gripen C/D e acho uma ótima que a FAB tenha desistido dessa idéia. Parabéns de novo para a FAB, que mostra que mira ao longe, e não no imediatismo. Não se enganem senhores: houvessem vindo os Gripens C/D e acabaria o FX2. Nada de Gripen E/F; nada de ToT; nada de engenheiro brasileiro na SAAB. Nada de nada. Cachorro picado por cobra tem medo de linguiça. A FAB sabe que se estivesse com caças-tampão no seu inventário os malditos PolíTicus, e aí pouco importa de qual partido de nosso… Read more »

Intruder

Eu só acho engraçado, na realidade financeira atual, um servidor ganhar dez mil reais de salário e dizer que está mal das pernas e precisa de + sete mil e setecentos reais de aumento. Verdade pessoal… acho ENGRAÇADO mesmo! Juro, vejo graça nisso! Juízes ganham trinta mil e acham que tem que ter aumento. Senadores ganham 200 mil e tem que ter aumento. Deputados ganham 20 mil e tb tem direito. ISSO É HILÁRIO! Me vem na cabeça a imagem do coringa tacando fogo numa montanha de dinheiro. Cada hum que garanta o seu! Coerência em prol da nação é… Read more »

Intruder

Pilotar um caça… comandar uma fragata… Saltar de um Hércules fabricado em 19eminhavóvirgem com 40 kl de equipamento e voltar 40 km a pé ou “dirigir um Leãopardu” como disse nosso ilustre ministro da defesa…. Isso tudo é mole! Por isso o militar ganha pouco! Não estudou e nem sofreu tanto quanto um SERVIDOR PÚBLICO, ora bolas! Mas servidor público neste país é INJUSTIÇADO! Por mim acabava logo com as forças armadas e distribuía esse 1% do pib entre tudo que é servidor, exceto médicos, professores e policiais (estes já tem tudo que precisam).

Marcelo Pamplona

Bom, queria agradecer pela polidez e cordialidade dos colegas Vader, Wagner e Felipe. Quanto ao que certo nickname acha engraçado, ou não, pouco importa a opinião deste, afinal de contas, se esconde atrás de nome rocambolesco e sequer se enquadra na coragem descrita em seu próprio post, portanto, não é digno de nota. Além de ser mais um que não sabe argumentar, nem mesmo tem domínio no que escreve. Por fim, em momento algum eu ataquei a casta militar neste espaço, até porque meu pai foi militar e eu não seria estúpido e/ou ignorante de não reconhecer a importância destes… Read more »

Marcelo Bardo

Que assinem logo o contrato dos Gripen E/F e acelerem o simulador também.

Wellington Góes

Obrigado em me chamar de Sr. Wellington, Vader, mas dispenso esta “deferência”, não gosto de babação de ovo sem motivo, muito menos bancar o puxa saco.

Até mais!!! 😉

Vader

Como queira cidadão.

Rinaldo Nery

Essa quadrilha chamada PT esta acabando com o Pais, e com qualquer tentativa de planejamento das FFAA.

Sérgio

Como a Fab Exercito amargou possuir o melhor tanque de combate do mundo, O Osorio, e ver a Engesa fechar em falencia. O projeto FX brasileiro penou,tudo foi feito pelos ditos governos democraticos para atrasa-lo; migalhas face a tudo que foi roubado dos cofres publicos;