terça-feira, janeiro 18, 2022

Gripen para o Brasil

Visite o ‘escritório’ de um piloto de Rafale, em Bourget 2015

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Em vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa da França nesta sexta-feira, 26 de junho, você pode acompanhar a subida ao cockpit e uma rápida demonstração sobre como se organiza o “local de trabalho” de um piloto de Rafale, em avião exposto no Salão de Bourget 2015.

Em cerca de um minuto, o piloto aborda em francês os aspectos básicos da cabine, como as posições laterais as e funções do manche e da manete de potência, o HUD (visor ao nível dos olhos), as telas multifunção laterais e a tela central para onde olha durante seu “trabalho quotidiano”, além do assento inclinado para melhor resistir às forças G.

Abaixo, foto do painel do Rafale divulgada pela fabricante Dassault. Comparando-se com as cenas do vídeo acima, pode-se perceber com mais clareza que a tela central é posicionada bem mais próxima ao piloto, em comparação com as duas telas laterais.

Rafale - painel - foto A Paringaux - Dassault

- Advertisement -

2 Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

Bacana. Dá para ver bem e entender o visor central, cujo foco é “no infinito” e permite ao piloto aternar a visão entre o HUD e o visor, sem precisar refocar a vista. Que eu saiba apenas o Rafale possui isso, independente de ser útil, melhor ou pior, etc etc

Wellington Góes

Neste vídeo deu pra perceber bem o posicionamento que o piloto fica (visada) em relação ao HUD. Aparenta ser confortável e amplo. Eu gostei.

Últimas Notícias

Último voo operacional da aeronave CC-115 Buffalo no Canadá

O voo operacional final para a aeronave CC-115 Buffalo foi realizado no dia 15 de janeiro pelo 442º Esquadrão...
- Advertisement -
- Advertisement -