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FAB quer trazer voando o Hércules deixado na Antártica após acidente

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C-130 da FAB acidentado na base chilena - foto G1Aeronave sofreu danos após pouso de barriga em novembro passado. Avião não pode ficar na Antártica, pois estaria ferindo tratado internacional.

ClippingNEWS-PA A Força Aérea Brasileira (FAB) afirma que pretende retirar da Antártica, entre novembro deste ano e janeiro de 2016, o avião Hércules C-130 que se acidentou no fim de 2014 durante o pouso na base Eduardo Frei, que pertence ao Chile. Segundo o órgão, o avião deve ser recuperado no local e retornar ao país voando.

Em reportagem publicada pelo G1 em fevereiro, a FAB havia divulgado que não sabia se a aeronave passaria por manutenção para o voo ou se seria desmontada e trazida em navio.

Em 27 de novembro, o cargueiro repleto de militares e civis pousou de barriga, o que provocou danos em uma de suas hélices e nos trens de pouso. O impacto não deixou feridos, mas causou vazamento de combustível sobre a neve. A conclusão da investigação sobre o acidente não foi divulgada pela Aeronáutica “por questões de segurança nacional”.
Desde então, o Hércules C-130 permaneceu no território antártico. Mas, segundo especialistas, o fato de o país manter a aeronave por lá estaria ferindo o Tratado Antártico, que rege as atividades na região e proíbe os Estados-membros de deixarem resíduos em qualquer parte do território, com biodiversidade considerada sensível a impactos ambientais.

A Aeronáutica afirma que vazamentos de fluidos logo após o acidente foram contidos e resíduos líquidos derramados no solo por causa de danos nos motores e no trem de pouso foram recolhidos. Além disso, foi feita a raspagem da neve contaminada na hora do acidente.

Recuperação iniciada

Segundo a FAB, entre março e abril deste ano, uma equipe de militares e civis esteve na base antártica para içar a aeronave sobre macacos-cavaletes.

A operação, chamada de “primeira fase”, tinha o objetivo de preparar o Hércules para reparos estruturais no trem de pouso direito, na asa direita e na área inferior da fuselagem principal, afetados no acidente. Para essa operação, foram desembolsados R$ 1,62 milhão.

Entre os meses de novembro e janeiro, quando as condições climáticas na Antártica estão menos severas, é que serão executadas as tarefas de manutenção “necessárias para recuperar a aeronave e colocá-la em condições de voo”.
O avião, que tem pouco menos de 30 metros de comprimento, realizava o traslado de civis e militares entre Punta Arenas, no Chile, para a base antártica quando sofreu o acidente.

O trecho integra a logística da FAB e da Marinha para levar cientistas e militares à estação Comandante Ferraz, na Baía do Almirantado, dentro do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

O local, reconstruído de forma provisória após incêndio ocorrido em 2012 (que causou a morte de dois militares), abriga pesquisadores responsáveis por estudos sobre mudanças climáticas, meteorologia, vida marinha, arquitetura e etc. Da base chilena até Comandante Ferraz, o trajeto é feito de helicóptero ou por navio – modal utilizado com mais frequência.

Uma nova estação será construída no local. Em maio, a Marinha confirmou que a empresa chinesa Ceiec será a responsável por erguer o complexo, que deve ficar pronto em 2018. O custo estimado é de US$ 99,6 milhões.

FONTE: G1

COLABOROU: Gardusi

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JeffHamadjrRenato.BMauricio Silva Recent comment authors
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Mauricio Silva
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Mauricio Silva

Humm… Como se trata de uma aeronave cargueira (robusta), acredito que a estrutura do aparelho possa ter resistido e permanecido (relativamente) intacta após o acidente. Infelizmente, isso é mera especulação, pois por efeito de “segurança nacional” o resultado da avaliação e as conclusões relacionadas ao acidente não foram divulgadas. Em fim, é possível que a aeronave possa fazer um translado aéreo, em condições restritas (pouco peso, situação climática adequada, pista de pouso adequada, para citar o óbvio). Mas não acredito ser prudente fazer um voo até o Rio de Janeiro (obviamente, com escalas). Para mim, será uma operação de “retirada”… Read more »

Renato.B
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Razões de segurança nacional = provavelmente algo um tanto constrangedor para falarmos em público. 🙂

Hamadjr
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Hamadjr

Deve ser alguma coisa muito secreta e comprometedora para ser questão de segurança nacional

Jeff
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Jeff

Um país sério já teria resolvido este problema poucas semanas depois do ocorrido. Ou já teriam colocado o bicho desmontado em um navio, ou já teria voado dali. Sem firulas, sem “segredos de segurança nacional” e sem alarde. Viram na China, que eles substituíram um viaduto de 6 pistas em apenas 72 horas? Tudo pré montado, depois asfaltaram, pintaram, sinalizaram, etc. Na segunda-feira já estava pronto e liberado. Aqui em Banárnia, temos megaconstrutoras tipo OAS ou ODEBRECHT que queimam dinheiro a rodo, porque recebem fortunas em propinas e superfaturamentos dos Governos Federais há décadas. . Aliás, viram a festinha das… Read more »