domingo, setembro 26, 2021

Gripen para o Brasil

Selex ES e Saab assinam contrato para 60 sistemas IRST Skyward-G do Gripen E

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Gripen E com IRST - foto SAAB 2

Sistema equipará frota do caça Gripen E da Força Aérea Sueca, que tem 30% de seus sistemas eletrônicos fornecidos pela Selex ES

Nota divulgada pela Selex ES na quarta-feira, 14 de abril, informou que foi assinado contrato com a empresa sueca de defesa e segurança Saab para o fornecimento de 60 exemplares do sistema IRST (busca e acompanhamento por infravermelho) Skyward-G. Os sistemas, fabricados nas instalações da Selex ES em Nerviano (Milão/Itália) serão instalados nos caças Saab Gripen E destinados à Força Aérea Sueca.

O Skyward-G, segundo a nota, é um sensor eletro-óptico de longo alcance. Passivo, não emite sinais de seu uso e detecta assinaturas de calor de outras aeronaves, sem ser detectado, o que proporciona vantagens táticas: com o sistema IRST, um caça Gripen pode detectar e acompanhar alvos inimigos, incluindo aeronaves, navios e veículos terrestres com significativa capacidade “contra-furtivo” (counter-stealth). Quando em conjunto com outros sensores do Gripen, permite a obtenção de informações de acompanhamento de alta fidelidade contra alvos complexos a longas distâncias (além do alcance visual).

Skyward-G - imagem Selex ES

A nota também afirma que a Selex ES, empresa do grupo Finmeccanica, é um dos principais participantes do programa Gripen E, fornecendo 30% dos equipamentos eletrônicos do caça. Além do Skyward-G, estes incluem o radar Raven ES-05 AESA (varredura eletrônica ativa), cujo contrato de produção foi assinado em julho do ano passado, sistema Mode 5 de identificação amigo-inimigo (IFF – Identification Friend/Foe) e os sistemas de engodo ativo alijáveis (EAD – Expendable Active Decoy) BriteCloud, novidade no mercado, do qual a Saab é o primeiro parceiro a oferecer.

radar Raven ES-05 com Skyguard no alto - Laad 2011 - foto Nunão - Poder Aéreo

IMAGENS: Saab (alto), Selex ES (meio) e Poder Aéreo (acima)

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

3 Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Dizem que é capaz de engajar um caça stealth em alcance BVR. Se for verdade ótimo. Se for.

[]’s

Roberto Bozzo

E as unidades brasileiras, quando assinam o contrato ou não iremos utilizar ?

FLIGHTER

Será que os nossos serão iguais aos Suecos: segundo informação na LAAD… SIM

Últimas Notícias

USAF seleciona o turbofan F130 da Rolls-Royce para o programa de remotorização do bombardeiro B-52

A Força Aérea dos EUA anunciou em 24 de setembro que deu à Rolls-Royce um contrato de US$ 500...
- Advertisement -
- Advertisement -