MD tcheco, que estará na Laad 2015, destaca participação do país no KC-390 e vê oportunidades no Gripen

0
KC-390 - roll out - 21-10-2014 - foto 13 Nunão - Forças de Defesa
Militares tchecos posam em frente ao protótipo do jato Embraer KC-390 no ‘roll-out’ da aeronave – foto Nunão

 

Em nota divugada nesta segunda-feira, 13 de abril, o Ministério da Defesa da República Tcheca informou que o ministro da pasta, Martin Stropnický estará na feira de defesa LAAD 2015. A feira, que ocorre no Rio de Janeiro, ocorre entre os dias 14 (amanhã) e 17 de abril (sexta-feira).

A nota destacou a presença de empresa tchecas no evento, em especial a Aero Vodochody, a fábrica de armamentos Zbrojovka Brno (subsidiária da CZUB  – Ceska Zbrojovka Uherský Brod), entre outras, assim como reunião que deverá ocorrer entre o ministro Stropnický e sua contraparte do Brasil, Jaques Wagner, para discutir a extensão da cooperação entre os dois países e a promoção da indústria tcheca.

Segundo Stropnický, “a cooperação com o Brasil já se desenvolve na Força Aérea, na área de treinamento de pilotos de helicópteros Mi”. Devido à escolha brasileira de 36 exemplares da nova geração do caça Saab Gripen, o ministro tcheco afirmou que isso “criou uma oportunidade para a troca de experiências com a operação desse avião”. A Força Aérea da República Tcheca opera 14 exemplares do Gripen sueco (12 do monoposto C e 2 do biposto D) por contrato de “leasing” que, recentemente, foi estendido até 2027.

Apresentação de caças Gripen na Suécia - foto A Galante - Poder Aéreo

Martin Stropnický  também citou, como importante exemplo de cooperação nessa área, a participação da Aero Vodochody no programa do jato de transporte militar brasileiro Embraer KC-390. Outros setores mencionados na nota foram o fornecimento de chassis Tatra para o sistema brasileiro Astros de foguetes (da Avibras), assim como de armas leves da CZUB para o Brasil.

Por fim, a nota do MD tcheco informou que, para ampliar a cooperação e o desenvolvimento de relações comerciais na área, em agosto deste ano a República Tcheca deverá abrir, no Brasil, o seu primeiro escritório de aditância de Defesa na América Latina.

KC-390 - roll out - 21-10-2014 - foto 7 Nunão - Forças de Defesa

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments