MDs de Brasil e Argentina assinam ‘Declaração pela Democracia e a Paz’ e iniciam negociações do Gripen NG

36
Jaques Wagner cumprimenta Augustin Rossi - foto via Min Def
Jaques Wagner cumprimenta Augustín Rossi – foto via Ministério da Defesa

 

Buenos Aires, 7/4/2015 – Os ministérios da Defesa do Brasil e da Argentina assinaram declaração conjunta  iniciando conversações para a venda de 24 caças Gripen NG para a Força Aérea do país platino.

A previsão do negócio consta da “Declaração pela Democracia e a Paz”, assinada pelo ministro Jaques Wagner e seu par argentino, Agustín Rossi, após reunião bilateral realizada nesta terça-feira (7), na capital Argentina.

Em sua primeira viagem oficial ao exterior à frente da Defesa, Jaques Wagner destacou a escolha da Argentina como o primeiro país a ser visitado por ele e o caráter estratégico da aliança com aquele país, considerado fundamental para a integração regional da América do Sul. O ministro disse que foi uma decisão política que atende ao interesse de fortalecer a parceria e a cooperação no campo da defesa.

Já Augustín Rossi, além de abrir as negociações para a compra dos 24 caças Gripen NG, também reiterou a intenção platina de adquirir seis aeronaves cargueiros KC-390 – projeto brasileiro que tem os argentinos como parceiros em seu desenvolvimento.

Os caças Gripen NG, projetados pela multinacional sueca SAAB, serão produzidos no Brasil. Em outubro de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou contrato para a aquisição de 36 aeronaves – 28 unidades monoplaces (para um piloto) e 8 biplaces (para dois tripulantes).

Os caças serão entregues entre 2019 e 2024. O investimento previsto é de US$ 5,4 bilhões. A maior parte das aeronaves encomendadas pela FAB será produzida em território nacional em parceria com empresas brasileiras, que se beneficiarão da transferência de tecnologia prevista no contrato com a companhia sueca.

Infográfico Gripen NG - imagem via Ministério da Defesa
Infográfico Gripen NG – imagem via Ministério da Defesa

 

Unasul e Zopacas

Na declaração conjunta, os ministros da Defesa dos dois países reiteraram a importância de manter o Atlântico Sul como uma área livre da presença de armas de destruição em massa, nos marcos definidos pela Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas) – organismo das Nações Unidas do qual Brasil e Argentina, além de 22 outros países, são signatários.

Wagner e Rossi também trataram da cooperação multilateral no âmbito do Conselho de Defesa Sul-Americana (CDS) – órgão da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O ministro argentino celebrou a evolução do projeto de criação da Escola Sul-Americana de Defesa, que fortalecerá, tanto entre militares como civis, um pensamento estratégico em nível regional.

Outro assunto tratado pelos ministros foi o projeto do Avião de Treinamento Básico da Unasul, iniciativa que objetiva coordenar a cadeia produtiva dos diversos países sul-americanos, bem como o fortalecimento da base industrial de defesa do continente.

Wagner e Rossi reafirmaram ainda a vontade de intensificar a Cooperação Antártica no apoio logístico e no trabalho conjunto na área científica realizado na região.

Ao fim do encontro, em entrevista à imprensa argentina, Agustín Rossi lembrou que Brasil e Argentina têm uma longa tradição de relações “tensas e intensas” na área de Defesa, e que os dois países estão engajados em “aprofundá-las permanentemente”.

Já o ministro Jaques Wagner reiterou que fez questão de visitar o país vizinho em sua primeira viagem oficial, pois as duas nações têm uma “parceria importante nesse novo conceito de Defesa” da América do Sul. Wagner aproveitou o encontro para convidar Agustín Rossi para o voo inaugural do cargueiro KC-390 – a aeronave já realizou um sobrevoo técnico.

FONTE / IMAGENS: Ministério da Defesa (Assessoria de Comunicação)

COLABOROU: Maurício R.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Com todo o respeito…. mas o que colocaram na água do cafezinho destes dois ???

Sds.

Iväny Junior

Quando a gente acredita que as pessoas chegaram ao fundo do poço em termos de incompetência…

Chega esta notícia.

E você percebe que subestimou estas pessoas.

Marcelo Moraes

Por mais que a Argentina esteja passando por um momento difícil, “nada é perene, nada é para sempre”, e será interessante saber como os Ingleses irão reagir, realmente sera um bom debate, caso os ilustres foristas mantenham o alto nível!

Nautilus

Pois é, Marcelo Moraes, até 2024 as rusgas entre Argentina e Grã-Bretanha poderão estar superadas. Então, deixem os argentinos sonhando até lá… Não custa nada…
Sobre o treinador da UnaSul, a proposta dos argentinos está assim:

http://www.segurancaedefesa.com/UNASUR_I_Abandonado.jpg

Marcelo Pamplona

Não por nada, mas o “senhor JW’ sabe com quem está negociando?

http://www.aereo.jor.br/2015/04/06/indiscricoes-trapalhadas-e-aviao-iraniano-levam-ministro-argentino-ao-ridiculo/#comment-329898

Ah, esqueci… os Iluminatti de cá “nunca sabem” de nada também! Ainda mais da finalidade dos cargos que ocupam… não é de se surpreender.

É muita piada para pouco humorista.

Sds.

Eder Albino

Quais as chances de um caça 4.5g com componentes produzidos na Grã-Bretanha ser negociado com a Argentina?
Caso esse negócio se concretize, digamos para daqui uns 10 anos, um eventual “Gripen NG-AR” seria uma versão exclusiva.
Um assunto para debate seria sobre componentes que seriam substituídos. E por quais?

Baschera

Meu amigo Nunão…. Desculpe… mas esta nota do MD não passa de uma forçação de barra, bem típica da cartilha governamental. A nota afirma que ” …além de abrir as negociações para a compra dos 24 caças Gripen NG….” não me parece ser apenas “intenção” …. mas paradoxalmente é isto mesmo… uma mera intenção diante das dificuldades técnicas, geopolíticas e econômicas !! Erra também ao citar o o vetor como Gripen NG.. quando a nomenclatura já é outra. Menciona o “Avião de Treinamento Básico da Unasul” quando este não passou de apenas uma maquete abandonada num canto da FaDeA. Ninguém… Read more »

andreas

Nada demais nisso… Puro “jogando pra torcida”. Em outra matéria dessa semana mesmo aqui no PA, citando o Ministro da Defesa Argentino, disse que ele é um dos virtuais candidatos à presidência de lá, então ele está atirando para todos os lados, pra tentar mostrar serviço. Na hora que efetivamente assinar alguma coisa, aí sim serão outros 500…

Klesson

iiiooooonnnn, iiiooooonnnn, iiiooooonnnn, iiiooooonnnn, iiiooooonnnn, iiiooooonnnn, iiiooooonnnn, iiiooooonnnn, iiiooooonnnn, iiiiiiiiiiiiiiii.

wfeitosa

Não subestimem a capacidade de nossos políticos, o cone sul está cheio destas figuras que habilmente produzem papel, papel e mais papel …
E pra que se ater ao preciosismo da nomenclatura se isso não passa de um pedaço de papel…

Corsario137

Esqueçam essa coisa de Falklands. A Argentina perdeu o time. Agora que a Royal Navy vai ter seu porta aviões e F35, os argies não verao nunca mais as inúteis ilhas.

Duvido q a argentina tenha dinheiro pra isso.

Sds.

Corsario137

E se venderem o KC vai ser via BNDES.

HMS TIRELESS

Mais uma declaração irresponsável de um ministro da defesa ________ como é o caso de Jaques Wagner. Não precisa ser muito perspicaz para saber que as chances da Argentina comprar o Gripen NG são nulas. Não bastasse a falta de grana deles ainda tem o fato de muitos itens cruciais do aparelho como Radar e sistema de controle de vôo serem de origem britânica, e Londres não irá titubear em embargar tais itens.

COMENTÁRIO EDITADO. NOTA DOS EDITORES: OFENDER AUTORIDADES NÃO CONTRIBUI PARA O DEBATE, É TOTALMENTE POSSÍVEL COMENTAR SEM FAZER ISSO.

Edgar

Sei não… mesmo alguns desses componentes migrando pra fornecedores de terra brasilis, a Rainha ainda controla a caneta de partes vitais.

Pangloss

Não é novidade que uma autoridade brasileira use seu cargo para fazer turismo, ganhar diárias, etc.

Afinal, a vida não está fácil para ninguém, não é mesmo?

Mas seria tão difícil evitar atos públicos constrangedores, como o ora noticiado?

HMS TIRELESS

Me enganei quanto ao sistema de vôo mas é impressionante a quantidade de itens vitais do aparelho de origem britânica

Luis

Pacto de Não-agressão entre Brasil e Argentina!?

E espero que nenhuma aeronave militar seja vendida a eles. Sem $$$, sem negócio.

thomas_dw

Eu acredito que a venda de Gripen a Argentina tem um grande potencial para alavancar um salto na capacitação da Industria Aeroespacial do Brasil. Com o bloqueio da venda do Radar e aviônica do Gripen pelo Reino Unido e com a impossibilidade de vender o motor F414 devido a restrições impostas pelos EUA , a EMBRAER poderia inicial a integração de um novo motor e radar etc. Seria um modelo Gripen Argentina – o custo claro seria exorbitante, o numero de unidades pequeno, o financiamento duvidoso (pela acao de Londres no bloqueio de financiamento) requerendo bastante empenho. enfim, esta venda… Read more »

Mauricio Silva

Olá. Na minha opinião, ambos países estão fazendo “o que é correto”. A Argentina não pode ir para uma negociação de compra de caças com a China (ou Rússia) se os dois lados souberem que aquela é a única opção do país sulamericano. O fato de haver uma possível “negociação”, com o Brasil, para compra de caças é uma “carta” que não pode ser esquecida. Para o Brasil não é nada interessante que a Royal Navy e/ou a RAF tenham nas Falklands uma base armada. Não dá para esquecer que a MB ficou “nos portos” em 1982. E que, naquela… Read more »

Hamadjr

Bom o tempo é senhor dos acontecimentos então vamos esperar para ver o que vai ser realidade.
Ah antes e mais nada venda de armamento não tem como componente principal a ideologia e sim uma oportunidade de ganho aliado a melhor estratégia a arte da guerra.

André Sávio Craveiro Bueno

A. Os argentinos podem querer o Gripen – Se sua venda vai ser autorizada por quem realmente detém os direitos, aí é outra coisa. B. Venda do KC-390 atrelada ao Gripen – Os argentinos sabem que a venda caça não depende apenas dos brasileiros e, portanto, sabem que a vinculação da venda de um com relação a venda do outro não pode ser feita de fato. todavia Sua aviação de transporte, como as demais, deve estar em frangalhos e esse estado tende a piorar. C. Retirar os equipamentos embargados e acrescentar outros, liberados – A palavra de ordem sempre passa… Read more »

Augusto

A Argentina disse que compraria o Guarani… comprou blindados chineses.

A Argentina disse que compraria o KC-390, depois de receber, de mãos beijadas, empregos no seu setor aeronáutico… nada!

Agora a Argentina vai comprar o Gripen… aposto que algum boçal do Ministério da Defesa já deve estar providenciando a maneira de os argentinos entrarem no projeto, produzindo empregos naquele país.

Baschera

Fernando “Nunão” De Martini 8 de abril de 2015 at 14:06 Parece que mais concordamos do que discordamos. Minha (e de muitos amigos que discutem o assunto dia e noite…) impressão é de que os dois farrapos de países precisam disfarçar, criar fatos, tergiversar …. desviar a atenção da grave situação econômica (principalmente da área afim, a defesa) e do momento de baixíssima aprovação popular por que passam as duas rainhas do cone sul. Sabe como é …. o povão (ou povinho) não entende nada de nada mesmo… o que vale é justificar o salário. Pena… mas pena mesmo… ao… Read more »

Baschera

Já estou com saudades do barbudinho do Itamaraty…. ex-MD.

Sds.

wfeitosa

Considerando que não há menor chance de um conflito eminente ou a médio prazo, pois para que os argentinos cheguem ao ponto de municiarem seus carregadores para o fronte as estruturas das FFAA argentinas requerem um nível de evolução considerável em múltiplas frentes, e isso levaria mais de uma década … E em uma década muita coisa se desgasta … Talvez seja interessante que a rainha libere um eventual pacote para os argentinos, pois ao longo do tempo estes ficariam reféns dos ingleses … A medida que se fechem todas as todas as portas, e que consequentemente se empurre os… Read more »

Baschera

No fim … fico com pena dos suecos… só arranjam clientes picaretas e falastrões.

E o senhor Ministro deveria ajoelhar no milho… vender um avião que nem existe ainda e para quem não pode ter e não pode pagar.

E senhor Ministro … primeiro de tudo vá pagar as penduras que seu desgoverno tem com a Embraer.

Depois… vá fazer um cursinho básico… pode começar a ler todas as matérias da Trilogia e os comentários… quiça aprenda algo.

Sds.

Wellington Góes

Fanfarrice, tão somente.

joseboscojr

Há de se saber o que esses senhores entendem por “democracia”.
Por exemplo, a “democracia” da República Democrática Popular da Coréia, cujo líder é o jovem Ping Pong Lee III, O Magnífico, não é bem o que muitos entendem como sendo uma democracia.

ricardo_recife

Acho que este acordo foi mediado intensamente pelo Sr. Johnnie Walker.

Abs,

Ricardo

Justin Case

Amigos,

Buscando na internet, não encontrei o MD argentino citando o Gripen:
http://www.mindef.gov.ar/noticias/2015noticia060.html
Encontrei referência em um site de aviação, mas esse cita o MD do Brasil como fonte.
Abraços,

Justin

Baschera

Na verdade, a nota do Ministério da Defesa da Argentina, relativa a este encontro ministerial é que não menciona em nenhum momento tratativas sobre a aquisição do Gripen.

Ao que, portanto, o chá de cogumelos importado de Cuba só foi bebido por algum infiltrado do MI-6 no nosso Ministério da Defesa.

Sds.

joao.filho

Brasil e Argentina fazendo acordo militar??? Céus! Agora sim, vai estourar o equilibrio militar mundial. Ja estou até vendo a OTAN, Russia, ChIna e Estados Unidos no desespero…rsrsrs.

Soldat

Gostei do mapa das peças do Gripen.

O mais interessante é que o Gun é Alemão que bom, ótimo para abater Ingleses. he..he..he..he…

Gelson

São fora da casinha, o Brasil nem possui o caça e já esta negociando com outro país, o caça é um quebra cabeça, tem partes do mundo todo, inclusive da Inglaterra, vocês acham que a Inglaterra vai vender partes do caça sabendo que ira para a Argentina?? vão sonhando.