Delegação finlandesa foi à França para conhecer o Rafale

1

Delegação finlandesa conhece o Rafale em Saint Dizier - foto Força Aérea Francesa

Ao mesmo tempo, governo Sueco autorizou a Finlândia a obter informações sobre a nova geração do Gripen. Finlandeses estão preparando relatório sobre substituição de seus caças Hornet

Na sexta-feira, 3 de abril, a Força Aérea Francesa divulgou nota a respeito da visita de uma delegação de autoridades da Defesa da Finlândia à Base Aérea 113 de Saint-Dizier, na França, onde seus integrantes foram apresentados ao caça Dassault Rafale. Os  generais Jarmo Lindberg, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Finlandesas, e Kim Jäämeri, chefe do Estado-Maior da Força Aérea Finlandesa, foram recebidos pelo comandante (chefe do Estado-Maior) da Força Aérea Francesa, general Denis Mercier. A visita se enquadra nos acordos de cooperação bilateral dos países.

Em Saint-Dizier, a delegação da Finlândia conheceu as missões de unidades de Rafale que operam na base, como o Esquadrão de Caça 1/7 Provence e o Esquadrão de Transformação 2/92 Aquitaine (este empresta caças Rafale das dotações do Provence e de outro esquadrão da base, o 1/91 Gascogne, além de exemplares de Rafale M – naval – da Marinha Francesa para realizar a conversão operacional de pilotos para a aeronave).

A nota também informou que o ponto final da visita foi um voo no Rafale, preparado pelos esquadrões Aquitaine e Provence, no qual se pôde demonstrar a duas autoridades finlandesas a tecnologia do caça.

Informações sobre o Gripen – Praticamente ao mesmo tempo em que se noticiava a visita à França dessa delegação, as mídias sueca e finlandesa repercutiam uma aprovação, por parte do Governo Sueco, para a Finlândia obter informações confidenciais sobre a nova geração do caça sueco Saab Gripen. Em reunião recente o ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist, e sua contraparte finlandesa, Carl Haglund, já haviam acordado um aumento na cooperação militar entre os dois países, por exemplo, com o uso conjunto de bases aéreas.

Gripen NG - foto 2 Saab

A Finlândia deverá decidir nos próximos anos um caça para substituir, ao longo da década de 2020, seus 62 caças F/A-18 Hornet adquiridos em meados dos anos 1990. Entre os candidatos citados pela mídia sueca e finlandesa estariam jatos F-35A americanos e Sukhoi T-50 russos, assim como o sueco Gripen, embora o ministro Haglund tenha deixado claro que este último não está numa posição especial em relação aos demais, tratando-se de uma avaliação entre diversas opções.

Ainda assim, tanto o informativo técnico finlandês Tekniikka&Talous quanto o sueco Dagens Industri afirmaram que a posição do caça Gripen na disputa seria forte, acrescentando que o programa de substituição dos caças Hornet é estimado em 60 bilhões de coroas suecas (cerca de 6 bilhões de euros ou 7 bilhões de dólares). As notícias  também fazem referência à execução um relatório (estudo de viabilidade) sobre o programa de aquisição de novos caças pela Finlândia. Esse estudo atualmente estaria em fase de preparação, com expectativa de conclusão em maio.

Exercício conjunto com suecos e americanos – Enquanto isso, entre o final de março e o início de abril, a Finlândia sediou um exercício conjunto e transfronteiriço de seus caças F/A-18 Hornet com a Suécia, que participou com jatos Gripen, e os Estados Unidos, que trouxeram aviões F-16 e KC-135.

Segundo informe das Forças Armadas da Finlândia, as aeronaves finlandesas e suecas operaram a partir de suas próprias bases, enquanto os caças americanos decolaram de Ämari, na Estônia, encontrando-se para os exercícios conjuntos numa área de treinamento sobre o mar (em caso de mau tempo, os exercícios se dariam em áreas sobre terra, no sul e no centro da Finlândia). Nesse tipo de exercício, as aeronaves voam desarmadas.

F-18 Hornet - foto Força Aérea Finlandesa

FOTOS (a do alto mostrando integrantes da delegação finlandesa em Saint-Dizier, as demais em caráter meramente ilustrativo): Força Aérea Francesa, Saab e Forças Armadas Finlandesas

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
thomas_dw

ir de Hornet para Gripen seria trocar meia duzia por seis – a unica alternaria seria ir para o Rafale que daria uma capacidade maior.