Saab apresenta fotos da produção do Gripen E, na Suécia

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fotos produção Gripen E na Suécia - via Saab

As imagens acima e abaixo foram divulgadas no “seminário anual do Gripen” realizado na manhã desta quinta-feira, 12 de março, na Suécia (madrugada no Brasil). Segundo Jerker Ahlqvist, chefe da área de negócios Gripen da Saab, a apresentação destas que provavelmente são as primeiras imagens divulgadas da linha de produção (em andamento) do Gripen E, demonstram as vantagens da filosofia de projeto empregada pela empresa, abolindo completamente a utilização de desenhos em papel – o chamado “model based design” (projeto baseado em modelo), e neste caso aplicado ao chão de fábrica.

As imagens do algo mostram duas seções de fuselagem sendo unidas, e Ahlqvist afirmou que elas se encaixaram perfeitamente logo da primeira vez, comprovando que a filosofia de projeto funcionou de forma adequada, o que economiza tempo e dinheiro. Ainda assim, no caso de haver necessidade de adaptações, ele disse que estas são muito mais fáceis e rápidas para realizar diretamente no ambiente do computador (exemplificado nas imagens abaixo).

fotos produção Gripen E - model based - na Suécia - via Saab

Durante a apresentação das imagens, não foi dito especificamente quando ocorreu a união das seções deste que é o primeiro protótipo produzido especificamente do Gripen E (denominado 39-8, seguindo-se ao demonstrador que recebeu a denominação 39-7). Na fase de perguntas e respostas do seminário, Ahlqvist informou que o “roll out” do primeiro avião será em 2016 e Ulf Nilsson, chefe da área de negócios aeronáuticos da empresa, complementou dizendo que o cronograma foi adaptado às necessidades da Suécia, que programou receber o primeiro exemplar de produção em 2019. O cronograma de produção também foi adaptado ao de pagamentos programados (vale lembrar que, em cronogramas anteriores, havia sido informado que a apresentação do protótipo seria em 2015).

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Vader

Demorando muito esse primeiro protótipo…

rommelqe

Ao olhar essas simples fotos me vem a lembrança que há quem diga ser uma estrutura dessas mera lataria. Uma AKAER seria apenas uma empresa que vive às custas de um Estado perdulário? O programa Gripen não trará nada ao crescimento tecnológico do País? A integração de uma nova WAD ao avião não representa nada? Desenvolver, mesmo como apenas coadjuvante, uma versão biposta, não acrescenta nada? Não podemos confundir datilografo com escritor. Ter uma BIC nas mãos não transforma um cidadão qualquer em premio Nobel de literatura. Mas possuir uma idéia e coloca-la no papel e depois transforma- la em… Read more »

Mauricio R.

“Mas possuir uma idéia e coloca-la no papel e depois transforma- la em avião pode até ter nome, por exemplo KC-390.”

A BIC de onde essa ideia veio, é a mesma de onde vieram os E-Jets e as aeronaves executivas.
A quebra de paradigma, necessária a criação do expertise necessário ao avião de caça; não ocorreu.
Chineses e hindus “beberam” na mesma fonte, os hindus ainda estão limitados ao Su-30MKI.
Já os chineses estão cada vez mais a frente, pois evoluiram do J-11 ao J-15 e J-16.