Indonésia reconsidera a compra de aviões Super Tucano do Brasil

64

Super-Tucanos

Depois da rejeição pelo Brasil do novo embaixador da Indonésia para o país, o governo indonésio está reavaliando a aquisição em curso de um esquadrão, ou 16 unidades, das aeronaves de fabricação brasileira Embraer EMB-314 Super Tucano para a Força Aérea.

O vice-presidente Jusuf Kalla, disse na segunda-feira que o governo estava reconsiderando a compra da aeronave.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff rejeitou uma carta de credenciais de Toto Riyanto, o embaixador indonésio recentemente atribuído ao Brasil, em uma resposta diplomática de esquerda ao plano da Indonésia para executar um condenado de drogas do Brasil ao lado de dez outros presos no corredor da morte.

Separadamente, o Comandante Geral Militar da Indonésia (TNI) Moeldoko se recusou a comentar, mas disse que não permitiria que a política pudesse intervir na cooperação militar entre os dois países, apesar do fato de que o destino da cooperação dependia de decisão política do governo.

Moeldoko acrescentou que, embora os laços militares dos dois países permaneçam os mesmos, os militares sempre estão preparados para defender a soberania da Indonésia.

Ele disse a que os militares tinham uma força de reserva para lidar com ameaças de outros países.

“Isso tudo é sobre política. Não é o meu negócio. Mas quando se trata de questões relacionadas com a soberania, não mexa comigo “, disse Moeldoko citado por kompas.com.

Indonésia e Brasil têm tido embates diplomáticos depois que o governo se recusou a voltar atrás na sua execução prevista de 11 traficantes de drogas e assassinato condenados, incluindo um brasileiro e dois australianos.

FONTE: www.thejakartapost.com / Tradução e adaptação do Poder Aéreo

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
costamarques

E o OSCAR vai para…… Dilma!

Vespão

Bom se a Avibras , já estava com a corda no pescoço , imagina agora .Sera que os Astros-2 versão Mk-6 vão ser entregues depois dessa bagunça . O contrato girava em torno de 1bi .

Lembrando que esse contrato era a menina dos olhos da Avibras .

Antonio M

A presidenta impediu a venda de armas? Impediu uma escalada armamentista? Impediu que usassem a força ao invés do diálogo?

Seu partido e a militância vão pedir que seja indicada ao Nobel da Paz ……

Marcos

Oscar?
Merece o Troféu Framboesa!!

Oganza

Vejam só como são as coisas em terras de mentes mais, digamos, esclarecidas: A repercussão na Austrália foi completamente diferente. Lá, em uma enquete, 52% disseram que os dois Australianos eram culpados e deveriam ser submetidos a condenação imposta a eles em solo estrangeiro por crimes cometidos em solo estrangeiro, seja ela qual fosse, e mais, 38% lembraram o fato deles não serem ignorantes e saberem dos riscos que corriam. 36% achavam que eles deveriam cumprir uma pena lá, mas não serem executados. E apenas 12% achavam que o Governo deveria intervir. Mas 84% entenderam que esse é um problema… Read more »

Aldo Ghisolfi

UM DIA ISSO TERMINA!

Mas, se pudermos antecipar,…

Brandenburg

À atitude tomada por essa senhora que se diz presidente damos o nome de falta de educação.Faltou papai e mamãe darem uma boas palmadas no monstrinho quando era criança e fazia beiçinho e birra.Simples assim. Criaram o monstro agora aguentem e com certeza coisa pior vem por aí.Com a palavra a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional que até agora ficou em silencio.

Oganza

Brandenburg,

verdade meu caro… realmente ela não conheceu a Primeira Vara da Infância e da Juventude.

http://www.descalibrado.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/09/varadainfanciaejuventude.jpg

“…fazia beiçinho…” – O Sr. foi de uma generosidade… akilo tá mais para… melhor deixar quieto!!! 🙁

Grande Abraço.

Nick

Parabéns Dilmão. Essa não decepciona. Só faz *erda mesmo.

[]’s

Brandenburg

Pois é Oganza, não quis me aprofundar muito no que ela merece porque os Srs Editores estão atentos,mas que os adjetivos estão entalados na garganta, isso estão!Sds!

Bogaz

Ah..q é isso…foi por uma boa causa..ela estava defendendo um traficante..uma pessoa tão qualificada quanto ela com certeza sabe o q faz..

Tomara q dia 15 vingue,,eu vou pra rua…

A matéria do Forte sobre a diplomacia brasileira esta ótima aliás!

rommelqe

Pior do que a perda de exportações (leia-se emprego de brasileiros honestos e não vendedores de drogas) é admitir que em nosso país traficante permanece vinte anos envolvido em crime hediondo e ainda é tratado como herói. A Indonésia tem suas leis e deveríamos, como forma de pedir desculpas, apresentar às autoridades policiais deste país um dossiê completo mostrando a quadrilha desbaratada e presa com base no depoimento obtido com os criminosos presos em suas cadeias. Ainda dá tempo de mandar alguém do MF para lá para fazer uma coleta de informações. Ou não?

Mauricio Silva

Olá.

Esse imbróglio diplomático poderia ter sido perfeitamente evitado se fosse levado em consideração que os brasileiros presos na Indonésia são sim traficantes.
Errou a nossa diplomacia ao permitir que nossa presidenta fizesse um apelo pessoal ao presidente indonésio.
Agora, os desdobramentos vão se acumulando. Resta saber quem vai ceder primeiro.
Particularmente, vejo uma “má vontade diplomática” por parte da Indonésia. Assim, mesmo que o início do problema tenha sido causado por um “erro” da diplomacia brasileira, o Itamarati deve resistir as pressões do governo indonésio. E aguentar as consequências.

SDS.

Kojak

E o Embaixador já estava dentro do Palácio, QPQ,

MAG top top ……………

Enquanto isso:

Lord Vader

É oficial,

http://www.mod.gov.il/Defence-and-Security/articles/Pages/22.2.15.aspx

Wellington Góes

Mas que Jamanta!!! Eu não sou afeito a alinhamentos automáticos por questões ideológicas, por isto até concordei com a posição do Brasil quanto a proposta para o acordo com o Irã; quanto a ação na Líbia (hoje a caca está pior do antes com o ditador psicotico Kadaf); quanto a espionagem by NSA, ou a ação desproporcional de Israel no bombardeio à Gaza, mas às últimas propostas voluntaristas de dialogar com grupos extremistas e procurar briga com um país amigo por causa de dois traficantes irresponsáveis foram o fim da picada. Botar em jogo negócios milionários, quiçá bilionários, por causa… Read more »

Marcos Gilbert

Por causa de um traficante negócios de grandes empresas brasileiras então em cheque. Eu achava que os governos envolvidos com o trafico eram o da Bolívia e o da Venezuela, agora não duvido nada que o do Brasil seja o maior dos governos envolvidos com as drogas.
Esse governo não nos representa, não a mim pelo menos.

Ivan

Vocês já observaram quem está sempre de ‘papagaio de pirata’ quando a Presidente fez as últimas declarações estapafúrdias e tomou as últimas decisões destrambelhadas?

MAG.

Não sei para qual inimigo ele trabalha… mas é para o inimigo.

Oganza

Kojak,

Pô… tem a versão em inglês? Essa ai eu não sei nem por onde começar!!! 🙁

Já ia plantar bananeira aki… 🙂

Grande Abraço

Mauricio R.

Parabéns Presidenta!!!
É assim que se faz, altiva e soberana em defesa do Brasil!!!
Essa é até que pequena, mas a Embraer merece mtas mais dessas presepadas.
Agora qual seria o nível da presepada, necessário p/ que os suecos cancelassem o F X-2 por nós e deixassem a Embraer a ver asinhas???

Pangloss

Antonio M, não dê argumentos ao João Santana! Don’t feed the trolls!

Estou falando sério, se um coprófago petista ler seu comentário, ele vai acreditar! Avise expressamente que está sendo irônico, coloque aquelas carinhas sorridentes, gargalhe (kkk, rsrsrs, até huashuashua vale), mas deixe muito claro que você está brincando!

Oganza

Mauricio R., teria que ser algo muuuito mas muuuuito grande rsrsrs algo do tipo – Tentativa de assassinato contra a Realeza… e ainda sim seria difícil, até as prisões na Suécia (a maioria delas) são outra coisa… é quase sem noção… E conheço um “cidadão” que cumpriu pena lá, (dois anos por estelionato). A cela dele era um quarto sem grades (a porta era aberta pela manhã e fechada a noite), a Tv era comunitária, mas era a cabo, ele tinha computador com internet no quarto, as visitas eram em uma área com sofá, revistas e jornal do dia, o… Read more »

Oganza

Na Suécia, advogado de porta de cadeia passa fome.

http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/suecia-fecha-quatro-presidios-por-falta-de-detentos

Grande Abraço.

Leonardo Pessoa Dias

Acho que o foco da discussão está errada. Não é o que a Dilma faz. É como interpretamos e colocamos em prática valores constitucionais. Nossa constituição é veementemente contra a pena capital. Em fóruns internacionais, liderados ou não pela ONU, o Itamaraty sempre tomou a postura teórica de que a vida é um bem máximo e que deve ser protegido pela sociedade, e não tomada pela sociedade. O posicionamento da Dilma é de externar, com as vias diplomáticas possíveis, a insatisfação de uma negociação que termine com a negação da vida a outro ser humano. Questões de merecimento ou culpabilidade… Read more »

sergiocintra

Leonardo Pessoa Dias

Só lembrando e contra-ponto a vosso comentário, sem critica e ofensa, mas não esqueça das atitudes contra a Ucrânia, em que se absteve – ela e não o país – do caminhar normal dos integrantes da ONU.
Deu uma “de Cristina” para o Putin.

Zampol

Leonardo Pessoa Dias
24 de fevereiro de 2015 at 4:30 #

Muito bem escrito o teu comentário.

Apenas comecei a leitura me veio automática a substituição de “valor da vida” por “democracia” tentando amplicar o seu raciocínio do “caso” Indonésia para a Venezuela e a conclusão, implacável, é do uso personalíssimo de poder da parte de nossa Presidenta, nada de mais simples e coerente com o modus operandis petista. Como quando foi negada a extradição do terrorista Battisti argumentando imparcialidade da Justiça Italiana!

Zampol

Peço desculpas aos colegas: me refiro ao atentado contra a democracia que acontece na Venezuela, culminando com o sequestro do Prefeito Ledezma ao qual a Presidenta parece compactuar, direi, no seu íntimo, gozar!

Augusto

Antes da notícia sair aqui, eu já havia cantado esta pedra lá no FORTE, no artigo sobre o Anão Diplomático. E lá mesmo eu já havia dito que a Avibrás poderia colocar suas barbas de molho. Pois bem, agora a coisa parece ter piorado um pouquinho, com o vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, começando a falar abertamente em cancelar também a compra dos Astros. É bom lembrar mais uma vez a qualificação da gerentona Mãe do PAC: quando morava em Porto Alegre, conseguiu quebrar uma lojinha de R$ 1,99 no Rio Grande do Sul. O que ela ganhou com esse… Read more »

Pangloss

A Dilma, com aquela peculiar sagacidade de leitora de teleprompter, sacou logo que esse negócio de Super Tucano é propaganda subliminar do PSDB, e entrou em campo para melar a autopromoção dos deus opositores.

Se o produto da Embraer fosse o “Super Sapo Barbudo”, talvez ela não fizesse qualquer objeção à exportação da aeronave.

Zampol

Caros colegas, o Brasil é como uma empresa que cresceu muito e não pode mais ser guiada por uma só pessoa: precisa urgentemente fortalecer as instituições que vigiam, mutualmente, o exercício do Poder. Por absurdo, mesmo a personificação da investigação do mal-feito do governo PT na figura do Juiz Moro (sou fã desse Juiz!) é uma distorção. Nós, latinos, temos o defeito de transferir às pessoas o rolo das instituições que eles, provisoriamente, representam. Quanto à Presidenta, eleita por mérito de um marketeiro que iludiu as camadas mais frágeis do tecido social, essa pertence a um tipo de político com… Read more »

Reinaldo Deprera

Perfeito Zampol!

Save Ferris!

Hamadjr

Tem hora que as discussões enveradam para um terceiro turno, ela ganhou ela é a presidente, vai ficar 4 anos e nesses 4 anos a posição do chefe de estado esta em ressonância com o entendimento da posição brasileira sobre a pena de morte, o froids é quando a coisa descamba pra balança comercial e neste caso acaba prejudicando um contrato como a venda dos tucanos, como bem aborado pelo Leonardo, esta celeuma poderia ter sido evitada isso se hovesse alguém com equilibrio no circulo do governo para que a chancelaria se pronunciasse dentro dos canais formais e não da… Read more »

Leonardo Pessoa Dias

Oi Augusto, Desde 1984 as posições do Brasil em relação aos direitos humanos tem sido reafirmadas de maneira mais contundente. Na verdade, esta é uma prática de países que tentam afirmação internacional. Quanto maior for seu destaque, aumenta sua capacidade de sustentar posições unilaterais, e a necessidade de exercer esta ferramenta da diplomacia. Por exemplo: a continuidade operacional da NSA. Mesmo com reprovações e grandes problemas de imagem e credibilidade (que geraram um dividendo ruim para os EUA no FX-2, fundamental ressaltar), os Estados Unidos possuem capacidade para manter esta posição unilateral, sem ceder a movimentos internacionais. Os mesmos EUA… Read more »

Leonardo Pessoa Dias

Oi Augusto, Quanto ao assunto “Dilma sugere dialogo com ISIS”, importante ressaltar que isso não aconteceu. O mais simples é analisar este fato como um erro de cobertura jornalística, mas alguns defendem como ação política através de meios de comunicação. Vou deixar minha opinião de fora. Em seu discurso no 69o. encontro da ONU, a Presidente afirmou que o uso da força é incapaz em eliminar as causas profundas dos conflitos (ipsis litteris). Contextualizar e interpretar como um encorajamento ao reconhecimento do ISIS como um Estado de fato e direito, ou que se deve dialogar com instituições ou grupos terroristas,… Read more »

alexandre

Senhores, simplesmente essa é mais uma consequência da ingerência da politicagem em questões diplomáticas. Por essas e outras somos tachados de “anões diplomáticos”. Como diz o Vader, “simples assim”.

Blind Man's Bluff

Cade aquele __________ que andava por aqui, tempos atrás, espalhando mentira? Depois das eleições, sumiu, evaporou. Deve estar com a cabeça enterrada, de vergonha.

COMENTÁRIO EDITADO

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores, Como o assunto resvala (e bastante) na política, não estamos coibindo comentários com este viés, e muitos já aproveitaram a oportunidade para tecer suas críticas ao governo atual. Apenas jogamos direto na lixeira comentários que passaram dos limites com palavrões, ofensas etc. Portanto, solicitamos aos que teceram suas críticas que não comecem agora uma queda-de-braço ou malhação em cima dos que estão comentando para defender essas decisões de política externa do atual governo. Este é um espaço para debate de ideias, e não para quem queira forçar pela insistência um ponto de vista único. Portanto, contenham-se e respeitem as… Read more »

Augusto

Leonardo Pessoa Dias 24 de fevereiro de 2015 at 10:46 # “Quanto ao assunto ‘Dilma sugere dialogo com ISIS’, importante ressaltar que isso não aconteceu.” Leonardo, há muitas imprecisões no que você escreve. Não o conheço, mas chego a pensar que talvez você viva no mesmo universo paralelo em que Dilma habita. Quanto ao “diálogo com o ISIS”, eu afirmo que você está desinformado e me pergunto se você, assim como eu, se deu ao trabalho de acessar a íntegra da infeliz entrevista coletiva que a presidente da república concedeu após seu discurso de abertura da 69a Assembléia-Geral da ONU,… Read more »

Marcelo Pamplona

Prezado Leonardo; O colega vá me desculpar, mas suas colocações são um tanto quanto parciais a respeito de valores constitucionais a serem respeitados pela “representante do povo brasileiro”. CF/88: “Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I – independência nacional; II – prevalência dos direitos humanos; III – AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS; IV – NÃO-INTERVENÇÃO; V – IGUALDADE ENTRE OS ESTADOS; VI – defesa da paz; VII – solução pacífica dos conflitos; VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X –… Read more »

Vader

Bem, dizer o que? Este é o resultado da política “altiva e ativa” do Itamaralívia, que passada a era PeTista deve ser destruído e refundado. Agora, não se iludam senhores: este governo é aliado dos narcotraficantes das FARC! Este governo financia o cocaleiro boliviano através de prejuízos à PeTrossauro e ao consumidor brasileiro! Este governo nada faz para coibir o tráfico de drogas e armas pela fronteira, que alimenta os drogados e crackeiros das nossas grandes cidades. Este governo é absolutamente conivente com o fato de o Brasil ter se tornado uma das maiores – senão a maior – rota… Read more »

Edgar

Nem vou entrar no campo político pois este desgoverno não merece nem o esforço da digitação.

Sem dúvida alguma os brasileiros tem muito mais a perder do que os indonésios.

Quem deve estar feliz com essa novela são os americanos.

Cheiro de AT-6 no ar…

Victor Matheus

Vamos bater palma para a Dilma porque ela merece!!!
Viva! Viva!
Viva a imbecilidade dos nossos governantes que fazem um “escarcéu” por causa de traficantes.

Vader: “somos governados por traficantes de drogas senhores”
Não só por traficantes mas também por agiotas, milicianos, jogadores de futebol, palhaços humoristas e funkeiros!
Eu rio pra não chorar!

Pangloss

Como contraponto a essa vergonha diplomática com a Indonésia, temos o caso Cesare Pettisti, terrorista homicida condenado por sentença transitada em julgado, prolatada pelo Poder Judiciário de uma das mais democráticas sociedades atuais. Por ideologia, o nosso governo (???) negou soberania à Itália, e manteve o bandido por aqui. Afinal de contas, seria apenas mais um dentre tantos. Aí, um dos condenados do Mensalão foge subrepticiamente para a Itália, por ter dupla nacionalidade, contando com a proteção do Estado italiano, que não o extraditaria. O que fez a Itália? Deu a melhor resposta possível, permitindo a extradição daquele bandido, e… Read more »

Oganza

É impressionante como a deturpação dos fatos é o maior expediente do ParTido, que encarrega seus Tenentes de “comandar” a função Repeat, Repeat, Repeat com uma única intenção: “movimentar a manada” de acordo com a sua conveniência. Alguns chegam ao disparate de falar em ”assepsia da Lei.” que num contexto, já a muito deturpado, lhes confere a posição de Paladinos para um Mundo “melhor”… O problema é que a tal ”assepsia” é na verdade a ”assepsia da Conveniência Ideológica/ParTidaria.”, afinal eles tem que se manterem “limpos” em alguma coisa. No fim, o que o atual governo quer fazer é simples:… Read more »

Requena

Não é fácil a vida dos comentaristas chapas brancas. Tem que ter muito estômago pra defender o que esse governo faz…

Sobre o episódio.

O homem colhe aquilo que planta.
Dilma resolveu semear a discórdia.
Agora que não reclame da “colheita” que vem da Indonésia…

André Sávio Craveiro Bueno

A execução, em minha opinião, é a pior forma de submeter um indivíduo a uma pena.
Por conta do executado ser brasileiro [o segundo brasileiro teve sua execução confirmada], seria razoável o governo brasileiro solicitar uma alternativa. Nada mais do que isso. Ir além significa ingerência em assuntos de outro país e esgueirar-se por um estúpido caminho diplomático. Fezes foram produzidas.Seu resultado poderá não ser apenas o mau cheiro, já presente, mas uma infecção “braba”. Será que não percebem o ridículo que passam?

Kojak

“Oganza
24 de fevereiro de 2015 at 2:04 #

Ps.: Eles usavam um pulseira no tornozelo.”

Amigo, mil perdões duas vezes mas não me contive (rs)

pulseira onde mesmo ? (kkkk).

Tô rindo a meia hora, aceito uma forra tá,

light ?

Grande abraço

Kojak

Legal,

o cara viaja com 6 quilos de coca enrustido em pranchas de surfe.

1.- Aos que defendem a soberania do Brazil etc e tal, já tiveram alguém próximo, uma família próxima com alguém dependente de droga ?

2.- Esses que eu menciono, defendendo a babada da Tia Eny e do MAG top top nunca viajaram para o exterior, certo ?

3.- EMBRAER, AVIBRAS & Cia que se virem agora.

Eitaaaaa brazilzão, acho que vou morar na Costa Rica !

Kojak

“Oganza
24 de fevereiro de 2015 at 0:44 #
Kojak,

Pô… tem a versão em inglês? Essa ai eu não sei nem por onde começar!!! 🙁

Já ia plantar bananeira aki… 🙂

Grande Abraço”

Caro Oganza

Não achei a versão em Inglês, no rodapé há opção em