PAMA-SP 2012 - dom23set - A-29 Super Tucano FAB - foto 5 Nunão - Poder Aéreo

 

Serão adquiridos cinco exemplares do turboélice militar da brasileira Embraer, além de nove helicópteros Harbin Z-9 da China, segundo declaração do presidente John Dramani Mahama

Nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, o portal de notícias AGC informou que a Força Aérea de Gana vai comprar cinco aviões de treinamento e ataque Super Tucano, da brasileira Embraer, assim como nove helicópteros Harbin Z-9 chineses. Segundo a AGC, o anúncio da compra foi feito no dia 13 pelo presidente de Gana, John Dramani Mahama.

A informação já havia sido dada em novembro de 2014, porém sem detalhamento das encomendas. Desta vez, porém, o presidente ganês chegou a indicar até mesmo a data de entrega dos helicópteros: junho de 2015. Ele também falou sobre planos de criar uma escola de treinamento de voo em Tamale e de um novo hospital para a Força Aérea de Gana, com 500 leitos, em Kumasi.

Gana já opera 10 helicópteros Mi-17 e 2 aviões de transporte C295, um dos quais está no Mali apoiando a missão da ONU na região (Minusma).

FONTE: AGC (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em italiano)

COLABOROU: Zampol

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eparro

Mais uma “graninha” para a Embraer! Viva!

Kojak

Bom, não podemos deixar a linha de produção com pouco “azeite” ! (rs)

Leonardo Pessoa Dias

Parece que o ciclo foi fechado. Espero que possa ser expandido em breve. Com o financiamento do BNDES ao hangar que foi destinado à força aérea, os 5 tucanos entraram como opção de asa fixa. Me atrevo a dizer que foi uma escolha tecnicamente e economicamente justificável. E é este o tipo de trabalho que o BNDES deve executar, para favorecer a industria nacional. Mas existe ainda muito trabalho para irrigar mais as médias e pequenas empresas, e passarmos além da lógica das “campeãs nacionais”. Interessante também olhar a composição da força de asas rotativas: russos e chineses. Agora brasileiros… Read more »

Nick

De grão em grão a galinha vai enchendo o papo. 🙂

Vida longo ao ST!

[]’s

Vader

Leonardo Pessoa Dias 19 de fevereiro de 2015 at 0:09 # Não entendeu? Ora, sem problemas! Eu repito para você então: “Ah qualé galera, os ditadores africanos que trucidam sua própria gente aos milhões são todos amigos, irmãos e companheiros do ParTido e do Foro de São Paulo. Qual o problema da gente doar um mercado, uma base aérea, um aeroporto e uma auto-estrada pros caras? Se até refinaria de gás a gente doa para os “hermanos” bolivarianos? Afinal de contas, somos um país rico! O Bravfil-PuTânphia, onde as estradas tem camadas de 50 centímetros de asfalto, onde os hospitais… Read more »

Leonardo Pessoa Dias

“Não sinto orgulho por este tipo de venda”.

Vader, utilizar sensações e emoções para analisar assuntos com prismas mais complexos não é a melhor saída.

E tentando manter a discussão sobre Defesa:

Não estaria Gana na mira de uma base naval brasileira? Se deixar para 2099, a China entra antes.

E mesmo a China entrando antes, isto realmente significaria que perdemos nossa chance? Existem outros países com bases internacionais de mais de uma nação.

nadimchaachaa

Prezados,

Levando em consideração que os jordanianos, se não estou enganado, pretenderam sem sucesso comprar UAVs dos americanos para atacar o ISIS, seria viável transformar A-29 nesse tipo de aeronave, quem sabe em parceria com a SAAB?

Cordialmente,

Nadim.