Home Força Aérea Brasileira Primeiro voo do Embraer KC-390 ‘transcorreu normalmente’ segundo piloto

Primeiro voo do Embraer KC-390 ‘transcorreu normalmente’ segundo piloto

401
23

KC-390 primeiro decolagem

Voo durou 1h19 minutos e testou sistemas da maior aeronave já projetada no Brasil

O protótipo do KC-390 rea lizou seu voo inaugural na manhã desta terça-feira (03/02), a partir da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O voo durou uma hora e 19 minutos e ocorreu em uma área sobre fazendas do interior de São Paulo.

Nos comandos, estavam dois pilotos de teste da Embraer, entre eles, o Coronel da reserva da FAB, Marco Oliveira Lima; e dois engenheiros de voo da empresa. “O voo transcorreu normalmente”, afirmou o comandante.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Ele assistiu à primeira decolagem ao lado do presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado; do Vice-Presidente Executivo de Negócio de Defesa e Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider; e do ex-comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Com 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca.

KC-390 decolando

Entregas em 2016
O voo inaugural é o início da fase de testes dos dois protótipos, prevista para durar até o fim de 2016, quando começam as entregas. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira assinou o pedido de aquisição de 28 aeronaves.

Na FAB, os KC-390 deverão cumprir todas as missões atualmente realizadas pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios. Para isso, o avião deverá ser capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão do frio da Antártica até o calor da Amazônia. O uso de turbinas a jato permitirá alcançar uma velocidade de até 870 km/h. Já o antecessor não passa dos 671 km/h.

O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado Guarani, por exemplo, cabe dentro do compartimento de carga do KC-390.

Também poderão ser levados 80 soldados equipados em uma configuração de transporte de tropa ou 64 paraquedistas ou 74 macas mais uma equipe médica. O peso máximo para cargas é de 23 toneladas. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.

As 28 unidades para a FAB serão entregues ao longo de doze anos. Com valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.

FONTE: Agência Força Aérea

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo
Paulo
5 anos atrás

Queria um vídeo do monstrão no ar…

Luiz Antonio
Luiz Antonio
5 anos atrás

Ansiosamente aguardando há quase 5 anos por este grande acontecimento. Estava paquerando o flightradar hoje de manha e vi o “paquera” mas, só mesmo por aqui é que tive a certeza do fato ! Aguardando agora o primeiro voo do nosso primeiro Grippen ! Mais alguns anos pela frente …..

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

Hoje a Embraer fez o meu dia.
Parabéns a todos envolvidos neste maravilhoso projeto.

Luiz Antonio
Luiz Antonio
5 anos atrás

Paulo: Eu gostaria de vários videos para me deleitar a tarde toda agora … rs Uma pena que a EMBRAER não fez o ALARDE e o ESTARDALHAÇO que deveria fazer em cima desta data memorável … será que prepara algo ? Deveria …..

claudio oliveira
claudio oliveira
5 anos atrás

1º Voo!!!
Que tenha sempre um céu de Brigadeiro!!!!

ESTE é o BRASIL que sonhamos!!

Joner
Joner
5 anos atrás

Fantástico, e que tenha dado tudo certo, vai ser um belo aparelho para a FAB e quem sabe mais outros clientes…

Parabéns aos envolvidos novamente.

Ademir Calonga da Silva
Ademir Calonga da Silva
5 anos atrás

Notícia fantástica. Para mim se assemelha ao desenvolvimento do Bandeirantes. Certamente fruto de muitas horas de pesquisa e dedicação ao trabalho, sacrificando as horas destinadas ao laser e à família. Parabéns a todos os envolvidos neste grande feito, inclusive àqueles que limpam o chão da fábrica.
Eu sempre digo que não adianta ter as melhores ferramentas e os melhores materiais, se não tiver a melhor equipe técnica para desenvolver um projeto, certamente ele (o projeto) está fadado ao fracasso.
A FAB e a EMBRAER tem os três itens acima.
Que dia!!!

Danilo José
Danilo José
5 anos atrás

Bela noticia, logo chegara a vez dos Gripen, aguardamos ansiosamente por este dia !

Alex
Alex
5 anos atrás

Parabéns a Embraer, Força Aerea

DougR
DougR
5 anos atrás

E tem gente que não acreditava nesse projeto. Que range os dentes ou torce o nariz!
Parabéns para a EMBRAER, empresa genuinamente brasileira, com interesses e cabeças que estão muito além da política.

phoxdie
phoxdie
5 anos atrás

Eu achei que o ‘paquera’ ia ser aquele Hawker Hunter da EMBRAER…. Mas de qualquer maneira, ela e a FAB estão de parabéns. É um grande avanço não só para a indústria aeroespacial mas também para a indústria brasileira no geral.

Alexandre
Alexandre
5 anos atrás

E quem comprou ações da EMBRAER nos últimos vinte dias ganhou 25%.

José Claudio
José Claudio
5 anos atrás

Pena que ficamos anos e anos à espera de notícias como essa. É muito legal ler como ficamos empolgados e nos sentimos muito mais BRASILEIROS e patriotas. Parabéns a todos nós que de certa forma contribuímos com essa empresa. Parabéns a todo esse povo ávido de boas notícias enfim ” O pátria amada Brasil” que Deus abençoe a todos nós e que usemos essa aeronave só em tempos de paz, mas caso queiram nos incomodar usemos como uma lança para buscarmos a Paz e a Segurança de todos os brasileiros.

Marcos RC
Marcos RC
5 anos atrás

Parabéns a todos …

Gayneth
Gayneth
5 anos atrás

E que venham as encomendas! Vai dar certo.

Anônimo
Anônimo
5 anos atrás

Quando do lançamento do projeto, alguns aqui falavam que tudo não passava de um avião de papel… bom, agora não é mais.

Gayneth
Gayneth
5 anos atrás

Poderíamos chama-lo de CORRUPIÃO! É grandão é bonito e é brasileiro. 🙂

Justin Case
Justin Case
5 anos atrás

Amigos,

Tanto Louzada como O. Lima são oficiais da reserva da FAB e têm histórico relevante como pilotos de caça e como pilotos de ensaio no CTA.
Aqui tem um outro vídeo, mas de celular:

https://www.youtube.com/watch?v=6OfXeMiD7Do

Abraços,

Justin

Adalto Lélis
Adalto Lélis
5 anos atrás

Esse é o nosso Brasil que sonhamos e acreditamos

Brasil acima de tudo

Adalto Lélis
Adalto Lélis
5 anos atrás

Esse é o Brasil que queremos …

Brasil acima de tudo

Jorge Alberto
Jorge Alberto
5 anos atrás

OK q eh uma grande vitoria da Embraer e do Brasil… Mas me perdoem!…

Ele eh feio demais!… “Todo torto”… nesse quesito o Hercules eh muito mais bonito….

Mauro Cambuquira
Mauro Cambuquira
5 anos atrás

Parabéns a Força Aérea, EMBRAER e a todos os brasileiros que contribuíram para esse grande avanço do Brasil. Memorável.