1_KC-390_Take_Off_02

São José dos Campos – SP, 3 de fevereiro de 2015 – A Embraer realizou hoje, com sucesso, o primeiro voo do novo jato de transporte militar e reabastecimento em voo KC-390. Os pilotos de teste Mozart Louzada e Marcos Salgado de Oliveira Lima e os engenheiros de ensaios em voo Raphael Lima e Roberto Becker voaram a aeronave por 1 hora e 25 minutos, realizando avaliação de qualidades de voo e de desempenho.

“Este primeiro voo é um passo fundamental para cumprirmosa tarefa que nos foi confiada. O KC-390 é resultado de uma estreita cooperação com a Força Aérea Brasileira e conta com outros parceiros internacionais, representando provavelmente o maior desafio tecnológico que a Empresa já enfrentou em sua história. Estamos verdadeiramente realizados por atingir este importante marco”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.

“O programa continua avançando conforme planejado e o KC-390 tem despertado o interesse de diversos países no mundo todo”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Orgulhamo-nos por mais uma vez mantermos nossos compromissos no desenvolvimento desta aeronave que estabelecerá um novo padrão na categoria dos aviões de transporte militar tático.”

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante da Aeronáutica.

Em seu voo inaugural, o KC-390 realizou manobras para avaliação das características de voo e executou uma variedade de testes de sistemas, tendo sido beneficiado por uma campanha avançada de simulações e de extensivos testes em solo. “O KC-390 se comportou de forma dócil e previsível”, disse o comandante Louzada. “O avançado sistema de comandos de voo fly-by-wire e os aviônicos de última geração facilitam a pilotagem e proporcionam um voo suave e preciso.”

1_KC-390_Take_Off_03

Sobre o KC-390

O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira. Trata-se de uma aeronave projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.

No dia 20 de maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem atualmente intenções de compra de outros países, totalizando mais 32 aeronaves.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galeao Cumbica

Parabéns a Embraer e a FAB!

Uma pergunta aos mais entendidos de transportes e necessidades da FAB, estas 30 aeronaves, imagino que dentro de 3 anos para serem produzidas, serão suficientes para a demanda da FAB ou ainda estaremos com a calça curta?

sds
GC

Ademir Calonga da Silva

Certamente uma bela foto para a próxima edição da Revista Forças de Defesa é uma destas fotos com o título “KC-390 SAI DO CHÃO”.
Mais uma vez parabéns à FAB e EMBRAER.
Agora é aguardar novas fotos e vídeos.

Galeao Cumbica

Ih! serão 12 anos para a entrega de todos!

sds
GC

Ernani Borges

Ufa! Minha ansiedade estava nas nuvens. Finalmente um motivo para me orgulhar de ser brasileironeste início de ano.

Roberto Fernandes

O primeiro voo demorou um pouquinho mais que o previsto, mas pelo menos foi feito em total segurança. Parabéns Embraer, parabéns FAB. O avião é muito bonito mesmo.

João Adaime

Os acionistas de Embraer devem estar com o sorriso de orelha a orelha.
Parabéns à Empresa.
Parabéns à FAB.
Parabéns ao Forças de Defesa por mais um furo.
Parabéns aos demais países que participaram do projeto. Acreditaram na FAB/Embraer.
Orgulho para todos nós brasileiros.

FRL

Não há muito o que dizer: feliz e orgulhoso de ser um brasileiro, em que pese o fim de ano/começo de ano ruidosos, deixo as minhas efusivas congratulações à FAB e à Embraer. Lindo pássaro esse que alçou voo ao lábaro azul ensolarado…

Antonio Ferreira

Nas mãos da iniciativa privada o Brasil decola! Parabéns a Embraer pelo feito, e a todos do Poder Aéreo pelo magnífico trabalho de cobertura!

Anônimo

Parabéns Fab e Embraer e a forças de de Defesa!

Gayneth

Esse vai longe! Parabéns Brasil.

general-lee

Para nos como amantes da aviaçao,hoje é um dia histórico…………… pra frente Brasil!

Anônimo

Gostaria de saber o pq de não terem recolhido o trem de pouso.Alem disso o não recolhimento não o danifica ?

marlon maia

e normal no primeiro vou de uma aeronave nova nao recolher o trem de pouso…..

Fábio Bezerra

Caros Amigos. Ontem dia 03/04/2015 foi um dia histórico pois nos faz sentir orgulho desta nação, somos um pais de 3 mundo com auto estima muito debilitada por causa dos escândalos de corrupção mas ontem foi um daqueles dias que eu lembrei de um jargão do Lula ” Sou brasileiro e não desisto nunca!”. Parabéns a FAB que sonhou com este glorioso dia, na figura do seu Ex comandante Brigadeiro e do atual Comandante,parabéns a EMBRAER que acreditou no sonho e o fez realidade, parabéns ao funcionários e principalmente a nós o povo brasileiro que ontem testemunhou que este pais… Read more »