Embraer se aproxima de primeiro voo-teste de novo avião militar, segundo blog de aviação

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KC-390 decolando - destaque imagem Embraer

A notícia é do blog ‘Todos a Bordo’, do UOL

ClippingNEWS-PAFontes próximas à Embraer confirmaram ao Todos a Bordo que a empresa se prepara para realizar nas próximas semanas o primeiro voo-teste do KC-390, a principal aeronave militar em desenvolvimento pela fabricante brasileira de que se tem conhecimento.

De acordo com a fonte, a Embraer encontra-se praticamente pronta para a realização do voo, faltando apenas “poucos ajustes técnicos e alguns acertos de política e marketing”.

O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para apresentar menor custo de uso e manutenção. A aeronave é capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais.

1_KC390_DR4_RefuelingAMX

O KC-390 pode ser utilizado também como reabastecedora aérea, utilizando dois tanques internos removíveis –o novo equipamento é capaz de reabastecer tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto desempenho.

A pilotagem da aeronave é facilitada por um sistema aviônico integrado e controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a eficiência de missão.

O KC-390 é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas não pavimentadas.

KC-390 - imagem Embraer

Segundo o projeto, o avião militar poderá transportar diversos tipos de cargas: pallets (contêineres), veículos, helicópteros, tropas (até 80 soldados equipados), paraquedistas (até 66 paraquedistas equipados, que podem saltar tanto de portas laterais como da rampa de carga) e macas para evacuação aeromédica (até 74 macas padrão OTAN).

O KC-390 é um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) que comissionou a Embraer em 2009 para desenvolver a aeronave. Parcerias industriais com Argentina, Portugal e República Tcheca também foram firmadas, dando à aeronave um caráter multinacional.

O programa encontra-se no fim da fase de testes que antecedem o primeiro voo, após o qual se inicia o estágio de certificação da aeronave.

A primeira entrega do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2016, com 28 encomendas da FAB e outras 32 opções de compra dos governos de Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.

KC-390 - imagem 2 Embraer

Confira aqui a ficha técnica do KC-390:

  • Fabricante: Embraer S.A.
  • Envergadura: 35,05 m
  • Comprimento: 35,20 m
  • Altura: 11,84 m
  • Velocidade máxima de cruzeiro: 470 nós (870 km/h)
  • Altitude máxima: 36.000 pés (11.000 m)
  • Alcance (c/ 23 toneladas de carga): 1.380 milhas náuticas (2.556 km)

FONTE: Todos a Bordo / UOL

IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Embraer

COLABOROU: Ronaldo

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eparro

Ora viva!

Contagem regressiva…

Marcos

“Contagem regressiva…”

A aeronave está pronta desde o dia vinte passado.
A contagem deve estar em menos 80.544, menos 80.545, menos 80.546, menos 80.547 e contando…

Marcos

“De acordo com a fonte, a Embraer encontra-se praticamente pronta para a realização do voo, faltando apenas “poucos ajustes técnicos e alguns acertos de política e marketing”.

Os ajustes técnicos são abastecimento e inspeção pré voo.

Os acertos políticos é basicamente a liberação de aeronavegabilidade da aeronave por parte da Anac.

E o marketing é nenhuma coisa, já que a empresa não tem o abito de divulgar qualquer coisa.

Vassili

Pelo que se diz em outros sites, o voo inaugural ainda não ocorreu por causa da demora em ter a liberação por parte da ANAC………

Aposto como o Poder Aéreo vai quebrar o recorde de acessos diários e talvez tb de comentários no dia que o voo acontecer…………

Abraços.

Galeão Cumbica

Marcos,

o que gera tanta burocracia pra liberar isso? vc saberia explicar pra gente?

sds
GC

Marcos

Galeão Cumbica

P: “O que gera tanta burocracia pra liberar isso?”

R: Burocracia!!!!

Galeão Cumbica

Na pratica ninguém tem uma resposta pra nossa burocracia! só sabemos que ela existe!

sds
GC

eparro

Marcos 31 de janeiro de 2015 at 11:10 #

Cara, você é especialista no assunto?

Marcos

Especialista? Eu?
No, no, no… Só piloto!
E bem informado.

Kojak

Agenda da Tia Eny, ela vai querer faturar essa ……….

Kojak

Ajuste fino, normal !

Rinaldo Nery

Almocei ontem com um piloto de provas da EMBRAER, antigo, e o mesmo me disse que faltam muitas coisas. Não especificou. Talvez o Marcos esteja certo.
Disse que é uma aeronave bem complexa, e a EMBRAER está enfrentando algumas dificuldades com a integração da avionica.

André Sávio Craveiro Bueno

Há uma estrada vicinal próxima a Embraer-G.Peixoto de onde é possível observar a pista. Ao menos era possivel anos atrás. Se a vizinhança souber da data do voo o local ficará cheio.

Kojak

“Rinaldo Nery
31 de janeiro de 2015 at 21:32 #”

Pronto, informação do meio.

Normal,

não é um “paulistinha”, (rs)

Universal

Ha informações sobre um provável incêndio no protótipo quando fazia testes e arremetidas no solo. Seria o real motivo do atraso.

HMS TIRELESS

Penso que essa Demora se deve à complexidade da aeronave. Normal.

Marcos

off topic

Rússia convida Brasil, juntamente com os demais países dos Brics, para construir uma estação espacial.

Agora vai. Ninguém segura esse país. Depois a gente já tem o foguete e o submarino nuclear para ir ao espaço.

Oganza

rsrsrs deve ser muito Carimbo e em muitas Vias… 🙁

Grande Abraço

Kojak

“Universal
1 de fevereiro de 2015 at 9:31 #

Ha informações sobre um provável incêndio no protótipo quando fazia testes e arremetidas no solo. Seria o real motivo do atraso.”

Ok, qual a fonte ??

Sds

Joner

Como assim testes de arremetida se o prototipo nem decolou ainda??????????????????????????

Universal

Kojak: Fonte interna e sua identidade não será informada.
Joner: Arremetidas, no caso, aceleração e frenagem forte na pista. Super aquecimento nos freios seria a provável causa do suposto incêndio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

Darkman

Uma grande conquista para a Embraer e para a FAB.
Ansiedade é grande para a decolagem do nosso KC 390

Oganza

Tá certo que a Embraer fez de tudo para não ter que Reinventar a Roda, e eu até concordo, pelo que foi liberado do projeto, que eles foram bem sucedidos, no projeto.

Mas como sempre, O KC-390 não é qualquer Rodinha não… e para fazer essa roda girar redondinha, vai dar trabalho… é a coisa mais complexa que a Embraer jamais se meteu e não se iludam, essa campanha de testes e certificações será loooonga.

Grande Abraço.

Joner

É preciso que alguém que entenda do assunto diga algo, pois em testes de grandes aeronaves é COMUM incendio no sistema dos freios nas rodas, até com incendio nos pneus.
Pois busca-se exatamente o limite em que será possivél operar, então é preciso tomar cuidado com a informação, um leigo vai ver um incendio na aeronave, técnicos envolvidos nos testes vão dizer: Precisamos liberar os freios antes no proximo teste. 🙂

Kojak