Expo Fly Experience - 1

Está acontecendo no Shopping Ibirapuera, a “Expo Fly Experience” uma exposição sobre Aviação, montado no Piso Moema

Jarbas de Barros

Trata-se de não apenas de um evento temático, como também interativo e cultural: a frente do local é marcado pela presença de um avião de verdade; no caso, o ZODIAC CH 650B de dois lugares. A fabricante do Zodiac, a Zenith Aircraft Company, é representada no Brasil pela AVBRAS Aviação Brasileira, de Sorocaba, que e é também uma das parceiras da amostra. Trata-se de um homebuilt bem popular nos EUA, com mais de 10 mil kits vendidos e “feitos em casa” pelos seus proprietários.

Na entrada do espaço própriamente dito, os visitantes são recepcionados por uma atendente caracterizada de comissária de bordo, em um balcão que lembra o check-in de uma companhia aérea. Dentro da área lúdica, outras “aeromoças” orientam e entretém os convidados.

Nos simuladores de voo, no entanto, a coisa é bem diferente. Há ali dois deles, do Cessna 172 e do Piper Sêneca, ambos homologados e utilizados em missões reais de instrução de pilotos. No assento da direita, as orientações vem de instrutores de voo de verdade, da Escola de Aviação Civil Fly Center Simuladores de Voo, realizadora do projeto.

Expo Fly Experience - 2

Mas o que mais chama a atenção é, sem dúvida, a maquete de uma cabine de Boeing 737, em escala real. Além do tamanho, o painel de instrumentos e a tela de projeção mostram com algum grau de realismo o que seria o simulador de uma aeronave daquele porte.

Para crianças a partir de 4 anos, foi montada uma oficina de pára-quedas em miniatura e uma torre de controle onde as crianças sobem e jogam seu para-quedas .Uma das finalidades do espaço é entreter crianças enquanto seus pais ou responsáveis estão nos simuladores. Também para essa finalidade, foi montada em anexo uma tenda, que simula a cabine de passageiros de um avião comercial, onde são exibidos vídeos culturais sobre a História do Santos Dumont e das comissárias de bordo.

Os limites do espaço são feitos por paineis contando a história da profissão de aeromoça, além de outros sobre Santos=Dumont, juntamente com uma pequena exposição temática com maquetes em escala reduzida dos seus principais feitos e inventos.

A Expo Fly Experience acontece todos os dias e vai até 8 de Fevereiro. A entrada é gratuíta.

Expo Fly Experience - 3

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kojak

Muito boa a matéria, como diria o MO:

Esse “aviãozinho” da primeira foto, adorei.

http://zenithair.com/zodiac/index1.html