Segundo site, R$ 88 bilhões perdidos na Petrobras comprariam 240 caças Gripen para a FAB

70

Petrobras versus caças

Segundo o site R7, com o dinheiro do prejuízo causado pelos desvios e má gestão na Petrobras, seria possível comprar 240 caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira.

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo

240 caças ou 480 hospitais ou 2400 escolas…..e por aí vai….tá difícil companheiro

Blackhawk

A cifra de 88 bilhões não corresponde aos desvios que ocorreram na Petrobrás, mas sim a ativos supervalorizados (que foram corrigidos no balanço).
O que especula-se que tenha sido desviado é a taxa de 3% sobre esse valor (ainda não confirmado). Ainda assim uma grande soma.

Gilberto Rezende

Típica não notícia por falta de assunto…

Porque não falar do acordo militar Rússia-Irã e os 20 Su-50 e S-300 para os persas?

Ou a proposta russa a China para anunciar na próxima cúpula dos BRICS o projeto de uma nova estação espacial internacional do bloco… E o Brasil em saia justa D. Dilma…

HMS TIRELESS

Eu havia colocado um link sobre esse acordo entre russos e iranianos Gilberto. Mas cabe ressaltar que o Rustam, que é muito bem informado, já desmentiu essa história de Su-50 viu?

Quanto à estação espacial dos BRICS o que o astronauta brasileiro iria fazer lá? Plantar feijão em chumaço de algodão?..rs!

Guizmo

Caro Gilberto, talvez o motivo seja o grau de importância em nossas vidas, cidadãos do Brasil, sobre cada notícia.

Me preocupa mais casos de corrupção,desvios de verba pública e mau uso dos recursos públicos, do que se o Brasil vai ou não ter uma estação espacial, ou se o Irã vai ter caça novo….

Blackhawk

Caro Guizmo, este blog se refere às notícias do meio militar. Não é a toa que aparecem tantas matérias sobre o F-35, PAK-FA, Rafale, Typhoon, etc… embora estes caças não tenham nenhum grau de importância em nossas vidas, afinal não fazem parte do rol de armas das nossas forças armadas (desculpem o argumento simplista).

Para estes assuntos que tu relacionastes, há vários sites e blogs que se preocupam mais, mesmo que aqui volta e meia tenha alguma notícia sobre assuntos “não militares”.

Vader

Esse é o custo da corrupção generalizada e desbragada, da má gestão e incompetência, e da ideologia tôsca pseudo-nacionalista, que prega que o Estado tem capacidade pra gerenciar empresas privadas. Pensem o que poderia ser feito com esse dinheiro só nas Forças Armadas. E a canalha vem me falar em “proteger a PeTrossauro”. Proteger de quem cára pálida? De quem quer que esta joça seja privatizada e passe a dar lucro e divisas para o país, e não prejuizos? A PeTrossauro está na lona! Virtualmente quebrada! E vai piorar: o governo do PT, através do Tesouro Nacional (ou sja: nossos… Read more »

joseboscojr

E o governo nos vendendo a ideia que o pré-sal precisava ser protegido da cobiça externa.
Parem já com essa idiotice do baleia azul nuclear e com o dinheiro comprem guilhotinas.

HMS TIRELESS

Concordo Bosco! Mas se você for ver muito provavelmente a baleia branca atômica foi um meio para se atingir um fim (assaltar o erário). Aliás esse imbróglio da baleia branca lembra a fala de um personagem do filme ” caçada ao outubro vermelho” onde ele diz:

– Eu sou político! Eu mesmo tempo em que dou pirulitos às crianças, roubo suas carteiras

Político = PT

Crianças= MB

pirulitos = Baleia branca atômica

Carteiras = Erário

Pangloss

Hoje, podemos compreender com maior clareza a histeria petista contra a privatização da empresa, durante os mandatos do FHC.

Não queriam perder a galinha dos ovos de ouro, na hipótese de tomada, ops, chegada ao poder do partido.

Oganza

Nunca na história tivemos uma destruição tão grande das Instituições e dos Ativos do Estado como se viu no últimos 12 anos… … em retrospectiva, nem o Governo Sarney fez tal lambança… …no Regime Militar as Instituições estiveram sobre coação, mas foram preservadas, muitas foram até colocadas na “geladeira”, mas todas preservadas. Tudo por Ideologia, tudo por Poder. Em um velho editorial de jornal, na época (1964) censurado, J.T. Lowee escreveu que tinha um lado positivo de se cometer um atentado a vida de um Presidente ou qualquer estadista… ele dizia que: – Quando um cidadão comum, um “ninguém” dentro… Read more »

Augusto

Como todos sabem, o governo acaba de publicar decreto que determina que entre o dia 1º de fevereiro e início de abril do corrente, gasolina e diesel terão aumentos de 0,22 e 0,15 centavos por litro respectivamente.

O governo precisa repassar estes valores para a população, caso contrário o PT não conseguirá continuar saqueando a Petrobrás.

Blackhawk

Pangloss, não é justo nem correto fazer a confusão de “tomada” com “chegada” ao poder. Quem tomou o poder à força nós sabemos. Entretanto, por mais que muitos de nós não gostem, o governo foi eleito e não imposto.

Gilberto Rezende

É impressionante o recalque de se chamar o projeto de submarino atômico de baleia branca… Caro Vader o estado não sabe nada mesmo, Petrobrás, Embraer, Vale do Rio Doce, CSN as maiores empresas do Brasil sequer existiriam se não tivessem nascido estatais. Os capitalistas tem amor por lucro e horror a investimento de risco, querem em absoluta maioria sempre uma teta ou financiamento estatal. Internet, Intel, mesmo nos EUA grandes empresas dependeram do governo para serem criadas ou como em em 2008 a GM só não quebrou por um empréstimo bem polpudo e camarada do governo americano. Me poupem desta… Read more »

joseboscojr

Eu chamei de “baleia azul”…
Tudo bem que esqueci “dos sete mares”, mas que foi “azul”, foi!

Oganza

Nossa… quem usa termos como “ladainha malfadada” para descrever um Homem que não queria entrar para política, não queria ser presidente e por mais de uma vez confidenciava aos mais próximos que em seu íntimo sempre se perguntava que com que direito ele poderia se dirigir ao Povo Americano? É no mínimo muito ignorante sobre Ronald Reagan. “Os pais Fundadores sabiam que um Governo não poderia controlar a economia sem está controlando as pessoas. E eles também sabiam que quando um Governo se prepara para fazer isso, ele deve usar a força da repressão para alcançar o seu objetivo. Dizem… Read more »

HMS TIRELESS

Fui eu que chamei de baleia branca! E chamei pelos motivos corretos afinal são 21 bilhões de reais enterrados em um projeto, onde inclusive a Odebrecht foi contratada sem licitação para construir a New London dos trópicos, enquanto a marinha de superfície e mesmo os subs convencionais estão definhando. Quanto às empresas citadas acima, se ainda fossem estatais não seriam lucrativas. O caso da EMBRAER é emblemático, pois passou de estatal deficitária ao terceiro maior fabricante de aeronaves do planeta. Se ainda fosse estatal, e aparelhada pelo PT, estaria montando meia dúzia de turboélices para regionais venezuelanas ou bolivianas, e/ou… Read more »

Oganza

E um pouquinho de Thatcher tb:

“O problema dos meus amigos socialistas quando eu estava no Governo era que eles nunca queriam saber sobre o fluxo e refluxo da opinião pública.

Eles sempre colocaram e ainda colocam a ideologia na frente da manteiga, enquanto nós sempre colocamos a manteiga na frente de tudo.”

– Margaret Thatcher em uma de suas últimas declarações públicas. 1996 sobre a campanha dos Trabalistas ao Parlamento Britânico.

Esse humor Britânico… rsrsrs 🙂

Grande Abraço.

Rafael Oliveira

Não querendo defender o PT, mas já defendendo, não vejo muita diferença entre o governo do PT, o período da Ditadura Militar e a Era Vargas. Todos almejando um Estado imenso, extremamente burocrático e ineficiente, pregando um nacionalismo de quinta categoria, autointitulando-se os salvadores da pátria, concedendo legal, mas imoralmente, inúmeros privilégios para seu grupo, dando migalhas para o povo mais pobre e para a classe média, apoiando as empresas dos “amigos” em nome do “interesse nacional”, pouco ou nada transparentes, pisoteando em cima das instituições que lhe eram contrárias, achacando a imprensa, corrupção, desvio de dinheiro público, “cultura da… Read more »

HMS TIRELESS

Você foi ao cerne Rafael. Tanto Vargas como os militares e o PT hipertrofiaram o Estado com o fim de servir-se dele. Basta lembrar que no regime militar muitos coronéis e generais, ao irem para a reserva, eram presenteados com diretorias e presidências de estatais. Hoje, políticos e ex-ministros petistas são colocados no conselho de estatais ou em ministérios.

eparro

Gilberto Rezende 29 de janeiro de 2015 at 15:10 #

Sinceramente não entendo o seu ponto de vista quando diz que as grandes empresas nascem somente devido ao Estado.

Mas e as empresas de grande sucesso, tais como: a Camargo Correa, a Odebrecht, a Mendes Júnior, a JBS, a TAM, a Gol a Petroquímica União; para citar algumas que não nasceram estatais. Não houve aí capital de risco investido?

E lá nos primos do norte, a Microsoft, a Coca Cola, a Google, a Ford e ainda mais lá que tem uma infinidade de companhias com capital privado.

Claudio Santos

Para mim não importa o partido, importa que seus representantes sejam honestos honestos honestos e competentes o resto vem naturalmente!

eparro

HMS TIRELESS 29 de janeiro de 2015 at 16:19 #

Só por curiosidade, não me leve a mal, você lembra de quais destes militares da reserva presidiram ou dirigiram estatais.

É que estava aqui tentando lembrar de algum nome, principalmente da Petrobras e só lembrei-me do General Ernesto Geisel e do Coronel Ozires Silva, mas o General Geisel ainda estava na ativa e o Coronel Ozires Silva que já não foi durante o regime militar, este sim me parece que já na reserva.

eparro

Blackhawk 29 de janeiro de 2015 at 13:17 #

Olha lá Blackhawk, com todo o respeito, quando se pensa em “ativos que foram supervalorizados”, não se pensa em desvios?

No final das contas, qual o intuito de supervalorizar um ativo?

Rafael Oliveira

Eparro, se eram da ativa ou da reserva eu não sei, mas conforme lista dos presidentes da Petrobrás, quase todos eram militares, durante o Regime Militar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_da_Petrobras

PS: não é a melhor fonte, mas para esse tipo de informação, dá para o gasto.

Eduardo Alves Sobrinho

Bem… Vou tentar não me extender muito, caso contrário perderei horas escrevendo um texto gigantesco sobre o assunto. Infelizmente a reportagem mostra algo intangível como tangível, simplificando uma conta que vai além do Balanço e que pode ter um fim desastroso para o Brasil como um todo. R$ 88,6 bi é o piso do rombo da Petrobras para a contabilidade no Brasil (Nos Estados Unidos este número pode ser ajustado para R$ 61,4 bi – se quiserem entender isso sugiro lerem o Valor de hoje caderno B1). Isto é um cáculo de ajuste de ativos no Balanço Patrimonial. Ela não… Read more »

eparro

Rafael Oliveira 29 de janeiro de 2015 at 17:43 #

Grazie!

Marcos

Não é Baleia Branca! É Grande Elefante Branco das Profundezas.

Marcos

Gilberto Rezende É impressionante o recalque de se chamar o projeto de submarino atômico de baleia branca… —- Algumas histórias que começam a surgir sobre a assinatura do Contrato do Grande Elefante das Profundezas são para mandar muita gente para o paredão. Caro Vader o estado não sabe nada mesmo, Petrobrás, Embraer, Vale do Rio Doce, CSN as maiores empresas do Brasil sequer existiriam se não tivessem nascido estatais. — Tens razão, mas isso já é passado, numa época muita diferente da atual. Os capitalistas tem amor por lucro e horror a investimento de risco, querem em absoluta maioria sempre… Read more »

joseboscojr

Eu sempre fui ingênuo e me incluía quando ouvia nossos honrados homens públicos dizerem que “o petróleo é nosso”, mesmo pagando o litro de gasolina mais caro do planeta.
Agora eu sei o que queriam dizer com “nosso”.

Vader

Gilberto, o Brasil possui milhões de empresas nacionais e multinacionais que não dependem de um centavo de dinheiro público. E duas ou três dúzias de “escolhidas a dedo” pelos poderosos de plantão, que não vivem sem o jabá público, e servem pra lavar o dinheiro sujo desviado da máquina pública para financiar os esquemas de corrupção. Preciso citá-las? Não, creio que vc sabe de cor da maioria delas né? O dinheiro público corrompe. Porque ele não é obtido por mérito e dele não se presta contas como se prestaria a um banco privado, por exemplo. Os EUA irão ainda pagar… Read more »

joseboscojr

Após várias e várias tentativas de me matar (consegui ficar no máximo 15 segundos sem respirar) após ter chegado à conclusão que já havia visto de tudo depois de ler o comentário do Gilberto sobre “mamar nas tetas do Estado”, tenho o prazer de informar aos senhores, meus amigos virtuais, que não pretendo mais tentar me matar e que meu surto psicótico passou.

Eduardo Alves Sobrinho

Vader, Antes de mais nada gosto dos seus comentários. Nunca tenho tempo de ler todos os comentários, por isso costumo selecionar alguns para ler e os seus fazem parte do grupo (sem ofender os outros, é por uma questão de tempo e de achar que pensamentos possuem convergências). Não concordo 100% com o que você diz, ainda bem, afinal esta é a graça da democracia, a discordância. Enfim, em um comentário seu você afirma o seguinte: “Os EUA irão ainda pagar caro pelo socialista Obama ter salvo a GM e outras empresas da falência. No capitalismo não existe essa de… Read more »

Gardusi

Sempre li ou ouvi jornalistas, até renomados, repetindo aquelas m* do tipo “…com o dinheiro gasto em caças, daria pra comprar X hospitais/casas/creches/etc…”. É a primeira vez que os vejo fazendo as contas contrárias.
Ao menos podemos ver isso como positivo (nesse mar de lama que vivemos)
Parabéns ao R7.
E a dica do Bosco já me ocorreu também.
Está na hora de outra “revolução francesa”.

Claudio Moreno

Boa noite Senhores! Infelizmente o “ranço” que existe por parte dos civis contra os militares que politicamente estavam corretos em salvaguardar a nação brasileira de virar já na década de 60/70 o derrame de corrupção e desgoverno que vivemos hoje, impede que os mais jovens e politizados deem-se conta do mal que tomou sim, de assalto o País, suas riquezas, o seu povo e sua história. Quem não consegue ver que nossa nação não está diferente da Venezuela, Argentina, Cuba, Bolívia, Paraguay, Coreia do Norte? Nossa economia não suporta mais a corrupção que reinventa a todo momento modos mirabolantes, com… Read more »

joseboscojr

E com essa história de delação premiada a tiazinha da cantina da sede da Petroneverlândia que se cuide.

joseboscojr

Cláudio,
Com a viadagem em alta devido ao alto consumo de soja e aos pesticidas (e cada um ganhando 800 pirlas por mês pra só ser viadinho e “nada mas”) dessa vez o país vai literalmente falir.
Eu ainda tô esperando que o Estado brasileiro politicamente correto implemente uma bolsa “macho ALPHA paca”, já que estamos virando minoria e ninguém quer “nóis” mais.
“Tamo seno discriminadio” e tamém queremo uma bolsa auxílio pra poder comprar desodorante Rexona e otras cositas más.

Nick

Sinceramente , sou a favor de jogar esses R$88 bilhões e mais o que tiver de “podre” e limpar o Balanço.

O problema é que de que adianta limpar a casa se os inquilinos continuarão por lá.

[]’s

Oganza

Bosco,

ou seria a bolsa “Jece Valadão”. 🙂

nem que fosse como homenagem póstuma.

Grande Abraço.

Kojak

Bom vamos lá,

Eduardo Sobrinho, perfeito seus comentários.

Bosco,

peço desculpas a alguns, sei que estou atrasado e deverei ser processado por não seguir a “onda”, mas:

Sou hétero, esposa, 2 filhos, família ….. enfim …..

Aos PTralhas que diriam que a PeTrossauro salvaria o país:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/01/1582305-carteira-de-exploracao-da-petrobras-caira-ao-minimo-necessario-afirma-graca.shtml

Rombo (roubo) no TN:

http://dinheiropublico.blogfolha.uol.com.br/2015/01/29/governo-dilma-anuncia-rombo-inedito-de-r-172-bi-no-caixa-do-tesouro-saiba-causas-e-consequencias/

E ai vem a resposta de forma simples:

https://www.youtube.com/watch?v=WFIN5VfhSZo

Pangloss

Blackhawk, sobre seu comentário das 15h09, devo assinalar que a última eleição presidencial pode ter obedecido às prescrições legais, mas passou longe dos melhores critérios de legitimidade e de moralidade. Rafael Oliveira, seu comentário das 16h03 estabelece relação de semelhança entre o PT, os militares de 64/85 e a Era Vargas. Isso é bastante eloqüente. Pergunte a um petista se ele deseja tal associação. O PT sempre demonizou os militares, e o Vargas é o nosso arquétipo do populismo mais tacanha, nosso similar nacional ao Mussolini, ao Perón, ao Cárdenas e a tantos outros. Mas acho que o PT vai… Read more »

Kojak

Vamos lá II, PeTrossauso, declarado hoje pela sua PresidANTA: R$ 86.7 bi ………….. real cerca de R$ 120 bi Demandas nos USA, muitos U$$ bi Oganza WTI a U$$ 40 alguma coisa ? Brent U$$ 44/45 ? CEF R$ bilhões “pros manos” da quadrilha BB R$ bilhões idem BNDES R$ bilhões idem Agências de fomento, R$ bilhões idem Renúncia fiscal: PQP, põe R$ bilhões nisso Itaguaí/RJ, R$ 60/70 bi no total, levantem as mãos e braços Obras do PAC I e II super faturadas, mal gerenciadas, gestão comandada por imbecis, R$ muitos, mais muitos bi no lixo 12 anos de… Read more »

Kojak

Pô, o JM deve estar enfartando por não estar aqui, Tá faltando o Cel Nery, o Colombelli e meus especiais cumprimentos aos realistas ai de cima, vocês não vivem na Fantazolândia, Brazillândia, etc …. Conhecem algum Ex-Presidente, Oficial General ou Cel da época 64/85 que morreram milionários ou que seus herdeiros estejam com Jatinho de 40 milhões, a maior empresa de proteína animal do mundo ou com filhos, ou netos em cargos públicos com remunerações bem polpudas ? E/ou ricos por seus ancestrais terem usurpado do dinheiro da população ? Nas medidas tomadas nos últimos 60/90 dias, alguém viu o… Read more »

Kojak

Ações da PeTrossauro a R$ 7,60, mais barata que um misto quente.

Cadê os “briguentos” e atuantes, infantes sindicalistas do sindicato dos Petroleiros ?

Kojak

Quanto ao tema, com essa grana teríamos a melhor FA do hemisfério sul e a melhor forças armadas da américa latrina.

Bogaz

“Típica não notícia por falta de assunto…” é a última coisa que poderia falar-se sobre este episódio.

a.cancado

Quando leio o que o __________________ diz, não posso deixar de lembrar das sábias palavras de Albert Einstein, a respeito de apenas duas coisas não terem limite: a expansão do Universo, e a estupidez humana…

COMENTÁRIO EDITADO.

NOTA DOS EDITORES: NÃO FAÇAM PROVOCAÇÕES PESSOAIS INÚTEIS A OUTROS COMENTARISTAS, O QUE SÓ GERA UMA BOLA DE NEVE DE TROCAS DE ATAQUES QUE NÃO CONTRIBUI EM NADA COM O DEBATE.

QUANTAS VEZES TEREMOS QUE AVISAR ISSO?

PRIMEIRO AVISO. SE FIZER MAIS DUAS INFRAÇÕES ÀS REGRAS DO BLOG, VOCÊ SERÁ SUSPENSO.

Renato.B

Imagino o que diremos dessa história no futuro.

Talvez o PT tenha feito mais pela privatização ou pelo menos pela redução do monopólio, da Petrobrás que possamos imaginar agora.

HMS TIRELESS

Por isso que os _________________ simplesmente ODEIAM o Reinaldo Azevedo. O cara simplesmente fala a verdade! Dilma só tem uma saída honrada e honrosa: anunciar a privatização da Petrobras depois da desratização. Mas não fará isso, é claro! Enterrará a estatal e o país Dilma Rousseff poderia fazer um bem imenso ao Brasil e à Petrobras. Mas ela não vai. Já chego lá. A estatal é um retrato do Brasil sob a era petista: gigante, depauperada, sucateada, com futuro incerto. Imaginem o que aconteceria se, nas campanhas eleitorais de 2006, 2010 e até 2014, um candidato do PSDB dissesse isto:… Read more »

Rafael Oliveira

COMENTÁRIO APAGADO.