Putin se vinga do Ocidente oferecendo jatos Sukhoi Su-24 à Argentina

67

Sukhoi Su-24

Su-24- foto aviaciaru

Roberto Lopes
Exclusivo para o Poder Aéreo

A notícia de que o governo de Buenos Aires examina a conveniência de alugar 12 jatos supersônicos de ataque Sukhoi Su-24, para reforçar a aviação de combate da sua Força Aérea durante a metade final dos anos de 2010 e o início da próxima década, ganhou ares de veracidade na tarde desta segunda-feira (29), quando o site IHS Jane’s 360 – pertencente ao prestigioso grupo britânico Jane’s (especializado em assuntos militares) – publicou um breve comentário do MoD (Ministério da Defesa do Reino Unido), a respeito do assunto:

“O Ministério da Defesa realiza avaliações regulares de potenciais ameaças militares para as Ilhas Falkland, para garantir que vamos manter um nível adequado de capacidade defensiva para enfrentar quaisquer ameaças. Nós continuamos a nos manter vigilantes e compromissados com a proteção dos ilhéus das Falklands”.

A novidade surge cinco meses e meio depois de uma visita do presidente russo Vladimir Putin a Buenos Aires, e apenas 30 dias após o anúncio da decisão do governo francês, de se recusar – pela segunda vez – a entregar a uma tripulação da Marinha russa, o porta-helicópteros da classe “Mistral” construído pela DCNS e um pool de empresas francesas sob encomenda de Moscou.

Os Estados Unidos e as potências ocidentais lideram um conjunto de sanções contra a administração Putin, em razão da anexação da Península da Crimeia, no primeiro semestre, e da forte suspeita de que elementos separatistas ucranianos apoiados por Moscou se utilizaram de um lançador de mísseis de fabricação russa para derrubar um jato de passageiros da Malaysian Airlines.

Diferente – Mas a “bomba” do Su-24 não representa um choque só para os kelpers (como são chamados os habitantes das Malvinas), ou para as autoridades incumbidas de defendê-los na distante Inglaterra.

Um representante da indústria militar israelense que acompanha o esforço dos argentinos para renovar a sua frota de caças, observou ao Poder Aéreo que o advento do jato Sukhoi gera um impacto de conseqüências perturbadoras para a própria Força Aérea Argentina (FAA).

Segundo esse raciocínio, os brigadeiros platinos precisarão abrir espaço em sua estrutura operacional para formar uma equipe de recebimento e manutenção de um bombardeiro bimotor, de dois tripulantes e superfície alar com geometria variável, mantido por meio de lubrificantes e ferramental desconhecidos pela logística argentina.

Uma aeronave que nada, absolutamente, tem a ver – por sua concepção, nível atual de modernidade, seus conceitos operacionais e exigências de conservação – com os modelos utilizados pela FAA até aqui.

E a verdade é que há muito o que aprender sobre o avião russo.

Em primeiro lugar, é preciso dizer que ele não representa o tipo de aeronave que Buenos Aires vinha procurando desde 2013: um jato adequado à interdição, que assegure aos argentinos uma capacidade mínima de superioridade aérea. O Su-24 não foi projetado para cumprir essas funções.

Ele é o que os aviadores chamam, em seu jargão profissional, de avião-martelo, tipicamente concebido para o ataque (ou, para tarefas subsidiárias como o reconhecimento a grandes altitudes). Seus objetivos são, portanto, alvos no solo ou “targets” de superfície em zonas marítimas – motivo pelo qual transporta os mísseis Kh-31A, capazes de alcançar uma embarcação a distâncias entre 25 e 50 kms.

Há dúvidas, entretanto, quanto à capacidade de sobrevivência do Su-24 em um cenário de guerra aérea moderna – ou, em outras palavras, de potencial enfrentamento com os caças ocidentais de última geração, como o também bimotor Eurofighter Typhoon (que, não por acaso, guarnece os céus das Ilhas Malvinas).

Adequação – O Su-24 foi o primeiro jato de ataque diurno/noturno da extinta União Soviética a exibir aviônica digital, que integrava seu sistema de navegação ao controle dos armamentos.

No fim da década de 1980, com os sucessivos avanços da pesquisa de autodefesa dos aviões de combate, seus projetistas puderam, por exemplo, improvisar uma baia de guerra eletrônica, que sanava esse importante item de vulnerabilidade da aeronave.

A aparelhagem era formada, basicamente, por um sistema de alerta radar, ao qual foi adicionado, mais tarde, um receptor de alerta contra mísseis e um equipamento de guerra eletrônica ativa, por geração de interferências – sistema que exigiu a instalação de antenas junto às tomadas de ar da fuselagem e na cauda.
Segundo o site IHS Jane’s 360, essa capacidade do jato russo de aceitar modificações modulares, permitiu que os técnicos da Força Aérea Iraniana desenvolvessem o seu próprio pacote de armamentos para a aeronave.

Em linhas gerais – simplistas –, o Su-24 é, contudo, um avião perfeitamente apto a manter sob vigilância – ou estresse – o atual dispositivo militar britânico das Malvinas: quatro caças Typhoon, uma bateria de mísseis antiaéreos Rapier, uma guarnição estimada em 1.200 militares e a presença (não permanente) de um navio de superfície da classe de uma fragata média ou pesada.

O Sukhoi oferecido aos argentinos tem um raio de ação de combate de 1.046 km, transportando três toneladas de bombas, o que lhe permitiria decolar do território argentino, sobrevoar o arquipélago malvinense por dez ou 15 minutos e retornar à base sem a necessidade de reabastecer no ar.

Essa perspectiva é ainda mais difícil de ser aceita pelos britânicos, quando se sabe que o primeiro dos dois novos porta-aviões britânicos classe “Queen Elizabeth” só estará pronto em 2020. E, segundo o articulista Gareth Jennings, do IHS Jane’s Defence Weekly, só poderá ser considerado plenamente operacional no ano de 2023.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
thomas_dw

A Argentina nao tem dinheiro para adquirir, dinheiro para operar nem pilotos treinados, nem navegadores treinados e também nao tem a doutrina operacional para empregá-los e finalmente, nao dispõe de infraestrutura nas suas bases areres e ahh … e nao dispõe de armas compatíveis.

Superando os obstáculos acima descritos, estara adquirindo um aviao de combate prestes a ser retirado de operacao pela Forca Aerea da Russia.

(noticia é risível se se considerar que o negocio dos Kfir nem saiu da carta de intenções)

André Sávio Craveiro Bueno

Há muita água para rolar. Mas se a oferta russa for real e Putin oferecer “mundos e fundos”; entendam isso como financiamento facilitado e apoio irrestrito de manutenção e treinamento [talvez por pessoal russo], então os argies se virão tentados a aceitar. Quem sabe não poderiam vir, eventualmente, caças?

A questão primária é dinheiro. Se essa barreira for rompida, ainda resta a de manutenção e treinamento, além do estabelecimento de uma doutrina.

Emerson Cosme

Não entendi, a preferência não deveria ser por aeronaves de defesa aérea? Sem falar no custo operacional, tempo para desenvolver doutrina de uso, peças de reposição, etc. Falam como se da noite para o dia o sistema de defesa Britânico nas ilhas fosse ameaçado de colapso, sem que os mesmos não fizessem um estudo do impacto desta hipotética compra. Ma se não veio F-1, o sino -paquistanês e Kfir, o ideal não seria optar por Mig-29 ou SU-27, caso realmente existisse $$$$ para tanto. Apesar dos meus parcos conhecimentos penso que é pegadinha de fim de ano.

Vader

Nossa Senhora, agora a Rainha tem motivos para ficar realmente preocupada… 🙂

PS: dois Typhoon abatem a esquadrilha inteira desses monstrengos russos…

Edcarlos Prudente

Espero que seja pegadinha mesmo, pois a força aérea argentina merece coisa muito melhor e dentro de sua realidade. Como já foi dito essa aeronave já passou do seu tempo de aposentadoria, os russos estão substituindo o SU-24 pelo SU-34. E se fossem mesmo camaradas ofereciam alguma versão moderna do Fulcrum.

Marcos

O que pode estar em andamento é uma nova Guerra Fria, mas na América do Sul. E pessoal doido para botar lenha na fogueira não vai faltar. Provocar estresses em lugares distantes pode interessar à própria Rússia e à China. A Rússia pode muito bem oferecer um pacote de aeronaves, armamentos e treinamento por preço simbólico, já que vai desativar as aeronaves. As forças do Eixo Bolivariano, pela simples provocação, podem apoiar a coisa toda. De outro lado, ingleses e americanos podem levar, no entanto, a coisa mais a sério.

Guilherme Poggio

O impacto de uma FAA equipada com Su-24 seria semelhante ao impacto provocado pelos Lincoln/Lancasters na década de 1950. Naquela época somente a FAA possuía esta capacidade de bombardeio estratégico (mesmo que a aeronave já estivesse ultrapassada).

André Sávio Craveiro Bueno

A questão chave é $$$. Se Moscou [e Pequim] quiserem e puderem agir, então poderão armar a Argentina [e Venezuela, Bolívia, Equador…]. Se os Su-24 vierem, apenas isso bastará para incomodar os ingleses. Sim, os Typhoon poderiam dar conta, porém imagino que nenhum planejador militar inglês iria desprezá-los. E se os Su-24 usarem misseís cruise?

André Sávio Craveiro Bueno

Se os argentinos conseguirem os Su-24 ou qualquer outra aeronave mais moderna, isso obrigará os ingleses a investirem mais na defesa das Falklands no médio prazo?

A Argentina estaria disposta a arcar com as consequências de uma ação contas as ilhas?

Pangloss

Putin, pare de arrancar as calças pela cabeça. Isso já começa a afetar sua capacidade de raciocínio, rapaz!

Se você quer mesmo vingar-se do Ocidente, começar pela Argentina é covardia. Os caras estão falidos e você ainda oferece mais corda para os enforcados?

Baschera

Hummmmm…… Não foi um Su-24 russo com seus pood’s ECM ligados que deu um “susto” no Uss Donald Cook no Mar Negro poucos meses atrás ??? Foi propagado pelos russos: “…Tudo decorria como de habitude, tendo os radares da nave calculado a distância até o alvo. Mas de repente todos os ecrãs se apagaram. O Aegis deixou de funcionar e os mísseis não receberam a indicação do alvo. Entretanto, o SU-24 sobrevoou a coberta do destróier, fez uma viragem de combate e imitou um ataque de mísseis. Depois fez uma volta e repetiu durante 12 vezes consecutivos a manobra.” …… Read more »

Rogério

Se meia duzia de super Etendard fizeram o que fizeram, imagine uma duzia de Su-24.

Baschera

Também lembro aos colegas que não necessariamente a Argentina paga por produtos chineses e russos com dólares.. mas sim com produtos primários e agrícolas carne inclusive.

Sds.

Claudio Moreno

Bem…não é minha praia a aviação. ..sou da época em que no’B chamávamos a FAB de força auxiliar. ..rsrsrsrs vê se pode!
Mas que venham os Fencer! Toda a AS ganha com isso…sou adepto de uma corrida armamentista sem precedentes na região. Porquê?
ÁGUA meus caros…
Não somente a FAA sai ganhando mas toda a região. ..
Ahhhhh o governo portenho não está apto a fazer guerra com nenhuma nação dentro dos próximos dez anos pelo menos..fazer guerra vai bem “mas allá” que simplesmente comprar equipamentos.
CM

Alfredo Araujo

Boa lembrança Baschera… O pessoal só lembra da guerra de super trunfo… Não lembra que a situação tática pode inverter totalmente o jogo a favor de um hipotético, e improvável, ataque de Su-24 contra a ilha… Os 4 Typhoon possuem disponibilidade para manter CAP 24 por 7 ? E qual a capacidade das Falklands em relação a alerta aéreo antecipado ? Na minha opnião, apenas um Type-45 em alerta que viraria o jogo para os britânicos… Em relação a pilotos/armas… a URSS, uma Russia com bandeira diferente, já provou que não liga de ceder pilotos e aviões armados até os… Read more »

Soyuz

Acredito que seja inevitável para a Argentina no futuro operar equipamentos russos ou chineses. Não por elucubrações geopolíticas envolvendo Washington, Londres, OTAN. Não é demais lembrar que os aviões mais modernos da argentina são dos EUA e eles sabem que é melhor controlar a argentina sonegando peças de reposição no futuro, então sim, é interessante para a Inglaterra que a argentina compre equipamentos dos EUA, desde que estes não sejam de ultima geração. O que vai aproximar a Argentina de russos e chineses é o simples fato de que, tanto china quanto Rússia, talvez sejam o únicos dois fornecedores que… Read more »

Alfredo Araujo

De outro lado, no momento em que aviões com alguma capacidade de golpear as forças britânicas pousarem em solo argentino, a rainha reforça a ilha… Mais Typhons ? Destroyers Type-45 ?

Mauricio R.

Esse Putin é um chato de galocha, na medida em que as sanções pressionam a Russia, ele inventa alguma p/ aborrecer ao Ocidente.

Vader

Na verdade esse tipo de notícia faz a alegria da RAF e da Royal Navy: se com duas dúzia de cacareco véio Mirage e A-4 a Rainha já meteu 4 Typhoon nas Falklands, imaginem o que não fará com os argies armados pelo Putin…

PS: Baschera, notícia da “Voz da Rússia” não vale… 🙂

Marcos

Pobre Argentina, virou um mero joguete internacional.
A Guerra Fria não foi nada mais que isso: EUA e URSS utilizando os outros numa guerra de desgaste.

Baschera

Lord Vader, Não vale….. mas as vezes vale ! Sempre foi a “ameaça” eslava (Rússia) após a segunda guerra que manteve acesa a fogueira por maiores desenvolvimentos de armamentos e verbas ocidentais com o objetivo de se contrapor à esta. Bastou a Rússia (ex-URSS) falir e as verbas foram escasseando… fabricantes de aeronaves ocidentais foram sumindo…. marinhas foram encolhendo…. exércitos foram declinando… com uma ou duas exceções esporádicas aqui e ali. O que Putin está fazendo, e não é de hoje, é mostrar que o defunto russo ressuscitou…. um pouco depois do terceiro dia… mas ressuscitou. A Argentina é só… Read more »

Baschera

A notícia sobre o Su-24 “argentino” publicada no Jane’s é encarada como piada em alguns fóruns argentinos epor alguns foristas hermanos que postam por aqui também… Por “Calquin” lá no FBM: Esta noticia es totalmente falsa (Fake) y lanzada por medios ingleses para manipular la opinión pública británica. No existe ninguna negociacion por Su-24. El fracaso del sostenimiento de la base militar de Malvinas a partir de la rentabilidad petrolera off-shore se vino a pique por la baja internacional y el gobierno británico estudia recortes en el presupuesto de Defensa de Malvinas. Esto llevó a algunos ingleses a intentar hacer… Read more »

eparro

Baschera 30 de dezembro de 2014 at 7:25 #

Como é fantástico podermos opinar livremente!
O bom é o exercício do pensamento e da exposição das idéias. Cada um com a sua.

Gostei do que disse o Calquin até a metade da estória, mas a outra metade já me pareceu uma extrapolação desnecessária.
Mas que bom que cada um pode apresentar sua idéia.

Bogaz

Baschera..concordo com eparro. O texto Argentino fazia sentido até o segundo parágrafo. Depois começou a falar de auto atentado nas torres gêmeas, que o Bin Laden não morreu…

De qualquer jeito acho que a Argentina não vai adquirir os Su-24. A prioridade é a caça. O que adianta ter bombardeiros e nenhum avião para protegê-los.

Nick

Se a notícia for verdadeira, apesar de serem caças-bombardeiros antigos, deixaria os ingleses preocupados. Ainda mais se além desses SU-24, no futuro a Argentina conseguisse uns lotes de SU-30.

[]’s

Soldat

Realmente isso parece ser manipulação Inglesa eles são muito bom nisso, enfim esses Su-24 estão muito ultrapassado e duvido que o governo Argentino o queira!!

Mas seria tão legal se os Russos em troca de grão, galinhas,porcos etc, entrega-se alguns Su-30 e 35 a Argentina só para ver o medinho e chororó desse Inglesinho…

Avante Hermanos………

https://www.youtube.com/watch?v=hkgwa5HU6i4

thomas_dw

segundo informações por ai, a FAA dispõe operacionais atualmente menos de seis A-4 …

A penúria deles vai a tal ponto que nem a CRUZEX eles conseguem participar.

A oferta dos Kfir Block 60 ficou parada aparentemente por falta de $.

A Argentina faliu – e nao ha dinheiro disponivel para nada.

Rafael Oliveira

Graças à política econômica que limita ou até mesmo suspende exportações, atualmente a Argentina sequer exporta bens primários como carne (menos de 1 bilhão de dólares em 2013) e trigo (estimada em 1,5 bilhão de dólares na atual safra) em quantidades suficientes para fazer escambo com caças – e olha que esses valores são pagos aos produtores e não ao governo argentino, cujas divisas internacionais são limitadíssimas.

Então, no momento, a Argentina apenas tem condições de aceitar doações ou compras excessivamente subsidiadas. “Só” precisa achar algum país que queira fazer esse tipo de negócio com ela.

Рустамом Bogaudinov

Vader 30 de dezembro de 2014 at 1:46 __________ hey people! first published the news The British newspaper “Sunday Experss” December 28, 2014 published an article by Marco Giannangeli “EXCLUSIVE: Falklands defence review after military deal between Russia and Argentina”, which, citing unnamed officials of the Ministry of Defence of the United Kingdom reported that though Russia proposes to take in Argentina rent 12 Sukhoi Su-24M of availability. We are in Moscow for a long time laughed about it 🙂 Apparently the UK MoD budget so gutted that vbrasyvayutsya the fake news to knock out a lot of money Well… Read more »

Рустамом Bogaudinov
André Sávio Craveiro Bueno

Soldat
30 de dezembro de 2014 at 8:13

O medo que os ingleses tem é de precisar gastar mais do que podem, deslocando material e pessoas às Falklands e não de uma dúzia de aeronaves pilotadas por argentinos.

Рустамом Bogaudinov

and the bright title

Putin revenge !! ))))))))) Fantasies and fears, some going through the roof, and tomorrow will be informed by the British tabloid that Argentina will receive a TU-22 and nuclear missiles))))))))))

Search result fake turned on glory

___________

eo título brilhante

Putin vingança !! ))))))))) Fantasias e medos, alguns atravessando o telhado, e amanhã será informada pelo tablóide britânico que a Argentina vai receber um TU-22 e mísseis nucleares))))))))))

falso Resultado da pesquisa ligada glória

http://www.youtube.com/watch?v=l70eAYt9pDY

Hamadjr

Ouvi dizer que ofereceram a Interprise para os ermanos mas parece que eles não tem doudrina,
ferramentas, porto epacial, essa coisas que é dita por dizer, a questão é bem simples de ser análisada a Argentina vai querer mesmo operar este tipo de aeronave.
Se esta for a escolha então começa com o Su-24 depois entra os outros para o delirio da galera que não suporta o mundo multipolar. Os formuladores de estratégia do militar do Brasil tem que imaginar cenário possível e já que não tem como projetar o impossível pelos menos alguns provaveis.

joao.filho

Hahaha!!! Awesome video!!!

Iväny Junior

Caros, o Fencer é um bom avião, mas não atende à necessidade argentina. Eles precisam de um vetor ar-ar primordialmente. Caça bombardeiro adaptado eles já têm e, apesar de serem o supra sumo da faa, são um tanto quanto inadequados ao enfrentar supersônicos (os a-4ar). Se Putin quisesse mesmo ajudar a argentina, forneceria uns Mig-21, por mais velhos que fossem, é o que dá pros argentinos operarem. Com uma aviônica mais moderna arracaram suspiros dos pilotos americanos que os enfrentaram na india. Um esquadrão de Mig-29SMT já ficaria acima da capacidade operacional dos portenhos, embora seja um dos mais baratos… Read more »

juarezmartinez

Pessoal, isto digno de piada, os Argies estão pedindo de grátis para a FAB peças de trem de pouso de M III porque não tem $$$ para comprar.
Voariam por seis meses depois virariam rainhas de hangar.

Grande abraço

Rafael Oliveira

Bolívia, Paraguai e Uruguai costumam pedir meios e peças gratuitamente ao Brasil e não raro são atendidos.

Com a regressão econômica da Argentina, nada mais natural que entrar para esse clube. E não duvido que ganhem as “pecinhas”.

Mauricio R.

Os ingleses tb estão chorando de barriga quase cheia, se não de grana ao menos de meios.
A Russia tem realmente interesse em fornecer essas aeronaves “Fencer” a Argentina, mto que bem; vão em frente!!!
É o motivo perfeito p/ Londres responder fornecendo a Ucrânia o mesmo tanto de aeronaves “Tornado”, acompanhadas de alguns “Typhoons” Tranche 1.
Será que o Putin vai gostar???

Aldo Ghisolfi

Soyuz: “Não é demais lembrar que os aviões mais modernos da argentina são dos EUA e eles sabem que é melhor controlar a argentina sonegando peças de reposição no futuro, então sim, é interessante para a Inglaterra que a argentina compre equipamentos dos EUA, desde que estes não sejam de ultima geração. O que vai aproximar a Argentina de russos e chineses é o simples fato de que, tanto china quanto Rússia, talvez sejam o únicos dois fornecedores que a argentina tenha algum credito para comprar qualquer coisa. E também são os que possuem produtos mais baratos”. Penso que a… Read more »

Ivan

“The economy, stupid.”
… … … … … … … … … (James Carville – 1992)

thomas_dw

O Pacote completo inclui a doacao de 24 Su-35, 36 MiG-29SMT, 12 Su-24M, 24 Mi-28NE e 2 aviões Beriev A50 AWACS , o porobrema e’ que a Dona Kirchner quer 2 avioes VIP, e os Russos querem vender o Il-96 do Putin, mas ela insiste por que insiste em receber 2 747-8 VVIP de graca e nao quer pagar pelos Il96, aparentemente o negocio depende disto, pode ser que nao saia.

E tambem a Marinha da Argentina recebe os dois Mistral de presente de Natal atrasado.

Ivan

Colocando de lado a questão econômica, com a falência da Argentina, um país que era mais rico que muitas nações europeias durante a primeira metade do século XX, este possível mais improvável negócio iria de encontro à um discurso portenho de confrontação que tem mais de 40 anos. Super Étendard com Exocet era arma de interdição marítima e foi usado como tal. Um punhado de Sukhois Su-24 ‘Fencer’ não iria ganhar uma guerra perdida, não iria derrotar o outro punhado de Typhoons, não iria afundar nenhum destroyer classe Daring, mas daria uma dor de cabeça danada para os ingleses no… Read more »

Ivan

Thomas DW,

Seria um upgrade ao atual e aparentemente luxuoso
Boeing 757 que opera com código ‘Tango 1’.

Mas Nestor e Cristina já voaram de Boeing 747,
alugado das Aerolíneas Argentinas.

Abç.,
Ivan.

Clésio Luiz

Off topic:

Vídeo comemorativo dos 40 anos do primeiro voo do Tornado. Belas imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=v1HCOBgEy6A

Рустамом Bogaudinov

thomas_dw
31 de dezembro de 2014 at 9:05
______________

good list)))))))))) which would envy any army

+20 Raet Iskander + atomic submarine and Russian Special Forces and Airborne

_ _

boa lista)))))))))), que teria inveja qualquer exército

20 Raet Iskander + submarino atômico e russos Forças Especiais e Airborne é um bônus de Putin

Eu acho que uma semana de impressão britânico-lo))))))))))))))

http://www.youtube.com/watch?v=zsNIfzKcDVw

Pangloss

Thomas_dw,

Espero que o amigo perdoe a minha falta de perspicácia, mas sua mensagem das 09h05 deve ter sido permeada por fina ironia.

Eu, por exemplo, não sei usar aqueles ícones de carinhas sorridentes e/ou maliciosas, então preciso ser abertamente irônico, quando o desejo.

Mas, para a realidade argentina, esse “pacote” mencionado em seu texto parece um tanto exagerado, mesmo que fosse doado. Afinal, ter não significa operar (obrigado, Juarez).

Nas condições atuais, a FAA não consegue operar nem mesmo o pequeno rebutalho dos Mirage/Dagger e A-4 que lhe sobrou.

Рустамом Bogaudinov

Pangloss
31 de dezembro de 2014 at 10:22
________

Você duvida? e não acredito que os jornais Angliskiym? ))) Infolrmatsiya 100%))))))))

na próxima semana, será um novo artigo sobre os dons Putin + treinados WARBEAR da Sibéria

o mesmo local Puitina, oeste))))))))))))

http://www.youtube.com/watch?v=3yfVQDK4EJk

thomas_dw

😀

Viver e’ Sonhar 😉

Рустамом Bogaudinov

thomas_dw

31 de dezembro de 2014 at 11:22
______

🙂

Alfredo Araujo