M-346 - foto Finmeccanica - Alenia Aermacchi

A Finmeccanica-Alenia Aermacchi recebeu contrato de 120 milhões de euros do para fornecer três jatos treinadores M-346 à Força Aérea Italiana. Acordo também inclui sistema de treinamento em terra e apoio logístico

Na segunda-feira, 22 de dezembro, a Finmeccanica-Alenia Aermacchi informou em nota que foi assinado naquele mesmo dia um contrato no valor de 120 milhões de euros (cerca de 147 milhões de dólares ou 390 milhões de reais) para fornecer mais três jatos de treinamento avançado M-346 à Força Aérea Italiana, na qual são designados T-346A. O contrato, assinado com a Armaero (diretoria nacional de armamentos da Itália, do Ministério da Defesa), também inclui sistema de treinamento em terra e apoio logístico.

M-346 - foto 2 Finmeccanica - Alenia Aermacchi

O contrato, segundo a empresa, é parte de um acordo maior assinado entre as partes em 2009 para o fornecimento total de 15 jatos M-346. Naquele ano foi assinada a encomenda de um primeiro lote de seis aeronaves e de  simuladores de voo.

Os aviões serão alocados ao 61° Stormo, em Lecce, onde está baseada a escola de voo da Força Aérea Italiana, aberta tanto a pilotos do próprio país quanto estrangeiros. Ainda segundo a empresa, o M-346 é o único jato treinador de nova geração, do mercado, otimizado para o papel de treinar pilotos que voam as últimas gerações de aviões militares de alto desempenho. Até o momento, o modelo venceu competições internacionais em Cingapura, Israel e Polônia, com 59 encomendas realizadas.

M-346 simulador - foto Finmeccanica - Alenia Aermacchi M-346 em câmara anecoica - foto Finmeccanica - Alenia Aermacchi

FONTE / FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Finmeccanica-Alenia Aermacchi

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joner

Este treinador é meu preferido, apesar de que o Sul Coreano não fica devendo, para a FAB, ambos seriam de grande ganho operacional, já o preço…
Bom com esse preço, talvez seja mais interessante equipar esquadão de treinamento com Gripens mesmo…

Quem sabe em no futuro 🙂

Soldat

Seria tão legal vê esse aviãozinho voando aqui no Brasil…

Suspiro pelo M-346……..

eparro

Será que este aviãozinho tem mesmo só uma tela e ainda por luxo trapezoidal ou só o simulador é que é assim?