Su-34 - foto 2 Sukhoi

Na quarta-feira, 10 de dezembro, a empresa aeronáutica russa Sukhoi informou a entrega de mais um lote de bombardeiros de linha de frente Su-34 para a Força Aérea Russa. A transferência foi feita dois dias antes nas instalações da Sukhoi em Novosibirsk, na presença do governador da região e do prefeito da cidade. Já no dia 10, as aeronaves foram trasladadas para seu local de emprego, que são unidades aéreas no sul da Rússia.

Su-34 - foto SukhoiSegundo a Sukhoi, as instalações de Novosibirsk estão operando atualmente em capacidade máxima para atender a um contrato, assinado com o Ministério da Defesa da Rússia em 2012, para o fornecimento dos jatos Su-34 até 2020.

Os aviões, ainda segundo a Sukhoi, têm alcance estendido para até 4.000km, velocidade máxima próxima a 1.900km/h e uma carga de combate de até 8 toneladas, além de serem dotados dos mais recentes sistemas de armas e de sistema de reabastecimento em voo.

Su-34 - foto 3 Sukhoi

FONTE/FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Sukhoi

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eduardo pereira

Na minha humilde e apenas entusiástica opinião um bicho deste tamanho deveria levar no mínimo uns 16.000kg de carga e ter uma altonomia de ao menos 5 a 6.000km.

Pangloss

Pô, Eduardo, a sua opinião pode ser humilde, mas você é exigente para cacete!

Na minha igualmente humilde opinião, esse avião é uma temível ameaça a um eventual oponente.

eduardo pereira

É uma big ameaça mesmo Pangloss,rs, mas por ser,assim como a maioria de seus irmãos voadores russos, uma aeronave enorme, da a entender que cabe mais,voa mais longe etc. mas é só achismo o avião é top e deve ter uma suíte de eletronica avançadíssima. Se eu ver um voando corro d+.

Mauricio R.

Creio que do jeito que está, este ac é bastante capaz e poderoso.
Interessante seria saber como os russos pretendem empregá-lo viz-aviz o Su-30.
Em termos ocidentais seria o mesmo que a USAF, apesar do F-15E, ainda operasse o F-111E/F.
Há uma complementação e ao mesmo tempo uma superposição de capacidades.

eduardo pereira

Nunão Off Topic, quando serão enviadas as primeiras revistas??

eduardo pereira

Obrigado pela resposta Nunão; é q estou doido pra ler sobre o Leo 2A6(mas sei q o top é o 2A7+), pois quem sabe não seja(caso não façamos um) o nosso próximo MBT.

Sds.

Victor Matheus

Essa aeronave é um monstro! Só de curiosidade fui dar uma pesquisada e descobri que o Fullback pode chegar até 7000km Hi-Hi-Hi com tanques externos. E o raio de combate chega a 1800km Hi-Hi-Hi e com tanques externos chega a 3300km. Outra coisa que achei interessante é que o Su-34 tem possibilidade de usar até 3 tipos de jammers poderosos (que foi um dos assuntos abordados pelos comentaristas à respeito dos mísseis ar-ar americanos serem neutralizados por estes sensores). Além de seu radar de varredura eletrônica poder detectar submarinos e minas subaquáticas (o que pra mim é novidade pois sou… Read more »

Clésio Luiz

Não tinha um tanque ejetável maior não?

Mas falando sério, alguém sabe a capacidade daquele bichinho?

Clésio Luiz

Achei, parece ser o PTB-3000, de óbvios 3.000 litros. Me parece ser o maior tanque já transportado por um “caça”. O maior modelo americano parecer ser os tanques de 2.500L do F-105.

Pangloss

Victor Matheus,

Conforme já mencionei, considero essa aeronave uma ameaça considerável, um sistema de armas soberbo.

Mas essas lendas sobre a detecção de submarinos, minas subaquáticas, redução de RCS a níveis mínimos… Hmmm, acho que isso deve ter sido divulgado pelo fabricante, ou pela “Voz da Rússia”, o repositório mundial da fidedignidade.

Vader

Caro Victor Matheus: como vc parece ser “novo” ao menos aqui no Aéreo, só um conselho: Muito cuidado com o que você lê, principalmente na internet, sobre aeronaves russas. Quer ver? Tinta e materiais RAM a FAB também usa em seus F-5. A SAAB tb em seus Gripens. Quer mais? O RCS de 1m2 do AC russo é armado ou “pelado”? Armado este monstrengo não tem um RCS desses nem que a vaca tussa… Sempre lembrando que um RCS de 1m2 para os padrões modernos é um RCS bastante grande: um F-22 / F-35 tem desarmados RCSs de décimos a… Read more »

joseboscojr

Radar detectando submarinos e minas subaquáticas?
Só se estiverem na superfície, nem que seja só o periscópio ou o snorkel.
Minas? Só se for as que ficam à deriva.
Tem coisa que nem Deus dá conta de fazer sob pena de todo o Universo vir a ruir e Ele ter que começar tudo de novo. Outra vez!!!

costamarques

Todavia em sua categoria eu acredito que não ha concorrente a altura!

Corsario137

Como diria Monroe: a América é para os americanos.

O que para o caso se traduz: as aeronaves russas são para os russos!

Tentar achar um equivalente ocidental é um exercício inglório, são doutrinas completamente diferentes. Eu particularmente prefiro um 22 garantindo a superioridade aérea enquanto os B-52 fazem o trabalho sujo.

eduardo pereira

Bacana Nunão, dados tecnicos meio q se acha mais facilmente mesmo q muitas vezes trucosos nesta internet cabulosa .rs

Sds.

Victor Matheus

Caros Pangloss e Vader:
Na verdade essa do RCS eu não consegui engolir, por isso que citei como “intrigante”.
Já sobre a detecção de subs. eu realmente não entendo desta área, se é possível ou não pois como disse antes sou leigo.
Bem, estas informações estão em vários sites que falam sobre esta aeronave. Agora se foram informações dadas pela Voz da Rússia… kkkkkkk!
Desculpem qualquer coisa.
Abraços!

juarezmartinez

Os perfis de missao de aeronaves Russas e uma coisa impressionante, pois eles coseguem reverter as leis da fisica e seus vetores tem o maior alcance, com maior carga e com menor arrasto.
Sao as famosas tecnologias plug and play.

Grande abraco

Corsario137

Kkkkkkkkkk… Designes by Apple!

Wagner

é proibido gostar de avião russo, Vader ???

Wagner

Nossa, eu nao sabia, ate hoje, que vc tinha toda essa ” autoridade ” para vir aqui e tentar proibir alguem de falar bem de aviao russo ou da Rússia.

Eu acho o Su 34 um avião magnífico, unico e sem igual, uma excelente combinação de um caça com um avião de longo alcance. Demonstra muita criatividade e competitividade da Sukhoi, e mais uma vez mostra o talento dos engenheiros russos.

Uma Boa tarde !

jairo boppre sobrinho

Nunão

Desculpe a pergunta fora do tópico – mas quando será liberada a versão digital?
Abs

Рустамом Bogaudinov

fresh video

December 8th.

Su-34 over the Baltic Sea. Shooting with the F-16 Dutch Air Force participating in the mission of Baltic Air Police.

http://www.youtube.com/watch?v=-bNBSGVYERI