F-35A - voo primeiro exemplar de produção - foto Lockheed Martin

Decisão também inclui opção para outros 17 jatos. Anteriormente, se cogitava que o lote encomendado seria de 25 caças

Segundo notícia publicada pelo site Flightglobal em 1º de dezembro, Israel deverá adquirir um segundo lote de 14 caças furtivos F-35 Lightning II da Lockheed Martin, após o Gabinete do país aprovar a compra em 30 de novembro.  Um dos aviões do novo lote será dedicado a testes, que ajudarão no desenvolvimento e integração de sistemas dedicados de Israel para a aeronave, e a decisão também inclui uma opção para encomenda de outros 17 aviões, no caso da opção ser aprovada mais tarde.

O segundo contrato de Israel foi aprovado, em princípio, durante visita recente do ministro da Defesa Moshe Ya’alon aos EUA, onde se encontrou em Washington com sua então contraparte americana Chuck Hagel. Notícias anteriores cogitavam que este lote seria de 25 aeronaves.

A Força Aérea Israelense já garantiu aprovação para um lote inicial de 19 caças F-35A de pouso e decolagem convencionais, num negócio de 2,75 bilhões de dólares. Esses jatos foram encomendados como parte do oitavo lote de produção inicial em baixa cadência do programa do caça, e os dois primeiros exemplares têm entrega planejada a Israel no início de 2017, seguindo-se dos demais ao longo de 2018. Já se prepara a Base Aérea de Nevatim, no sul do país, para recebê-los.

F-35A com baias de armamentos abertas - foto via  Lockheed Martin

Enquanto isso, a Israel Aerospace Industries (IAI) investe em avançados sistemas e tecnologias de produção de aeroestruturas, após assinatura de contrato com a Lockheed Martin (em abril de 2013) para produção de asas para o F-35. Para tanto, estabeleceu-se nas principais instalações da IAI uma linha de produção automática no estado da arte. As primeiras entregas de asas estão programadas para meados de 2015, dentro de um contrato de 10 a 15 anos com valor potencial de 2,5 bilhões de dólares.

FONTE: Flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Lockheed Martin

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tadeu Mendes

Israel deve estar vai usar os F-35 como arma estrategica e de deterrencia (vetor nuclear).

Corsario137

Israel mais uma vez na frente, colocando as barbas dos aiatolás de molho.

Oganza

“Para tanto, estabeleceu-se nas principais instalações da IAI uma linha de produção automática no estado da arte.”

Uôôôu… mas o que seria isso?

A IAI fabricará só as aero estruturas das asas ou serão asas completinhas, tipo plug and play?

E essa tal “…rodução automática no estado da arte.”? Ela tornaria as asas da IAI mais baratas por exemplo?

Grande Abraço.

Marcelo Pamplona

#osVaderpira !

🙂

Oganza

Nunão,

vlw… são asas completinhas mesmo.

… mas a pergunta se a tal “linha automatizada no estado da arte” será capaz de produzir as asas de “forma mais barata” ainda tá valendo… se a Trilogia conseguir alguma informação a mais…. 🙂

Grande Abraço.

Oganza

vlw Nunão,

tb tô achando que tem muito blá blá blá mesmo e isso tá mais com cara de MKT… rs

Grande Abraço.

Vader

Marketing ou não, e sem querer ser óbvio mas já sendo, essa segunda compra por parte de Israel é um tremendo de uma tapa na cara dos críticos quanto ao programa e, mais ainda, quanto à qualidade da aeronave.

Não adianta tentar ver de outra forma: um F-35A”I” é um atestado de qualidade como o Programa JSF sequer esperava.

Pode chamar de orquinha, de feio, de gordo, de chato, do que quiser. Só não vale dizer que não presta. Essa não cola mais.

Oganza

Vader,

na verdade nos últimos 40 anos é Israel que de fato tem “emitido” os certificados de qualidade dos caças americanos rsrsrs.

Foi assim com F-16, com F-15 e provavelmente o será com o F-35… a estrelinha de David carimbada no produto é o que vale como “Provado em Combate”. O resto é mi mi mi 🙂

Grande Abraço

Júlio Costa

01/12/2014 – http://www.flightglobal.com/news/articles/israel-approves-order-for-14-more-f-35s-406596/
24/11/2014 – http://aviationweek.com/defense/israeli-panel-rejects-proposed-increase-f-35

Eu fico imaginando como deve ter sido a reunição que aprovou mais uma compra do F-35. Deve ter sido mais conturbada do que as reuniões do meu condomíno.

Iväny Junior

Se Israel amplia as encomendas e conhece de perto o projeto (algumas informações indicam a presença de israelenses nos últimos estágios do desenvolvimento), então, tudo indica que conseguiram resolver os problemas que tanto assolaram o andamento do projeto.

Resta saber se vai dar pra retrofitar os mais de 100 prontos. E que a “orquinha” se transforme numa ave de rapina feroz.

Ivan

“Orquinha” Orca é um predador que sempre me impressionou, e, tenham certeza, não sou o único. Os antigos romanos deram a este poderoso mamífero marinho o nome de “Orcus”, que significa inferno ou deus da morte. O nome do seu género biológico – “Orcinus” – significa “do reino da morte”. A Orca (Orcinus Orca), é talvez um supergolfinho (é da família dos golfinhos), de porte maior é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões (sim, tubarões) e animais de tamanho maior, pois caçam em grupo e podem atacar até mesmo baleias.… Read more »

Vader

Ivan, depois dessa aula de biologia vou adotar o apelido para o F-35.

🙂

Blackhawk

Ivan, sobre a comunicação através dos sons, na verdade eles utilizam ultrassom (150khz) para detectar presas, uma espécie de radar biológico.

Concordo com a leve semelhança com a Orca e não vejo nenhum demérito nisso, pelo contrário, concordo que é um adjetivo.

Tenho certeza que o F-35 vai ser uma bela aeronave. Os EUA dificilmente fazem avião ruim, e, mesmo quando fazem avião passível de críticas, eles ainda são muito efetivos (F-22).

Baschera

Fazer o que né….. tem gente que realmente leva defesa a sério !

Se não pode desenvolver um vetor em estado da arte… compra de prateleira… mas ao mesmo tempo vai colocando partes e peças de sua fabricação… principalmente seus próprios sensores e aviônicos além de armamentos… gerando tecnologias, demanda, expertise e mantendo empregos altamente qualificados… sem esta corrupção de ToT superfaturada ou off-set fajutos.

Sds.

Ivan

Blackhawk, Sensores e sistemas de comunicação das Orcas são secretos (ka ka ka…), mas nossa espécie de mamífero hiperpredadores vem continuamente investigando. Os do LIghtning II, “Orquinha” para os mais próximos, também. Baschera, “Se não pode desenvolver um vetor em estado da arte…” De forma isolada, ‘sozinho’ mesmo, talvez apenas EUA e Rússia, mas até mesmo estes buscam parceiros para dividir o custo. A China, que teria escala própria e mão de obra barata para mandar os custos ‘às favas’, ainda não tem toda a tecnologia necessária. No assunto caça em estado de arte é melhor fazer parte de um… Read more »

Iväny Junior

Caro Ivan

A orca não voa… Mas caso o f-35 venha a ser operacional e eficiente como está parecendo nesta fase do programa, poderemos chamá-lo de orca voadora.

Marcelo Pamplona
Tadeu Mendes

Organza,

Seu comentario:

na verdade nos últimos 40 anos é Israel que de fato tem “emitido” os certificados de qualidade dos caças americanos rsrsrs.

estrelinha de David carimbada no produto é o que vale como “Provado em Combate”

Parabens…….voce acertou na mosca.

Ivan
Ivan
tiagobap

Ivan, não esqueça da mais famosa orca voadora: “Free Willy”

http://www.imdb.com/title/tt0106965/