quinta-feira, agosto 5, 2021

Gripen para o Brasil

Falando na base chilena na Antártida onde o C-130 da FAB se acidentou…

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Base Aérea Antártica Pres Eduardo Frei Montalva - troca de comando 26-11-14 - foto 5 FACh

… algumas fotos mostrando o local um dia antes do acidente, quando houve a troca de comando na Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva

No dia 26 de novembro, um antes do acidente no pouso do C-130 Hercules da FAB (Força Aérea Brasileira), houve uma cerimônia de troca de comando na Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva, num dia de sol. Em frente ao Hangar de Operações, o comandante de grupo Gonzalo Opazo entregou o comando da unidade ao comandante de grupo Rodrigo Zeballos, conforme nota e fotos divulgadas pela Força Aérea do Chile (FACh).

Base Aérea Antártica Pres Eduardo Frei Montalva - troca de comando 26-11-14 - foto 4 FACh Base Aérea Antártica Pres Eduardo Frei Montalva - troca de comando 26-11-14 - foto 3 FACh

Participaram oficiais, pessoal do Quadro Permanente, familiares,  representantes das bases do Uruguai, China, Rússia, além de pessoal da Armada do Chile e da Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC). Presidiu a cerimônia o comandante em chefe da IVª Brigada Aérea e presidente da Comissão Interventora, general de Brigada Aérea Manuel Sainz Salas. A Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva é a base permanente mais austral da FACh.

Base Aérea Antártica Pres Eduardo Frei Montalva - troca de comando 26-11-14 - foto 2 FACh Base Aérea Antártica Pres Eduardo Frei Montalva - troca de comando 26-11-14 - foto FACh

FONTE / FOTOS: FACh (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

Mapa bases Antártida - imagem 2 via FAChNOTA DO EDITOR: a localização da Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva (Baser Frei) pode ser vista nos mapas ao lado e abaixo, que mostram as rotas com escalas ou direta de aeronaves da FACh como os DHC-6 Twin Otter e C-130 Hercules entre a Base Aérea de Punta Arenas (PUQ), no sul do Chile, e a Base Glaciar Unión, na Antártida. Rothera, que aparece num dos mapas, é uma base britânica. Clique nos mapas para ver em tamanho maior.

Mapa bases Antártida - imagem via FAChNo momento, ocorre a chamada “Operación Glaciar Unión 2014-2015”, na qual alguns dias atrás, em 23 de novembro, dois aviões Twin Otter realizaram a primeira aterrissagem na nova pista de neve em Glaciar Unión, que foi mudada para uma área mais próxima da EPCCGU (Estación Polar Científica Conjunta Glaciar Unión), e que conta com 1000m de extensão e 30m de largura. Para saber mais sobre a operação, para a qual a Base Frei onde ocorreu o acidente com avião da FAB é um dos pontos de apoio para os meios empregados, clique aqui para hotsite em espanhol da FACh.

 

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oganza

A Base Eduardo Frei Montalva não é só uma base científica, lá são conduzidos modelos de “ocupação” tb, com algumas famílias chilenas e seus filhos vivendo lá. Ela conta com escola, biblioteca pública, um mini-mercado e até uma agência oficial do correio chileno.

Hj ela é uma comunidade no sentido real da palavra e uma das instalações mais bem equipadas para esse objetivo hj na Antártica.

Grande Abraço.

Últimas Notícias

Embraer assina contrato de Serviços e Suporte com a Porter Airlines

São José dos Campos, SP, 5 de agosto de 2021 – Após divulgar seus planos para uma grande expansão...
- Advertisement -
- Advertisement -