terça-feira, maio 18, 2021

Gripen para o Brasil

Acidente com aeronave da FAB na Antártida

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

C-130 em missão de ressuprimento da Estação Comandante Ferraz - foto FAB

Uma aeronave C-130 Hércules da FAB acidentou-se durante o pouso na Antártida

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) acidentou-se, nesta quinta-feira (27/11), durante o pouso na base chilena Eduardo Frei, na Antártida. A ocorrência foi por volta das 11h da manhã (horário local). Não houve feridos.

A aeronave realizava uma missão do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). A Força Aérea Brasileira vai investigar os fatores contribuintes para a ocorrência.

Brasília, 27 de novembro de 2014.

Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

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tiagobap

Sem feridos, graças a Deus e aos tripulantes. Mas e a aeronave? Qual o estado? Deu perda total, parcial ou foi só “um arranhão na pintura”?

Mauricio Silva

Olá.

Sem vítimas, essa é uma boa notícia. Quanto a recuperação da aeronave, bem isso dependerá de uma avaliação técnica. Mas não deve ter sido assim “tão insignificante”, pois se assim o fosse, não teria gerado uma nota oficial de FAB.
Será que vamos precisar de um “cargueiro tampão” até a chegada do KC-390?
SDS.

Fernando "Nunão" De Martini

“Mauricio Silvaem 27/11/2014 as 14:58
Será que vamos precisar de um “cargueiro tampão” até a chegada do KC-390?”

Se nenhum problema afetar o início da operação do KC-390, não.

Atrito operacional é algo que sempre se está sujeito.

wwolf22

alguém saberia informar se os aviões de transporte utilizam do paraquedas para a redução da velocidade da aeronave na aterrisagem ????
o pneu do trem de pouso eh especifico para esse tipo de terreno(neve, lama, buracos, …) ou eh o mesmo pneu dos outros aviões ??

Alvaro José Decreci

Saudações WWolf22, não, não usam paraquedas, não há este dispositivo para o avião Hércules C-130. A frenagem é feita com o reverso dos motores, hélices, e rodas. Nesta pista em particular, a habilidade do piloto, adquirida com treinamentos, é que conta. A pista é de cascalho bem compactado, inclinada, e nas duas extremidades há terreno totalmente irregular, de um lado, o mais alto, um desnível rochoso até o mar, do outro um plano até a água. A neve é removida para as operações aéreas por tratores limpadores de neve. Espero ter esclarecido, Grato

ci_pin_ha

Pelas imagens que eu vi, parece que está faltando uma parte do motor da asa direita (não sei se é só a hélice) e diria que ouve um problema no trem de pouso direito.

juarezmartinez

Parece que foi um pouso duro, quebrou um suporte do trem de pouso e em seguida deve ter quebrado o hélice e arrancado parte da carenagem do motor e pode ter afetado a longarina da asa.

Grande abraço

fragatamendes

Este tipo de acidente pode acontecer com qualquer Força Aérea do mundo menos com avião da FAB, pois para os ABUTRES DE PLANTÃO isto é um prato cheio.

joseboscojr

Wolf,
Avião de transporte não usa paraquedas de frenagem não.
Quanto aos pneus, eu acho que são os normais mesmo. Esta pista de gelo é tão boa quanto qualquer pista de saibro ou coisa que o valha. O gelo lá não é fofo não.

Juarez,
Esquece um pouco de naviozinho e do São Paulo. rsrss
Hélice de avião é precedido do artigo “a” mesmo. rsrsss

joseboscojr

Interessante ver a antena HF na forma de varal de roupa desse C-130 da foto daí de cima. Pra mim esse tipo de antena não existia mais na FAB.
Sou pouco observador.

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