FAB dá início a processo de modernização de radares tridimensionais

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modernização dos radares TPS-B34 - foto FAB

Com a atualização, os radares terão uma das mais altas tecnologias empregadas no mundo

O Parque de Material Eletrônic o do Rio de Janeiro (PAME-RJ) iniciou neste mês a modernização de seis radares tridimensionais TPS-B34, utilizados em ações de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo. A primeira instalação que está sendo modernizada é o radar do Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle, atualmente em operação no acampamento de campanha no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente (SP).

O TPS-B34 é um modelo de radar 3D capaz de identificar um alvo a até aproximadamente 475 quilômetros de distância, inclusive se estiver realizando manobras, como aeronaves militares. Os seis Radares foram adquiridos e implantados pelo Projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) entre 2002 e 2005.

modernização dos radares TPS-B34 - foto 2 FAB

O projeto será executado ao longo de 30 meses de serviços e contempla a modernização dos processamentos dos equipamentos, a modificação dos sistemas de refrigeração da antena, funcionalidades de Contra-Contra-Medidas Eletrônicas e um simulador de guerra eletrônica. Haverá ainda doze projetos de offset que vão beneficiar o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a indústria nacional. Esse é o maior projeto já executado pelo PAME-RJ, unidade responsável pelo suprimento e manutenção de aparelhos que proporcionam o voo seguro.

As funcionalidades Contra-Contra-Medidas Eletrônicas (CCME) e um Programa Simulador de Ambiente Radar (RESS), relevantes para um contexto de Defesa Aérea, não foram implementadas na época do CCSIVAM e agora serão contempladas nesse contrato.A modernização contratada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é similar à contratada pela Força Aérea Americana (USAF) para seus radares similares.

FONTE / FOTOS: FAB (PAME-RJ)

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Gilberto Rezende

Estes 6 radares atendem a área do SIVAM, depois desta modernização está mais que em tempo de expandir este tipo de sistema de suporte para o resto do território nacional. Acredito que a FAB tenha isto em execução ou planejamento, a dúvida se expandido para todo o país seria por aquisição de mais radares similares a este da Lockheed Martin ou se passaria ao uso/encomenda de um radar nacional para a Bradar… Será o futuro radar M200 que o EB desenvolveu e encomendou com a hoje Bradar(disponível a partir do ano que vem) poderia substituir operacionalmente em alcance e altura… Read more »