PC-21 - foto Força Aérea Suíça

Suíços testaram um novo tipo de hélice, mas projeto para diminuir ruído do PC-21, que tem gerado muitas reclamações no país, não foi bem-sucedido

Projeto para reduzir o ruído dos treinadores turboélice PC-21 da Força Aérea Suíça foi suspenso, segundo nota divulgada na semana passada. O projeto nasceu após análises preliminares iniciadas em 2011, levando o Estado Maior da Forças Armadas da Suíça a incumbir a armassuisse (organização responsável pela aquisição de equipamentos militares no país), em colaboração com a indústria, do desenvolvimento de uma hélice mais silenciosa para aquelas aeronaves.

Hélice de PC-21 - foto Força Aérea SuíçaAs motivações para esse desenvolvimento foram numerosas reclamações sobre o barulho dos treinadores PC-21, que operam em três setores de adestramento na Suíça: Chasseral, Hohgant e Speer. O objetivo era reduzir em 4,5 decibéis o ruído, sem perda de desempenho.

Após um desenvolvimento que consumiu 1,82 milhão de francos suíços (cerca de 1,86 milhão de dólares ou 4,8 milhões de reais), a indústria produziu e testou um novo tipo de hélice, mas os testes não mostraram sucesso em reduzir o ruído. De fato, a redução foi imperceptível.

O valor para reequipar a frota com novas hélices foi estimado em 7 milhões de francos suíços, mas esse custo, frente ao reduzido benefício, levou a Força Aérea Suíça a suspender o programa. Assim, os belos treinadores PC-21 continuarão com as hélices (e o ruído) atuais.

PC-21 em manobra - foto Força Aérea Suíça

FONTE / FOTOS: Força Aérea Suíça (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em italiano)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Pergunta: o Tucanão também tem esse mesmo nível de ruído?

rommelqe

Pessoal,
Com isso só nos resta a árdua tarefa de sugerir aos suiços trocar todos os seus PC-21 por super tucanos. A população alpina não precisará ser mais incomodada com esses sons insuportáveis (rsrsrsrsrsrsrsr).
Ah, de quebra eles poderão substituir seus F-5 por Gripen´s F …

Guilherme Poggio

Conseguir uma redução de 4,5 decibéis não é pouca coisa não.

Se eles reclamam do barulho do PC-21, imagine se fossem Hornets.

Oganza

Mais esses suíços são muito malas…

…isso é pq eles nunca acordaram com heli da PM sobrevoando o seu bairro… imagina se o holofote ilumina a janela do cidadão? É impeachment kkkkk

Grande Abraço.