Dois pilotos de caça da FAB estão de partida para treinar no Gripen, na Suécia

29

Caças Gripen no Nordic Air Meet 2012 - foto Forças Armadas Suecas

Missão de caçadores do 1º GDA e do 1º GAVCA deverá começar em 3 de novembro

Veja abaixo texto de portaria de 20 de outubro de 2014 do Ministério da Defesa, publicada na edição de quarta-feira passada (22/10) do Diário Oficial da União. A portaria informa sobre a designação de dois oficiais aviadores da Força Aérea Brasileira para participarem de treinamento de conversão para o caça JAS 39 C/D Gripen, na cidade sueca de Linkoping.

Segundo a portaria, a  autorização para saída do país vale a partir de 31 de outubro e a missão deverá começar em 3 de novembro, com duração prevista de 166 dias (pouco mais de cinco meses).

Ministério da Defesa

GABINETE DO MINISTRO – PORTARIAS/MD DE 20 DE OUTUBRO DE 2014

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso da atribuição que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, o parágrafo único do art. 1º do Decreto nº 2.790, de 29 de setembro de 1998, e de conformidade com o disposto no art. 7º do Decreto nº 7.689, de 2 de março de 2012, resolve:

Nº 2.704 – DESIGNAR os militares abaixo relacionados para, na cidade de Linkoping, República da Suécia, participarem de Treinamento de Conversão para JAS 39C/D:

Capitão Aviador GUSTAVO DE OLIVEIRA PASCOTTO (1º GDA /NO 3323919); e

Capitão Aviador RAMON LINCOLN SANTOS FORNEAS (1º GAVCA / NO 3335488).

A missão é considerada transitória, sem mudança de sede, com duração de 166 dias, com período máximo de retribuição no exterior de 174 dias, e início previsto para 3 de novembro de 2014, podendo se ausentarem do país a partir de 31 de outubro de 2014, com ônus total para o Comando da Aeronáutica, fazendo jus à retribuição no exterior estabelecida na Lei nº 5.809, de 10 de outubro de 1972, regulamentada pelo Decreto nº 71.733, de 18 de janeiro de 1973, alterado pelos Decretos nº 3.643, de 26 de outubro de 2000, e nº 5.992, de 19 de dezembro de 2006. (Processo nº 67200.008705/2014-01)

FONTE: Diário Oficial da União – edição de 22 de outubro de 2014, seção 2, página 7 (clique no link para acessar original)

FOTO: Forças Armadas da Suécia (em caráter meramente ilustrativo)

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gilberto Rezende

Interessante será que os dois cobaias (um do F-5 e outro não) estabelecerão algum tipo de padrão para as futuras escolhas dos que treinarão primeiro no Gripen TAMPAX ou terá sido mera coincidência ??? Tomara que o processo de negociação dos Gripen C/D corra também bem rápido. Até porque o Gripen E já atrasou de cara de 2018 para 2019 e dependendo dos “ajustes” da versão BR e PRINCIPALMENTE (até que me deem PROVAS do contrário) acho que mesmo o Gripen sueco vai atrasar por causa específicamente do projeto do seu radar AESA de pratomóvel que não acredito que este… Read more »

Fabio ASC

É certo o Tampax?

Deve ser né, senão por que mandar os pilotos agora???

jairo boppre sobrinho

Nunão

Me permita uma pergunta off-topic mas nem tanto – os nossos gripens serão melhores do que f-16, certo?
Mas porque? Maior manobrabilidade, devido aos cannards?
E a aviônica tb?

Abraço

Rinaldo Nery

rsrsrsrs Gilberto, vou falar pro Jordão, cmt da III FAE, e pro Oliveira, seu CHEM, a lerem seu post pra balizar suas decisões. kkkkkkk Os dois capitães não vão estabelecer padrão algum. Serão indicados para o curso na Suécia os pilotos da primeira linha que merecerem ir. Maus oficiais não irão. Ninguém sabe o sylabus do curso. De repente o curso de instrutor faz parte. Qual é o padrão de pilotagem dos tailandeses? Dos sul coreanos sei que é uma bosta. E se não vier o GRIPEN D? O simulador basta pra voar solo? Quem sabe? Dois F-2000B deram conta… Read more »

Marcos

Os tampões dos tampões.

Solskhaer

Estou mais ansioso do que esses dois pilotos! Espero que os que aqui ficaram ainda estejam em tempo de pilotar esses caças em 2019!

Rinaldo Nery

Se não forem promovidos a Major estarão.

Gilberto Rezende

KKKK Com certeza Rinaldo o único resultado será um empate, quem vai na frente com certeza é o pessoal TOP eu só pensei numa analise subjetiva dos próprios oficiais sobre suas experiencias sobre a transição e ter dois pilotos/instrutores com origem nas duas “fontes” só pode ajudar a turma que vem atrás. Aliás é uma curiosidade que tenho, como ficaram os pilotos dos Mirage foram distribuídos nos esquadrões de F-5 ?? Fico imaginando que ALGUNS oficiais sortudos poderão acumular uma ricae diversa experiência de pilotagem militar pilotando tanto Mirage, F-5M (ou sem M) , Gripen C /D e eventualmente finalmente… Read more »

Gilberto Rezende

COMO assim Rinaldo ??? Agora que me caiu a ficha…

E se não vier o Gripen D ???
Tem esta possibilidade ???

E como o Gripen F eu acho que vai DEMORAR…

Tomara que não…

Rinaldo Nery

Os Jaguares foram movimentados para onde quiseram. O cmt foi cursar a ECEMAR. Alguns foram para outras Unidades de Caça, não necessariamente da primeira linha. Os que permaneceram em Anápolis estão voando o F-5EM.

Rinaldo Nery

Vou chutar a mesma quantidade de F-2000: 10 mono e dois bi. Talvez 12 mono e dois bi.

Gilberto Rezende

Rinaldo não concordas EM TESE que como vão ser desenvolvidos e feitos no Brasil os Gripen F tendem a ser os últimos do lote 1 do FX-2 ? Ficar até lá só com dois Gripen D é uma temeridade, acho que o mix dos Tampões deve considerar esta circunstância. Outra coisa é que a Flygvapnet já decidiu que só vai avaliar a sua necessidade de uma aeronave Gripen F depois de receber o último Gripen E. Em Farnburough inclusive a SAAB apresentou um slide do mapa do desenvolvimento do Gripen onde apareceu pela primeira vez um tal de Gripen D+… Read more »

Oganza

cada teoria kkkkkkkk

jairo boppre sobrinho

Nunão

Eu tenho a revista 10 sim! Bem lembrado.

Abs

nunes neto

Rinaldo Nery, eu tinha lido algo ente 8-10, e já acho que 10 está ficando díficil, nunca li na que seriam 12, principalmente porque a suécia vai “ceder”, ou seja não vai ser um aluguel ou lising.

nunes neto

#Leasing

Carlos

“………..que não acredito que este sistema esteja 100% operacional antes de 2022,….”

Opa, as contas começam a bater …………… 2022…….2022.

Caso sobre 8, reze ………

A Eslováquia vai chegar na frente.

Vamos ter que negociar com a SAAF.

Carlos

Quantos aos pilotos irem para a Suécia, putz que inveja.

Boa estada aos oficiais.

Gilberto Rezende

Nunão em forças aéreas de primeira linha (EUA, Rússia, França e etc) é admissível que uma aeronave projetada e construída pelo próprio país possa ter este período digamos “sub-operacional” entre o IOC até o FOC. Mas em GERAL quando isso ocorre, a aeronave de geração anterior se mantem em serviço normal até chegar a hora de ser substituída. Não é o caso brasileiro mas é o caso sueco. Já estamos sem os Mirage e os F-5M e AMX estão perigosamente próximos do fim da sua vida operacional. Mesmo com sua recente modernização sua substituição DEVERÁ acontecer, ou melhor iniciar-se, no… Read more »

Gilberto Rezende

Não Nunão está tudo OK, o meu comentário é só uma reflexão que ao escolher o caminho mais difícil do Gripen (um caça em desenvolvimento que por definição envolve maiores INCERTEZAS) o Brasil vai correr riscos e terá de gastar MAIS na medida que efetivamente se envolver mais profundamente no programa Gripen. As necessidades que virão do Gripen F e mais adiante do Sea Gripen garantem que os NOSSOS gastos vão espiralar para o ALTO E PARA VANTE. Mas logo de início, a decisão da COPAC/FAB de especificar no painel aviônico o Display Panorâmico único me surpreendeu POSITIVAMENTE pela ambição… Read more »

Vader

No geral sou obrigado a concordar com o Gilberto (ahaha, acho q é a primeira vez kkkk): escolhido o Gripen como o FX2 espero que o governo do PT gaste muito, e BEM o dinheiro dos tributos. O perigo está no BEM da proposição acima. Torço para que a FAB denuncie e não permita qualquer desvio dos propósitos do programa por PolíTicus mal intencionados. Mas dinheiro tem: na verdade está sobrando, como comprova o PeTrolão de US$ 20 bilhões (somando-se a Pasadena a Abreu e Lima e a perda nos valores das ações), gasto este que acabou de ser chancelado… Read more »

Alexandre Galante

Vader, isso sem contar os gastos da Copa, que ultrapassaram os R$ 25 bilhões. Os 36 primeiros Gripen NG vão nos custar menos da metade disso.

Vader

Pois é Meu Mestre: o povo sinalizou que quer mais que o governo do PT gaste mesmo.

De maneira que é melhor que se gaste com Defesa do que com porcarias.

Abs.

ivanildotavares

Penso que o gasto efetuado agora terá compensação no futuro, com exportações. Também pode ser importante para um futuro seagripen. Esse Display Panorâmico único está interessante. Mostra que a FÁB não está de brincadeira.