Home Divulgação Base Aérea de Santa Cruz promove Portões Abertos no dia 1º de...

Base Aérea de Santa Cruz promove Portões Abertos no dia 1º de novembro

3527
8

No próximo dia 1º de novembro (sábado), a Base Aérea de Santa Cruz (BASC) irá realizar o “Portões Abertos 2014”. O evento é aberto ao público e faz parte das comemorações da Semana da Asa e do Aniversário da BASC (72 anos). Tem o objetivo principal de estreitar os laços com a sociedade local, e divulgar o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante todo o dia estão previstas diversas atividades, entre as quais destacam-se: shows aéreos com a Esquadrilha CEU e a Equipe Acro; exposição estática, decolagem, passagem e pouso dos caças F-5 e A-1 e de aeronaves civis; exposição estática da Esquadrilha da Fumaça (Super Tucano A-29); lançamento dos paraquedistas Falcões, equipe de Salto Livre da FAB; aeromodelismo; balonismo; exposição de viaturas militares antigas; apresentações de equipes de Artes Marciais.

A programação conta também com muita música, iniciando com as apresentações das Bandas de Música da BASC, do Colégio Dom Ótom Mota e do Colégio Apollo 12 e, à tarde, ocorrerão shows musicais com os grupos Disfarce e Samba Show.

Dentro do Hangar do Zeppelin haverá exposições, vendas de artigos militares, será montada uma praça de alimentação e uma área recreativa com brinquedos infláveis.

A entrada para o evento é franca, porém a Base Aérea pede a contribuição voluntária de um 1kg de alimento não perecível, para doação às instituições carentes do bairro. Quem doar irá concorrer a um voo panorâmico na aeronave da BASC, o Caravan C-98.

Hangar do Zeppelin na Base Aérea de Santa Cruz - foto Nunão - Poder Aéreo

O Hangar do Zeppelin e a Base Aérea de Santa Cruz

Destinado a abrigar os dirigíveis alemães conhecidos como Zeppelin, o Hangar foi construído em 1936, após meticulosos estudos climáticos, de direção e velocidade dos ventos, e também das possibilidades de meios de transporte terrestres. Concebido por engenheiros alemães, o hangar foi inaugurado com a ativação de uma linha regular de transportes aéreos com os dirigíveis, que ligava as cidades de Frankfurt ao Rio de Janeiro (com escala em Recife).

O hangar apresenta grandes dimensões: 270 metros de comprimento, 60 metros de altura e 50 metros de largura. Assim que começaram a chegar os primeiros dirigíveis, eram necessários duzentos homens, que ficavam na pista para ajudar a atracá-los, segurando os seus cabos.

O uso do hangar pela empresa alemã foi de pouca duração, uma vez que, em 1937, o último Zeppelin decolava do aeródromo após nove viagens ligando o Brasil à Europa.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939, o local foi transformado na Base Aérea de Santa Cruz (1942) e o hangar passou a abrigar diversas unidades aéreas militares.

Atualmente é um dos últimos hangares mais bem conservados para dirigíveis existentes no mundo. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A Base Aérea de Santa Cruz (BASC) abriga hoje duas Unidades Aéreas: o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCA), que opera as aeronaves F-5, e o 1º Esquadrão do 16º Grupo de Aviação (1º/16º GAV) ou Esquadrão Adelphi, que opera as aeronaves A-1.

Resumo do evento:

  • Evento: Portões Abertos 2014
  • Data: 1º de novembro
  • Hora: 9h às 19h
  • Local: Base Aérea de Santa Cruz

Informações e cadastro de veículos de imprensa:

1º TEN. REP LUDMILLA
CHEFE DA SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
BASE AÉREA DE SANTA CRUZ
(21) 3078-0389/ 3078-0302/ 97617-2952
scsbasc@hotmail.com

ENDEREÇO DA BASC:
RUA DO IMPÉRIO, S/N, BAIRRO SANTA CRUZ,
CEP 23555-020, RIO DE JANEIRO

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Blackhawk
Blackhawk
5 anos atrás

Editores, tenho algumas fotos do Portões Abertos na BACO. Se houver interesse, posso enviar.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Blackhawk
5 anos atrás

Pode enviar sim, Blackhawk, nos e-mails marcados na coluna direita da página:

FALE COM OS EDITORES

alexgalante@aereo.jor.br
poggio@aereo.jor.br
nunao@aereo.jor.br

Victor Matheus
Victor Matheus
5 anos atrás

Até que enfim! Achei que nunca mais fossem abrir os portões!!!
Tenho saudades de ver o Zeppelin voando por cima da minha casa. Bons tempos…

sergiocintra
sergiocintra
5 anos atrás

Nunão

Estarão por lá?

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
5 anos atrás

Sergio,

Teremos gente lá, mas não os editores. Um bom evento pra você!

sergiocintra
sergiocintra
5 anos atrás

Ninho das velhas e resistentes aguias.
Estou me preparando! Filtro solar, Nikkon 300mm, e resevatório de agua, por que se estiver o calor que anda fazendo, aquele concreto amolecerá solas.
Um sonho, nunca me deparei com um Banderulha.

Abraços.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
5 anos atrás

Primeira vez em Santa Cruz, Sérgio? Aproveite! Se nunca foi, recomendo levar em conta mais tempo de trajeto do que normalmente se imaginaria, pois é mais longe do que parece… Prepare-se bem para o calor, pois se não passar nenhuma frente fria, a tendência é derreter o coco. Toda vez que fui lá na BASC, estava quente feito um inferno, mesmo com tempo nublado. Me lembro a primeira vez que vi o Hangar do Zeppelin de perto, dentro e fora. Experiência que não se esquece mais e vale a viagem por si (pra quem nunca viu, é claro). Fiquei surpreso… Read more »

Michael
Michael
2 anos atrás

Quando será o próximo evento portões abertos.
Nunca fui e tenho muita vontade de fazer uma vizitação.