terça-feira, outubro 4, 2022

Gripen para o Brasil

VANT desenvolvido por alunos da UFRN e técnicos da Barreira do Inferno é apresentado

Destaques

Guilherme Poggio
Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

VANT - UFRN - Barreira do Inferno - UAV Factory  - foto Icaro Gomes

Com muita honra o ”Momento Cientec”, um quadro criado pelo Via Certa Natal, foi convidado a mostrar com exclusividade o “VANT”, ( Veículo Aéreo Não Tripulado), desenvolvido por alunos da UFRN e técnicos da Barreira do Inferno. O projeto era sigiloso até então e nenhum veículo de comunicação do país mostrou o drone. Para se ter ideia, nem na internet o projeto foi publicado pela UFRN e Barreira do Inferno.

De acordo com engenheiro da Barreira do Inferno Dolvim Dantas, o projeto foi ovacionado ao ser apresentado a mestres da aviação nacional e internacional e, em breve, será patenteado para que gere lucros à comunidade acadêmica da UFRN, já que o projeto foi todo desenvolvido no Rio Grande do Norte.

FONTE: Via Certa

FOTO: Ícaro Gomes

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Phacsantos

Mais um VANT nacional pequeno.

Interessante a participação de uma Universidade.

Porém, me pareceu uma apresentação simplória e mal acabada.

eduardo pereira

Parabens aos desenvolvedores ,estamos caminhando rumo a suprir todas as necessidades de nossas forças armadas por meio de uma base industrial e tecnologica militar que a cada dia nos surpreende com novos projetos nos levando à autonomia no suprimento de materiaias e equipamentos,veiculos e aeronaves ,além de meios navais.

Vamos que vamos BRASIL !!!

Victor Matheus

Meus parabéns aos alunos da UFRN e ao apoio da FAB neste interessante projeto.
“Independente da posição em que este veículo esteja voando, sempre nós teremos uma transmissão em alta definição dele em relação a terra.”
Se isso for verdade… Se não me engano a maioria dos casos de quedas de drones é por conta de problemas de transmissão de dados, perda de comunicação, etc. E pelo que parece esses problemas são causados por mal posicionamento e manobras.
Então se o que o engenheiro disse for verdade…
Espero que este projeto seja levado à frente.
Att.

Joker

O VANT em si não tem nada demais, a novidade estão nas antenas de transmissão e retransmissão de dados. Eu não pude ir a apresentação desse projeto porque tava com um familiar doente, mas esse trabalho já vinha sendo desenvolvido já à pelo menos 2 anos.

Claudio Moreno

Muito bom a participação de uma universidade neste tipo de desenvolvimento. Esperemos que a idéias seja disceminada.

Legal o lance das antenas de transmissão e retransmissão de dados.

Moreno

Aldo Ghisolfi

Joker, é isso aí… não vi e nem li nada que justifique esse ufanismo todo e que fizesse por onde merecer a classificação de ‘top secret’; ujm bom construtor de aeromodelos pode fazer melhor, atendendo à quaisquer especificações que se lhe apresentarem.

Mas, de qualquer maneira, parabéns aos construtores… sem tirar os pés do chão, penso que sempre devem ser estimulados.

Antonio M

Parabéns aos responsáveis mas se é o embrião de equipamentos bem maiores com aquela turbina nacional e eletrônica aprimorada faz todo sentido , se for apenas como “tese de mestrado” vai ficar por isso mesmo …..

Mauricio R.

Isso já virou a “festa do caqui”, c/ modelos de vants pipocando aqui e alí.
E o pior todos restritos ao segmento tático.

Rinaldo Nery

Não dividiria em tático ou estratégico. Dividiria em alcance.
Alcance curto não serve pra FAB. O alcance está intimamente ligado à forma de controle, V/UHF linha de visada ou SATCOM.

Joker

Victor Matheus
24 de outubro de 2014 at 13:25

Rinaldo Nery
28 de outubro de 2014 at 21:33

O desenvolvimento que foi alcançado vai bem no caminho da fala de vocês.

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