Home Indústria Aeronáutica Novas fotos da apresentação do KC-390

Novas fotos da apresentação do KC-390

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Fotos da apresentação (roll out) do protótipo do jato de transporte militar KC-390. Estiveram presentes ao evento o Ministro da Defesa, Celso Amorim; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, além dos ministros da Defesa da Argentina e Portugal. 

A grande diferença do KC-390 em relação a outros projetos já desenvolvidos pela indústria nacional é que dessa vez o avião já nasce com expectativas claras de exportação.  Argentina, Portugal e República Tcheca participam do projeto e outros países já manifestaram interesse na aquisição. O Brasil investiu R$ 12,1 bilhões, sendo R$ 4,9 bilhões para o desenvolvimento da aeronave e R$ 7,2 bilhões para a aquisição de 28 unidades para a Força Aérea Brasileira.

De acordo com a Embraer, o voo inaugural do KC-390 acontece ainda este ano e, após uma série de testes, a Força Aérea Brasileira irá receber a primeira unidade em 2016. 

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Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

PARABÉNS! SUCESSO! É OQUE TODOS QUERÍAMOS!

Phacsantos
Phacsantos
6 anos atrás
Blackhawk
Blackhawk
6 anos atrás

Uma pena que o tempo não ajudou muito, senão as fotos ficariam ainda melhores.
Parabéns aos fotógrafos.

Blackhawk
Blackhawk
6 anos atrás

E parabéns aos projetistas, é claro!

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
6 anos atrás

Muito interessante a “ilusão de ótica” proporcionada pelas janelas grandes… Elas fazem com que pensemos que o avião é pequeno…

Mas prestem atenção no “boneco” q está dentro do cockpit. Aparece quase q toda a metade do corpo dele !!

Guilherme Poggio
Reply to  Alfredo Araujo
6 anos atrás

Com essa asa alta e os dois motores “colados” na fuselagem eu chuto que este projeto deva ser muito bom no pouso com vento lateral.

Aguardamos o momento do primeiro voo do ZULU-NOVEMBER-FOX e a montagem do ZULU-NOVEMBER-JULIET

Marcos
Marcos
6 anos atrás

Alfredo Araújo:

Realmente há a ilusão de ótica quanto ao tamanho da aeronave ocasionada pelo tamanho das janelas. Mas há oura ilusão de ótica. Há a impressão que a parte traseira é mais curta. Isso, isso devido a parte mais clara na pintura na parte superior/posterior da aeronave. Mas o que realmente achei muito, mas MUIIIIITO estranho mesmo foi aquela estrutura da carenagem do trem de pouso. Desconheço aeronave com aquilo. Verdade que o A-400 também tem aquela estrutura, mas não na porta. De tudo, isso é o que realmente achei esquisito.

Edgar
Admin
Reply to  Marcos
6 anos atrás

Não entendi o espanto do pessoal com relação ao formato da carenagem que “guarda” o trem de pouso no KC-390. Acredito que aeronaves desta categoria não são padrões de beleza nesse quesito, e adotam soluções bem semelhantes à que a Embraer adotou, como no C-17:

C-17 Galaxy

C-17

C-17

Hamadjr
Hamadjr
6 anos atrás

É vai ser um concorrente há altura agora só falta cair uma prancheta na cabeça de algum diretor da Embraer ou baixar o santo da inovação para fazer também um jato de treinamento para a consagração desta empresa.

Guilherme Poggio
Editor
6 anos atrás

Para quem perguntou como ele saiu do hangar (roll-out) é só olhar aquarta foto de cima para baixo.

Carlos
6 anos atrás

“Alfredo Araujo
21 de outubro de 2014 at 15:48 #

Mas prestem atenção no “boneco” q está dentro do cockpit. Aparece quase q toda a metade do corpo dele !!”

Boneco ?

É o Mister “M” R. bisbilhotando e atrás o JMJ fotografando e filmando, puro “ganso” ou “X 9” (rs).

Marcos
Marcos
6 anos atrás

Edgard:

Me referi à estrutura junto a porta que compõe a carenagem do trem de pouso. Aquele troço é por demais esquisito.

leejunior22
leejunior22
6 anos atrás

Marcos,

Acho que entendi a sua angustia em relação à porta lateral traseira que fica sobreposta ao sponson (a estrutura do trem de pouso…).

Ela parece ser esquisita mesmo, mas se abrir para dentro, acho que não tem problema.

Está na primeira foto. Reparem que tem um freio aerodinâmico, na frente da porta estranha para realizar o lançamento de fardos e paraquedistas.

rommelqe
rommelqe
6 anos atrás

Caro Marcos, Concordo com voce. A estrutura da porta da carenagem do trem de pouso (que é utilizada também para fixar o servomotor de acionamento da mesma) parece que vai merecer uma otimização. Se compararmos com a equivalente do C-17 (vide foto acima) esta estrutura “treliçada” é “rebuscada” demais. Um ponto a observar é que os projetistas devem ter se preocupado com pistas muito acidentadas e precárias (imagine como estas tampas devem sofrer em pistas esburacadas…) . Por outro lado, as superfícies de carenagens similares (do C-17, por exemplo) são compostas com cavernas (similares às das asas) formando uma viga… Read more »

rommelqe
rommelqe
6 anos atrás

Prezados,
Sem querer fazer nenhuma alusão/ilação depreciativa aos nossos ancestrais de tras dos montes (meu avô que me perdoe), na matéria da contribuição lusitana (vide publicação” ao lado”) ao projeto do KC-390 há um belo desenho do sponsom.

Aliás, no texto, eles fazem referência à cidade da sede da Embraer como sendo São JOÃO dos Campos (talvez seria melhor chamar de São JOAQUIM dos Campos?). Desculpem pela piada, mas a essa eu não resisti.