terça-feira, agosto 3, 2021

Gripen para o Brasil

Embraer apresenta o avião de transporte militar KC-390

Destaques

Dinair Alves
Diretora de Marketing da Trilogia Forças de Defesa

KC-390 034b

Gavião Peixoto-SP, 21 de outubro de 2014 – A Embraer apresentou hoje o primeiro protótipo do avião de transporte militar KC-390 produzido na fábrica de Gavião Peixoto (SP). O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, comitivas e representantes de mais de 30 países. Após esta apresentação, a Companhia poderá realizar importantes testes em solo antes do primeiro voo da aeronave, previsto para ocorrer até o final deste ano.

“Este marco significativo do Programa KC-390 demonstra a capacidade da Embraer de gerenciar um projeto complexo e de alta tecnologia como este e de executá-lo dentro do planejamento previsto”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O rollout abre caminho para o início dos testes em solo como preparação para o primeiro voo”.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB. Ele poderá operar tanto na Amazônia quanto na Antártica. As turbinas a jato conferem bastante agilidade à aeronave, que cumprirá todas as missões, mas muito mais rápido e melhor”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito.

KC-390 roll-out

KC-390 roll-out 2

Após o evento, a aeronave vai continuar com as avaliações iniciais de sistemas que culminarão com o primeiro acionamento do motor e, em seguida, os testes de vibração em solo e demais ensaios planejados. Este avião é o primeiro de dois protótipos que serão usados nas campanhas de desenvolvimento, testes de solo, testes de voo e certificação.

O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira. Trata-se de uma aeronave projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.

No dia 20 de maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem atualmente intenções de compra de outros países totalizando 32 aeronaves.

KC-390 roll-out 3

DIVULGAÇÃO: Embraer / VÍDEO: Fernando Martins

- Advertisement -

12 Comments

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

“KC-390 to get Israeli defensive aids By: Rob Coppinger Published: 10 Jul 2012 The Brazilian Air Force’s Embraer KC-390 tanker is to use Elbit Systems’ anti-missile J-Multi Spectral Infrared Countermeasure (J-MUSIC), with the company also reporting interest from high net worth individuals and heads of state. Launched at the Farnborough Airshow, J-MUSIC is a distributed system with a 57 kg and 34 cm diameter turret containing a thermal target acquisition camera operating at 500 Mhz and a laser. The missile detecting sensors can be located in different parts of the aircraft and are linked to the turret, which is also… Read more »

Carlos

EDITORES

Não entendi.

Coloquei link’s da repercussão positiva na imprensa de língua Española e vocês deletaram…..

Perdi tempo buscando o meu contentamento etc …..

OBRIGADO !

Guilherme Poggio

Prezado Carlos

Encontrei duas mensagens suas, junto com uma do Bosco, nas caixa “lixeira”. Não sei o motivo de terem ido parar lá. Liberei todas as três.

Rinaldo Nery

Parabéns à EMBRAER! Essa aeronave será um sucesso. Espero que meu filho consiga voá-la.

Guilherme Poggio

Ah! O KC-390 vai quebrar paradigmas na FAB. Agora o pessoal do “transporte” terá que praticar REVO como o pessoal da “caça”.

rommelqe

Prezados, Para quem havia perguntado como teria sido movimentado o KC-390 nesta sua primeira aparição pública , agora fica claro que para tanto foi empregada uma plataforma tracionada por e motor elétrico com fonte de energia baseada em baterias. Trata-se da primeira aeronave tipo ARP (aeronave remotamente pilotada) – ou drone ou qualquer nome equivalente – de grande porte desenvolvida no Brasil, talvez sem nenhum equivalente, em tamanho, no mundo todo. Seu comando foi realizado apenas por impulsos elétricos sem fio!!!! (mais avançado do que “by-wire”!!!!!!!!!. Quem duvidar, veja na foto dois o feliz primeiro piloto de provas da primeira… Read more »

Carlos

“Rinaldo Nery
21 de outubro de 2014 at 20:12 #

Parabéns à EMBRAER! Essa aeronave será um sucesso. Espero que meu filho consiga voá-la.”

Vai, com certeza.

Tá no Genoma, DNA, cromossomos etc ….

Saudações

Carlos

Poggio,

Valeu e obrigado.

Victor Matheus

Vlw pela explicação caro Rommelqe, bem que eu desconfiava daquele “tablado”, e acho que inclusive é uma inovação, pois não sei se já usaram em outro tipo de aeronaves mas, tanto o C-17 quanto o A-400M foram retirados com caminhões!
Att.

jacubao

Dá pra ver pelas fotos que tem espaço para uma extenção a vante da cabine, o que significaria uma maior capacidade de carga. Será que os engenheiros da EMBRAER já estão trabalhando nisso???? 😉

Últimas Notícias

Pilotos russos usaram receptores GPS feitos nos EUA durante missões de combate na Síria

Pilotos militares russos usaram receptores comerciais GPS de navegação por satélite durante suas operações de combate na Síria, de...
- Advertisement -
- Advertisement -