Caiu mais um Sukhoi Su-30MKI indiano, o quinto desde 2009

46

su-30mki-red-flag-1

O blog indiano Livefist noticiou que caiu hoje mais um caça indiano Sukhoi Su-30MKI, de fabricação russa. O avião pertencia à Lohegaon Air Force Station e se acidentou em Pune. Ambos os pilotos ejetaram com segurança.

A queda de hoje foi a quinta do tipo na Força Aérea Indiana, os outros acidentes ocorreram em fevereiro de 2013, dezembro de 2011, novembro e abril de 2009.

FONTE: Livefist / COLABOROU: Alfredo Araujo

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael M. F.

Sucai Su-30MKI…

Aliás, a própria fonética de KI é pronunciada como “caí”…

Marcelo Pamplona

Olhemos pelo lado positivo:

A FAB escolheu o Gripen.

Ainda bem!

Sds.

Alfredo Araujo

Cai tanto avião na índia, que fica difícil de culpar o equipamento.

Joner

Realmente, devido ao número de incidentes, ou os mecânicos deles são pessimos ou os pilotos não são muito bom no que fazem.
É um pecado perder um caça destes por falha humana….
Ao menos os pilotos escaparam….
Restam mais 155 aeronaves destas……..

Carlos

Com duas turbinas ?

Júlio Costa

Joner (14 de outubro de 2014 at 14:29), “Realmente, devido ao número de incidentes, ou os mecânicos deles são pessimos ou os pilotos não são muito bom no que fazem. É um pecado perder um caça destes por falha humana…. Ao menos os pilotos escaparam…. Restam mais 155 aeronaves destas…….” Esse alto número de acidentes, provavelmente, não é só culpa dos pilotos ou mecânicos. A falha é sem dúvida humana, e se deu, para começar, quando alguém decidiu comprar esses aviões. Os equipamentos russos são bons, para os russos. Qualquer outro cliente têm, invariavelmente, sérios problemas dos mais diversos tipos.… Read more »

juarezmartinez

Caro Julio Costa, concordo em tudo que afirmastes sobre o pós venda “Tabajara” Russo, afinal temos o MI 35 e já vimos com o a coisa funciona, ou melhor não funciona.
Agora sobre apagamento de painel com aeronave no ar não é exclusividade dos aviônicos Russos, a FAB que o diga, até agora Deus esteve do nosso lado e nada de sério aconteceu, além de macacões de voo urinados……

Grande abraço

Oganza

Tá certo que a Índia tem a 4ª maior força aérea do globo, mas essa média tá ficando muito alta.

Se continuar assim, o Paquistão e a China não precisam nem se preocupar, é só ter paciência que a IAF se abate sozinha.

Grande Abraço.

Júlio Costa

Juarezmartinez Quanto mais complexa é uma máquina, mais chances existem de algo dá errado. Máquina complexas como aviões, helicópteros, drones, submarinos, navios, satélites, etc… estão sujeitas a problemas. Isso é normal. Até o mais caro e poderoso vetor americano, o F-22, têm problemas. Esse último em relação ao gerador de oxigênio. Esses acidentes que estão ocorrendo na IAF pode ser fruto de imperícia dos pilotos. Porém o fato é que existe histórico de graves problemas na linha de manutenção desses aviões. Como está descrito na matéria que eu pus o link, o problema é mais grave do que computadores se… Read more »

Carlos

Júlio Costa

Muito bons seus comentários e a lembrança do link.

Rússia + índia = m#$%¨( ª )

Corsario137

Fiquem aí falando dos russos que daqui a pouco aparece a dupla perestroika e glasnost.

Carlos
Carlos

“Corsario137
14 de outubro de 2014 at 22:23 #

Fiquem aí falando dos russos que daqui a pouco aparece a dupla perestroika e glasnost.”

Corsario137, pô se me f………

intervalo do debate ….. kkkkrsrsrs …… vou mi……… de tanto rir …… do seu comentário lógico.

Рустамом Bogaudinov

juarezmartinez
14 de outubro de 2014 at 20:32 #

do not work? – hmm and the pilots and technicians were not aware of this ))))))))

http://www.youtube.com/watch?v=SrVaC7gsV24

_______

não funcionam? – hmm e os pilotos e técnicos não tinham conhecimento desta ))))))))))))

http://www.youtube.com/watch?v=SrVaC7gsV24

Рустамом Bogaudinov

Corsario137 14 de outubro de 2014 at 22:23 _________ Claro))) que são como crianças, o conhecimento 0-aqui e tudo que você tem que explica como a escola impulsionar o seu baixo nível de bárbaro fato que lhe dizem respeito não são capazes de discutir, por exemplo, outro palhaço vez disskussii (porque ele 0) leva constantemente o que os relatórios financeiros sobre o estado da economia Rossii quer se tornar um financiador))) p.s- embora ele tenha tempo para ir para a Ucrânia, lutar contra hordas de Putin ))) _ _ Of course))) you are like children, knowledge 0-here and all you… Read more »

Рустамом Bogaudinov

Carlos
14 de outubro de 2014 at 22:18
_________

USA + índia = m#$%¨( ª ) )))))))))))))))))))))

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=39987

P.S- como uma criança))) infância grave foi de um homem

juarezmartinez

Que boca santa hen corsario 137, foi só falar e o Molotov do Putin deu ar da graça…..

Grande abraço

Alfredo Araujo

Russia + India = m%#$@ ???

E o C-130J que caiu ? E os Mirages que já caíram ?

Sou defensor de ninguém não, mas dizer que cai pq é russo… pq que é chines… pq que é brasileiro…
Ai é melhor irmos para o GLOBO.COM ficar discutindo em matérias de ex-BBBs, de celebridades na praia, etc…

Mauricio Silva

Off Topic. Prezados, bom dia. O uso da internet como ferramenta de marketing não é novidade. A “novidade” é que essa utilização vem se diversificando e evoluíndo, como seria de se esperar. É claro que não falo somente de “marketing direto” (venda de produtos) mas de todos os tipos (ideológico, político, religioso, somente para ficar nos mais “óbvios”). Basta acessar os fóruns de debate dos grandes provedores/conteudistas de internet para ver a ação desses grupos. Não importa o assunto, lá vem a carga política/partidária. Ou a “louvação” de terminado movimento religioso. Num primeiro instante, parece a ação “inocente” de um… Read more »

Alfredo Araujo
Edcarlos Prudente

O grande problema da Força Aérea Indiana é a grande quantidade e diversidade de aeronaves que empregam. Talvez nem 50% das aeronaves estejam disponíveis ou em condições de combate. Deve ser um pesadelo logístico manter essa força operacional.
Uma força aérea menor com alta disponibilidade, prontidão e treinada é melhor que um grande força aérea indisponível, limitada tecnicamente ou operacionalmente.

Clésio Luiz

Mauricio Silva, muito bom seu comentário. Infelizmente, na maioria dos sites que visito existe este tipo de comentário que nada acrescenta, só para espalhar FUD. Isso quando não é o caso do sujeito que torce por alguma coisa (fanboy) e quer porque quer que todo o resto não valha nada. Veja que, por exemplo, a USAF perdeu 2 F-15 este ano. Isso não gera comentários depreciando a USAF ou a industria americana. Mas quando é de qualquer outra nação, é porque a aeronave não presta, os pilotos e/ou mecânicos são incompetentes, etc, etc. E ainda ficam com raiva quando são… Read more »

Soyuz

Tomem cuidado apenas ao criticar a origem do produto, vinculando os acidentes a procedência da aeronave dentro da lógica de que todo problema complexo pode ser explicado por uma causa simples (e errada). A FAB por exemplo perdeu mais Super Tucanos entre 2007/2014 (6 de um total de 99 aeronaves ) que a Índia perdeu de SU-30MKI entre 2009/2014 5 de um total 200 aeronaves). A taxa de atrito proporcional é o dobro no caso do Super Tucano, considerando que a idade da frota é parecida. Ai entram algumas considerações. 1) Aeronaves como o F-104, Mirage III no passado experimentaram… Read more »

juarezmartinez

Eu também não concordo coma a generalização do fato do avião ser de origem Russa e operado por Indianos, agora, também não precisam levar a ponta de faca uma brincadeira ou outra que o pessoal faz, eu neste caso ate me auto censurei, porque sabia que viria um comentário como veio do Mauricio Silva e do Clesio.
A origem das perdas altas Indianas está na equação voar muito, treinar e também nas dificuldades de manutençaõ gerada pela diversidade de vetôres, não há estrutura loígistica que consiga manter um bom nível de segurança e disponibilidade.

Grande abraço

Mauricio Silva

Prezado juarezmartinez, boa noite. “…agora, também não precisam levar a ponta de faca uma brincadeira ou outra que o pessoal faz…” Brincadeiras são sempre bem vindas em qualquer fórum. O bom humor é fundamental para manter e preservar as relações humanas, em todos os níveis. Infelizmente, a palavra escrita apresenta limitações, impossibilitando entender qual o tom de um texto apenas pela leitura. Nesse caso, o uso de Emoticons pode ajudar, aos leitores das mensagens, a entender se o comentário tem viés cômico, sarcástico ou outro qualquer. É uma forma de evitar “mal entendidos”. E separá-los dos “maus entendidos”… 🙂 “Sacou”???… Read more »

Carlos

“Sacou” ???

Sim sacou

http://www.youtube.com/watch?v=XLGrQXvkxWY

Mauricio Silva

É Carlos, você tem razão: já “sacou” mesmo… 😉
SDS.

Carlos

Yes, at skyfall …..

Russian product that does not fall and good quality!

http://www.youtube.com/watch?v=aTI5etjTniU

Carlos
juarezmartinez

Sim, eu entendi Mauricio, é que anda “pintando” um clima de divisão muito ruim, articulada na base da pressão junto aos editores e outras cositas mas, não estou absolutamente afirmado que tu fizestes isto, só para não termos um nova “mau” entendido.

Grande abraço

Mauricio Silva

Olá Juarez, tudo bem com você? “…é que anda “pintando” um clima de divisão muito ruim, articulada na base da pressão junto aos editores e outras cositas mas…” Cara, (se você me permitir assim o chamá-lo… :-)) ) sem querer dar uma de “encomiasta” dos editores/moderadores, eu pessoalmente considero os fóruns da Trilogia de Defesa os mais bem administrados da rede. São pessoas entendidas e sensatas, por tudo o que venho acompanhando desde antes de 2010. E “pressão” ali não parece surtir resultados. No mais a mais, cada qual aqui tem sua ideologia, posição política e cabedal de conhecimentos. É… Read more »

Mauricio Silva

Olá.
Nos promórdios do fórum havia um forista de nickname “Vovódika”.
Com certeza ele (ela?) teria muito o que falar sobre a queda do Sukhoi indiano.
Ah, bons tempos…
SDS.

Mauricio Silva

Off Topic.

Somente a título de curiosidade, na época que a “Vovódka” postava aqui no fórum, o Mauricio_R, o Bosco, o Baschera também postavam. Se faltou mais alguém (que ainda posta desde 2008), peço desculpas.
SDS.

Carlos

“QUANDO AS PALAVRAS SE ABRAÇAM” .

Shalon

Carlos

“encomiástico” ………… melhor (rs).

juarezmartinez

Mauricio Silva 15 de outubro de 2014 at 23:04 # Off Topic. Somente a título de curiosidade, na época que a “Vovódka” postava aqui no fórum, o Mauricio_R, o Bosco, o Baschera também postavam. Se faltou mais alguém (que ainda posta desde 2008), peço desculpas. SDS. Postavam e ainda postam Mauricio. Sobre o teu comentário sobre a imparcialidade da moderaçã e dos editores e u concordo, porém quando tocamos em algusn assuntos ahhh espinhososo, principamente para militares, acontece o que nós chamaríamos no jargão militar de chamariz para mudar o tópico. Aconteceu a pouco tempo, e não teve nada com… Read more »

Mauricio Silva

Olá Juarez. Hehehe, eu sei que eles ainda postam. Por isso o verbo no pretérito imperfeito. São “veteranos”. Eu acompanho o fórum há algum tempo. E já presenciei uma série de divergências, principalmente algumas “espinhosas” entre civis e militares. Como civil, tenho algumas sérias resalvas ao comportamento/ideologia vigente no meio militar. Por isso mesmo, sempre segui na carreira civil. Sei também que há varias correntes ideológicas/filosóficas entre os militares. Da minha parte, tento deixar essas diferenças à margem das discussões e postagens, visto que este fórum não é adequado para esses debates. Laissez faire, laissez aller, laissez passer. Mesmo algumas… Read more »

Iväny Junior

Oganza

Tá vendo porque eu não acredito que os indianos não ganharam naquele treino dos americanos? Acho que não ganhariam nem par ou impar, rsrsrsrsrs.

Рустамом Bogaudinov

Carlos 15 de outubro de 2014 at 21:43 _______ God, as a child -vrode man already 55, and he does not even know what kind of video display, and that he wants to show this? let’s look at 1- video airshow in Ukraine !!! and after the demonstration maneuvers, the pilot made ​​a complicated figure, not calculating it and crashed into spectators! yes tragedy! but where is the technology? Ukrainian pilot error 2- is my favorite video! 1999 Le Bourget (France) after a difficult maneuver, the testers did not calculate the trajectory vrezayutsya in the ground! but what do we… Read more »

Carlos

Cansei do NIKITA, para quem conhece um pouco de Inglês ele tem reiteradamente me provocado, agredindo com cinismo explícito beirando ao desrespeito. E os EDITORES …… NADA. Isso não ocorreu da minha parte onde coloquei link’s sem cinismo e não fiz comentários desrespeitosos. Entendi as “EDITADAS” em outro tópico, estávamos realmente saindo do tema, ele reiterando o cinismo e eu colocando link’s comprobatórios. Mas …….realmente mas …….. “Entendi as “EDITADAS” em outro tópico, estávamos realmente saindo do tema….” Com esse sujeito ….. chega …….. fim e ponto. NOTA DOS EDITORES: SENHORES, JÁ AVISAMOS EM DIVERSAS OUTRAS OCASIÕES QUE NEM SEMPRE… Read more »

Phacsantos

Carlos,

Você se “auto citou”???kkkkkkkkk

que figura!

abs

Oganza

Phacsantos,

para vc ver como ele estava bravo… hahahaha

Sds.

Carlos

Agir corretamente deve ser a linha de vida do ser humano.

“Você se “auto citou”???kkkkkkkkk

que figura!”

Não entendi o objetivo da afirmação, mas solicito:

O assunto para mim está encerrado.

Shmini Hatséret

Shalom Adonai

Hamadjr

Pelo menos os pilotos não morreram vai ver que os acento injetáveis então funciona então é possível com um nerônio e meio setenciar que pelo menos tem alguma peça que funciona.
Allahu Alkbar takbirat

Carlos

Shmini TORAH Hatséret

Shalom Adonai