Suécia e Finlândia buscam ‘relações especiais’ com a OTAN

26

Gripen sueco, F-16 norueguês e F-18 finlandês

Gripen sueco - F-16 norueguês - F-18 finlandês - voo sobre a Islândia - foto 2 Foças de Defesa da Finlândia

Dentre as metas, uma das mais ambiciosas é o desdobramento de forças terrestres, aéreas e navais da OTAN nos territórios dos dois países, com apoio logístico destes

Segundo reportagem do site Defense News publicada na sexta-feira, 10 de outubro, a Finlândia e a Suécia estão ampliando os diálogos de cooperação militar com a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), cobrindo o desenvolvimento de uma “relação especial” com a Aliança Ocidental. Um quadro inicial para negociações foi acordado durante discussões no recente encontro da OTAN no País de Gales.

A Suécia e a Finlândia, não alinhadas à organização, estão buscando um “status de relações especiais” com a OTAN no contexto do conflito na Ucrânia e dos crescentes investimentos russos em defesa, nas áreas do Mar do Norte e do Mar Báltico. A proposta está centrada num memorando que detalha 50 a 60 dos chamados “objetivos mútuos”. Uma das metas mais ambiciosas desse memorando é o mecanismo de apoio da “nação hospedeira”, um protocolo no qual a Finlândia e a Suécia poderiam permitir, por convite, que a OTAN desdobre forças terrestres, aéreas e navais nos seus territórios. Os dois países concordariam em fornecer total apoio logístico, como alojamento, transporte e munições.

Caças Gripen suecos - foto Forças Armadas da Suécia

F-18 finlandês - foto Forças Armadas da Finlândia

Há, porém, oposições internas, sendo que o presidente finlandês vem rejeitando as críticas de partidos de oposição, os quais alegam que essa “relação especial” seria um primeiro passo para entrar no OTAN pela porta dos fundos. Por seu lado, a ministra da Defesa da Suécia Karin Enström (nota do editor: com o novo governo, ela foi substituída por Peter Hultqvist em 3 de outubro)  descreveu esse “status de relação especial” como uma progressão natural do Programa Parceria pela Paz da OTAN, ao qual Suécia e Finlândia se juntaram em 1994.

Gripen C sueco - foto Forças Armadas da Suécia

F-18 finlandeses - foto Forças Armadas da Finlândia

Esse protocolo de “nação hospedeira” estabelece limites nos quais tropas da OTAN teriam permissão para entrar nos países, a convite. O apoio público para uma eventual entrada na OTAN vem crescendo na Finlândia, e uma pesquisa realizada em agosto viu crescer de 22% para 26% o número de finlandeses que apoiam essa possibilidade. Já na Suécia, o conflito na Ucrânia mexeu com os líderes políticos e militares, fazendo com que o nível de prontidão fosse elevado, reforçando-se as capacidades de interceptação sobre o Báltico com o desdobramento de caças Gripen adicionais à Ilha de Gotland, a base avançada sueca mais importante da região.

Caças Gripen suecos - foto 2 Forças Armadas da Suécia

Gripen sueco - F-16 norueguês - F-18 finlandês - voo sobre a Islândia - foto Foças de Defesa da Finlândia

FONTE: Defense News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Forças Armadas da Suécia e Forças de Defesa da Finlândia

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo Araujo

Traduzindo:
Otan, se vcs precisarem, não contem conosco… afinal, não somos membros da aliança.

Agora… se o Urso rugir alto, espero contar com a ajuda de vcs

Marcos

Quem fez o melhor resumo foram os poloneses: não hora que a coisa complicar, o único com quem você pode contar é você mesmo.

Carlos

Daqui a pouco o PYNTACONTAURUS WYBOROVIS NIKITA ADOLF PUTIN vai vir com o blá blá blá de sempre.

Ao tema:

Devagarzinho os caras “vão abrindo”, afinal de contas o Adolf é imprevisível.

Mas tenham em mente, OTAN é 75% USA e 25% dos demais.

Clésio Luiz

A Suécia sempre foi aliada, sempre comprou armamento e peças dos membros da OTAN. E sempre foi refugio de alguma aeronave de reconhecimento fugindo dos soviéticos.

O problema é que agora eles não contam mais com 600 caças e vão ter que dar as mãos à OTAN mais cedo ou mais tarde.

Marcos
Carlos

Belo vídeo Marcos.

Oganza

Esse é mais um flerte sueco que ela sempre fez e continuará fazendo. A Suécia sempre foi pró-ocidente mas sem se envolver oficialmente e tem diversos casos de cooperação deles com a OTAN (USA) e SEMPRE obteve vantagens nessa relação, mais até que grandes membros da aliança. Teve até a conexão Scania Rout que foi capa da revista EXPO de Stieg Larsson em fevereiro de 2001, revelando a operação montada pela CIA e o Säpo – Säkerhetspolisen (Serviço de Contra-inteligência da Suécia). – O Scania Rout foi uma operação montada nos 70 que era uma rota de tráfego de informações… Read more »

Рустамом Bogaudinov

when you read these statements – surprised? as if we were on another planet Sweden was all the time together with NATO (only formally entered) is always conducted reconnaissance, exercises with NATO and considered Russia as the Soviet Union his opponent We can see that now? commissioned military corporations, especially bankrupt Saab (Iidet hysteria about intsindentov in the Baltic Sea) yes, only Swedish friends forgot to say that intsindenty occur with aircraft -razvedsikami which explore the territory of the Russian Air Force and Russian Navy and reacts to it (and rightly so-enough) Finland is the same way, although the majority… Read more »

Carlos

Falei, olha ele ai…..é o fuso horário……0800 – chapa branca

“Carlos
12 de outubro de 2014 at 20:37 #

Daqui a pouco o PYNTACONTAURUS WYBOROVIS NIKITA ADOLF PUTIN vai vir com o blá blá blá de sempre.”

Carlos

Baralho, o translate do cara é uma m#rd@.

Carlos

A SAAB vai quebrar ?

Vejam o Rating do Brasil, Finlândia, Suécia e Rússia.

http://www.tradingeconomics.com/russia/rating

Alfredo Araujo

Enquanto isso, mais cortes de equipamentos em países europeus… Dessa vez na Áustria

106 M109-A5, 25 Leopard II e 23 veículos de engenharia.

http://circulotrubia.blogspot.com.br/2014/10/recortes-en-austria.html

Phacsantos

Não seria interessante o EB comprar mais algumas dezenas desse Obuseiro?

Oganza

Carlos,

liga não… __________________________Do jeito que a coisa vai… kkkkk

SE um dia chegar o ponto da SAAB quebrar kkkk a Rússia já vai está emplodida economicamente… suas elites nunca conseguiram largar esses espirito totalitário.

O que todo mundo esquece é que a maior vitória do ocidente (USA) não foi vencer nenhuma guerra e muito menos ter mais ou menos armas… foi simplesmente fazer com que o mundo dançasse uma única música: o capitalismo.

Grande Abraço.

COMENTÁRIO EDITADO

Рустамом Bogaudinov

_____________________________

COMENTÁRIO APAGADO. A DISCUSSÃO FUGIU TOTALMENTE DO TÓPICO ORIGINAL.

Oganza

________________

COMENTÁRIO APAGADO. A DISCUSSÃO FUGIU TOTALMENTE DO TÓPICO ORIGINAL.

Carlos

______________________________________

COMENTÁRIO APAGADO. A DISCUSSÃO FUGIU TOTALMENTE DO TÓPICO ORIGINAL.

Alfredo Araujo
Carlos

____________________________

COMENTÁRIO APAGADO. A DISCUSSÃO FUGIU TOTALMENTE DO TÓPICO ORIGINAL E TORNOU-SE UMA TROCA DE OFENSAS.

Рустамом Bogaudinov

________________________

COMENTÁRIO APAGADO. A DISCUSSÃO FUGIU TOTALMENTE DO TÓPICO ORIGINAL E TORNOU-SE UMA TROCA DE OFENSAS.

Carlos

__________________________________

COMENTÁRIO APAGADO. A DISCUSSÃO FUGIU TOTALMENTE DO TÓPICO ORIGINAL E TORNOU-SE UMA TROCA DE OFENSAS.

Рустамом Bogaudinov

_______________________________

COMENTÁRIO APAGADO. A DISCUSSÃO FUGIU TOTALMENTE DO TÓPICO ORIGINAL.

SENHORES, SE NÃO QUISEREM SER SUSPENSOS DA ÁREA DE COMENTÁRIOS, SIGAM AS REGRAS DO BLOG. SÃO SIMPLES, POUCAS E FÁCEIS DE RESPEITAR. ESTÃO NA COLUNA DIREITA DA PÁGINA. ISSO VALE PARA OS COMENTÁRIOS A ESTA E A OUTRAS MATÉRIAS, ONDE AO INVÉS DE COMENTAR O ASSUNTO VOCÊS ESTÃO APENAS DANDO PROSSEGUIMENTO A UMA BRIGA ESTÚPIDA E QUE NÃO ACRESCENTA NADA AO DEBATE SOBRE DEFESA E PODER AÉREO.

Carlos

Ok Chief ….

Shalon

Hamadjr

Pois é Oganza depois os suecos ficam de heim heim qdo um pequeno passáro moscovita mostra o que tem embaixo das suas asas para aquele jatinho spy com o transponder ligado, ou seja um pais não tão neutro mas sim oportunista de ocasião.

Oganza

Hamadjr, rsrsrs o faniquito é para jogar pra torcida meu caro, principalmente para doméstica, os militares sabem mais do que ninguém o que é que precisa ser feito e eles sabem que é preciso não só ter níveis de prontidão semelhantes aos dos anos 70 e 80, como tb é necessário ter um mínimo de 180 aeronaves na linha de voo. E olha que eles já tiveram mais que o dobro disso… rsrsrs. E acredite, com certeza nenhum dos pilotos teve medo ali ou ficou com frio na espinha… ambos são treinados e tem uma cultura de décadas realizando esse… Read more »

Oganza

Hamadjr, não existe oportunismo ai não. As ações da Suécia ao longo da história foram na verdade muito inteligentes e bem sucedidas. Eles foram tão bem sucedidos que se tornaram uma “carta na manga” do Ocidente(USA) durante a Guerra Fria. Na verdade admiro muito como eles jogaram esse jogo, tanto é que a KGB nunca conseguiu parar o Scania Rout e a Stasi (Policia Secreta da Alemanha Oriental) nunca descobriu o esquema das traineiras que realizavam ISR na costa alemã. Eles se saíram muito bem, jogaram como gente grande, melhor até que muito aliado dito preferencial dos EU. O Brasil,… Read more »