AW139 número 700 - foto AugustaWestland

Na segunda-feira, 29 de setembro, a AgustaWestland informou a entrega do 700º helicóptero AW139. O exemplar é um de dois helicópteros do tipo entregues à  Samsung Techwin Co., Ltd. da Coreia do Sul (República da Coreia), em cerimônia realizada nas instalações da AugustaWestland em Vergiate, na Itália. As aeronaves serão empregadas no transporte corporativo, dentro de uma frota operada pela empresa desde 2009.

O marco da 700ª aeronave AW139 entregue ocorre após cerca de dez anos da introdução do modelo em serviço, que se tornou, segundo a empresa, um novo padrão para a categoria bimotor de porte intermediário, tornando-se o helicóptero mais vendido dessa categoria. A AugustaWestland considera o AW139 o único helicóptero de nova geração em sua categoria de peso, com a maior cabine de sua categoria, uma velocidade máxima de cruzeiro de 165 nós (306 km/h) e um alcance máximo que excede 570 milhas náuticas (1060 km) com combustível auxiliar.

Ainda segundo a AugustaWestland, a aeronave faz parte da sua família de helicópteros de nova geração, que inclui os modelos AW169 e AW189, que compartilham o desenho da cabine de pilotagem, a filosofia de projeto e os conceitos de manutenção e treinamento, com os mesmos níveis de desempenho, características de voo e características de segurança. Essa comunalidade permite operações mais efetivas de clientes com frotas de helicópteros das categorias entre 4 e 8,5 toneladas.

Os mercados corporativo, de transporte VIP, militar, policial e aeromédico representam, cada um, entre 13% e 18% das vendas do modelo, que tem no mercado offshore (apoio da indústria de petróleo e gás) 37% de suas vendas, segundo a empresa. Cerca de 200 aeronaves AW139 foram vendidas na Europa, 150 na Ásia/Australásia, 130 no Oriente Médio, mais de 90 na América do Norte e cerca de 120 para operadores globais, havendo também vendas significativas na África e na América do Sul. Os pedidos da aeronave, entre exemplares já entregues e a entregar, se aproximam de 800 helicópteros, para mais de 200 clientes em cerca de 70  países. Ainda segundo a AugustaWestland, a frota de AW139 em operação ultrapassou, no começo do ano, o marco de um milhão de horas de voo.

FONTE / FOTO: AugustaWestland (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments